Caminho da Via Francigena
Itália
VIA FRANCIGENA - ITÁLIA
A Via Francígena era uma importante estrada percorrida, no passado, por milhares de peregrinos. Era parte de um conjunto de ruas que levavam da Europa central, especialmente da França mas também da Suíça, para Roma e, mesmo por isso, a estrada começou a ser chamada, já na época antiga, de Francígena, ou seja, proveniente da “terra dos Francos”.
A peregrinação na Idade Média era pra percorrer principalmente a pé (por motivos de penitência), e levava consigo um fundamental aspecto devocional: a peregrinação aos lugares sagrados da religião cristã.
Três foram os polos de atração para esta humanidade viajante: antes de tudo Roma, lugar do martírio de São Pedro e São Paulo; Santiago de Compostela, onde o apóstolo São Tiago tinha escolhido descansar em paz e, claro, Jerusalém, na Terra Santa.
A Via Francigena é o nome comum de uma antiga estrada percorrida na Idade Média pelos peregrinos da França para Roma.
O peregrino não viajava sozinho, mas em um grupo, e levava as insígnias da peregrinação: a concha para Santiago de Compostela, a cruz para Jerusalém, a chave para São Pedro em Roma.
SOBRE O CAMINHO
A Via Francigena (Itália) é indicado para aqueles que buscam um caminho de peregrinação de longa distância, como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.
Há mais de mil quilômetros para percorrer a Itália, desde a passagem de Gran San Bernardo até Roma, passo a passo. Trilhas de montanha fáceis, trilhas de pedra, estradas secundárias, sem tráfego, estradas brancas entre ciprestes ou sombreadas por pinheiros domésticos. Os sinais de trilha guiam você pela Itália onde todas os caminhos o levam a Roma: a rota oficial da Via Francigena é a mais segura, mais fácil, sem dificuldades técnicas, cuidadosamente projetado para ser seguido por todos e todas as idades.
A rota é dividida em etapas de um comprimento médio de 22 a 23 quilômetros, com picos de cerca de 32 km. A divisão dos trechos depende, acima de tudo, das possibilidades de acomodação "peregrina" nos locais de chegada, mas você pode dividir a rota de maneira diferente, talvez ficando em instalações turísticas.
Caminhe em uma peregrinação de 22 dias na Itália, passando por um percurso que cruza cidades de valor histórico e artístico inquestionável, percorreremos 412 Km do trecho da Via Francigena na Itália, partindo de Lucca passando por : Montefiascone; Vercelli; Porcari; Robbio; San Genesio; Tromello; Pavia; Piacenza; Siena; Fiorenzuola d’Arda; Camaiore; San Gimignano; Bolsena; Fidenza; Luni; Fornovo di Taro; Pontremoli; Campagnano di Roma; San Quirico d’Orcia; Viterbo e Sutri para chegar a Roma, a capital europeia da história e da arte.
DIA A DIA / ETAPAS
👣
É BOM SABER
DETALHES IMPORTANTES
O Caminho durante a maior parte do ano não apresentam dificuldades particulares, mas que em caso de fortes chuvas podem se tornar insidiosas ou até mesmo interromper a rota. Então, se choveu muito nos dias que antecederam a sua passagem, aconselhamos que você verifique diariamente o estado das hidrovias.
Sombreamento
Em muitos lugares a sombra é pobre. Durante o verão, é aconselhável proteger a cabeça e usar um filtro solar. É bom começar muito cedo de manhã para evitar as horas mais quentes.
Pontos de água e de refresco ao longo do percurso
As fontes e pontos de refresco em alguns estágios são freqüentes, em outros bastante raros ou mesmo ausentes. Devemos avaliar cuidadosamente a disponibilidade de água e levar isso em conta enchendo as garrafas de água adequadamente. Durante um estágio médio no meio do verão é uma boa prática beber pelo menos dois litros de água, possivelmente suplementados com sais minerais, para reduzir o risco de insolação. A maioria das cidades atravessadas pela Via Francigena tem bares ou lojas que vendem comida. Sua presença é indicada na descrição de cada etapa.
Equipamentos
O melhor calçado para este tipo de trilha é botas de caminhada leve, tornozelo-alta, com meias de trekking. A mochila deve ser de 35 a 45 litros, carregada com o mínimo necessário, para que o peso não exceda 7-8 kg (6-7 kg para as mulheres). Mochila e sapatos devem ser de excelente qualidade, por isso, neste campo, é melhor não prestar atenção às despesas. O resto do equipamento pode ser menos caro, mas ainda é composto por roupas técnicas muito leves e respiráveis. Para chuva um bom blusão e um guarda-sol são a melhor solução, melhor não usar a capa.
Tecnologia
O uso de dispositivos tecnológicos pode ser muito útil ao longo do caminho. Os smartphones e tablets modernos tornaram-se dispositivos multifuncionais, que permitem visualizar a posição nos mapas via GPS, ler o roteiro ou um romance à noite, tirar fotos e filmar vídeos, ler e-mails, navegar na internet e ligar para casa no Skype, assistindo TV, lendo o jornal, ouvindo música. Tudo com um peso muito baixo, um aspecto fundamental para quem viaja com a mochila nos ombros. Recomendamos um artigo aprofundado sobre o uso de tecnologia e o uso de cartografia digital e GPS .
SITES FONTES DE INFORMAÇÕES:
DEPOIMENTOS SOBRE O CAMINHO
Você já percorreu este Caminho?
Deixe o seu depoimento sobre o Caminho: O que mais gostou? Quais as dificuldades enfrentadas ?
O que os Peregrinos tem de saber ? Você recomendaria ? Quais as suas dicas? Ajude os Peregrinos .
Confira tudo que o "Peregrino Sem Fronteiras" pode ajudar você