logo peregrinos12.png

Caminho da Via Francigena

Itália

VIA FRANCIGENA - ITÁLIA

 

A Via Francígena era uma importante estrada percorrida, no passado, por milhares de peregrinos. Era parte de um conjunto de ruas que levavam da Europa central, especialmente da França mas também da Suíça, para Roma e, mesmo por isso, a estrada começou a ser chamada, já na época antiga, de Francígena, ou seja, proveniente da “terra dos Francos”.

A peregrinação na Idade Média era pra percorrer principalmente a pé (por motivos de penitência), e levava consigo um fundamental aspecto devocional: a peregrinação aos lugares sagrados da religião cristã.

Três foram os polos de atração para esta humanidade viajante: antes de tudo Roma, lugar do martírio de São Pedro e São Paulo; Santiago de Compostela, onde o apóstolo São Tiago tinha escolhido descansar em paz e, claro, Jerusalém, na Terra Santa.  

A Via Francigena é o nome comum de uma antiga estrada percorrida na Idade Média pelos peregrinos da França para Roma.

O peregrino não viajava sozinho, mas em um grupo, e levava as insígnias da peregrinação: a concha para Santiago de Compostela, a cruz para Jerusalém, a chave para São Pedro em Roma.​

SOBRE O CAMINHO

 

A Via Francigena (Itália)  é indicado para aqueles que buscam um caminho de peregrinação de longa distância, como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.

Há mais de mil quilômetros para percorrer a Itália, desde a passagem de Gran San Bernardo até Roma, passo a passo. Trilhas de montanha fáceis, trilhas de pedra, estradas secundárias, sem tráfego, estradas brancas entre ciprestes ou sombreadas por pinheiros domésticos. Os sinais de trilha guiam você pela Itália onde todas os caminhos o levam a Roma: a rota oficial da Via Francigena é a mais segura, mais fácil, sem dificuldades técnicas, cuidadosamente projetado para ser seguido por todos e todas as idades.

 

A rota é dividida em etapas de um comprimento médio de 22 a 23 quilômetros, com picos de cerca de 32 km. A divisão dos trechos depende, acima de tudo, das possibilidades de acomodação "peregrina" nos locais de chegada, mas você pode dividir a rota de maneira diferente, talvez ficando em instalações turísticas.  

Caminhe em uma peregrinação de 22 dias na Itália, passando por um percurso que cruza cidades de valor histórico e artístico inquestionável, percorreremos 412 Km do trecho da Via Francigena na Itália, partindo de Lucca passando por : Montefiascone; Vercelli; Porcari; Robbio; San Genesio; Tromello; Pavia; Piacenza; Siena; Fiorenzuola d’Arda; Camaiore; San Gimignano; Bolsena; Fidenza; Luni; Fornovo di Taro; Pontremoli; Campagnano di Roma; San Quirico d’Orcia; Viterbo e Sutri para chegar a Roma, a capital europeia da história e da arte.

DIA A DIA / ETAPAS 

👣