Prepare-se! Fisicamente:

Atualizado: Jan 7

Muitas pessoas sonham em fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Por incrível que pareça, algumas se rendem a um ímpeto e, sem preparo algum, se lançam a percorrê-lo. No extremo oposto, há aquelas que pensam ser incapazes de encarar o desafio. Afinal, do ponto de vista físico, que cuidados devem ser tomados? O Caminho de Santiago com seus mais de 800 km é obstáculo instransponível para aqueles que ultrapassaram determinada idade?


Mesmo para aqueles que têm o hábito de praticar exercícios, o Caminho pode representar um desafio. Há relatos de “maratonistas” que tiveram problemas físicos. É que o tipo de esforço exigido para peregrinar difere do enfrentado pelo corredor. O peregrino vê-se obrigado a caminhar todos os dias, vencendo longas distâncias sob o peso de sua mochila. Também é preciso considerar a variação do terreno. A falta de preparação específica ou o excesso de confiança de quem tem uma preparação adequada podem render sérios transtornos, expressos na forma de bolhas e/ou tendinites.


Aos que queiram minimizar estes riscos, recomenda-se um preparo de pelo menos três meses. O ideal é começar fazendo uma boa consulta médica, a fim de descartar problemas mais sérios. Depois seguem os exercícios. Não podem faltar caminhadas longas feitas com o calçado que se pretende levar para o Caminho e, se possível, também com uma mochila nas costas. É comum o peregrino percorrer uma média de 28 km diários.


Além das caminhadas, recomenda-se que a prática da musculação faça parte do treino, a fim de fortalecer principalmente pernas, costas e abdômen. Cuidados com os pés são fundamentais, pois bolhas e machucados podem levar todo um treinamento por água abaixo.


Por fim, sobre o limite de idade, não havendo problemas de saúde que o impeçam de caminhar, o maior obstáculo passa a ser o seu próprio temor. O Caminho respeita os que se respeitam. Se você for jovem e saudável, porém não souber respeitar seus limites - até mesmo por não ter consciência deles - o preço virá sob a forma de dores físicas. É isto o que o Caminho nos ensina, fazendo-se vivo nos passos de cada peregrino que o percorre.

Caminhadas

Caminhos do Brasil

Caminhos Internacionais

Caminho de São Francisco

Caminho  de São Bento

Caminho da Via Francigena

Caminho de Shikoku

Caminho Machu Pichu

Caminho Salkantay

Caminho Torres del Paine

Caminho Patagônia Argentina

Caminho de Santiago

Caminho Francês desde:

San Jean Pied del Port

Ponferrada

Caminho da Costa Português

Caminho Central Português

Caminho Primitivo

Caminho de Madrid

Caminho de Via de la Plata

Caminho Inglês

Contato

Fale Conosco

Quem somos

Peregrinos

Associações

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

©2019 by Peregrino Sem Fronteiras. Proudly created with Wix.com

Rua Apiacas, 403  - Blue Point 5º Andar CEP 05017-020, Perdizes São Paulo/SP

Telefone / Whatsaap: 11 97103-0939  |  Embratur : nº  26.007088.96-2