Caminho da Prece

Jacutinga (MG)  - Borda da Mata (MG)

CAMINHO DA PRECE

 

A Rota de Peregrinação Caminho da Prece contém 71 quilômetros de extensão e contempla os municípios de Jacutinga, Ouro Fino, Inconfidentes, Tocos do Moji e Borda da Mata, todas no Sul do estado de Minas Gerais. 

 

Com uma natureza exuberante e belos cenários, o “Caminho da Prece” é uma ótima opção de caminhada para finais de semana, sendo um caminho intermediário, de curta duração, que além dos atributos de prece, meditação, encontro de si mesmo, integração com pessoas simples, com a natureza e com situações do dia a dia, serve ainda como preparação para quem pretende fazer uma caminhada ou peregrinação mais longa.

SOBRE O CAMINHO

 

O Caminho da Prece é indicado para Peregrinos iniciantes que buscam se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.

A caminhada pode ser mais complicada caso queira carregar toda a sua bagagem durante o caminho, melhor usar o serviço de despacho de bagagens e ter esta experiência em outro Caminho. 

Local de início: Praça Delfim Moreira S/N (antiga estação ferroviária) de Jacutinga-MG
1ª Etapa  – Jacutinga ao Bairro Ponte Preta. (25 Km)

2ª Etapa – Bairro Ponte Preta a Venda da Ziza (25 Km)

3ª Etapa – Venda da Ziza à Borda da Mata (21 Km)

Local de termino: Basílica de Nossa Senhora do Carmo, centro, Borda da Mata-MG

O Caminho pode ser feito sem guia e carro de apoio, mas caso necessite entre em contato com o José Policarpo Ferreira, conhecido popularmente por Polly.

DIA A DIA / ETAPAS 

👣

 

Dia 01 - Cidade de origem - Jacutinga (MG)

Deslocamento da sua cidade até o município de Jacutinga (MG). Recepção e entrega do kit na sede do Caminho da Prece. 

Dia 02 / Etapa 1 : Jacutinga ao Bairro Ponte Preta - 25,5 km

início do Caminho da Prece saindo da pousada após o café da manhã, logo no km 70 primeira parada do caminho parar conhecer o painel do Polly.  Em seguida uma caminhada até o bairro dos Peitudos, local bom de parada para almoço. Após o descanso reiniciar o caminho até o Bairro Ponte Preta. Chegando na Ponte Preta no bar do Èzio, não esqueça de carimbar a credencial e experimentar o famoso chouriço. Sugerimos voltar para hospedagem em Jacutinga, após visitar a estátua do menino da porteira e Boi Sem Coração em Ouro Fino.  Incluir:  Pernoite em Ouro Fino ou o transporte de retorno a Jacutinga, com café da manhã, almoço nos Peitudos 

Dia 03 / Etapa 2 : Bairro Ponte Preta a Bar da Ziza  - 25 Km

Café da manhã, fazer o check-out e retornarmos com transporte até o bairro Ponte Preta onde deverá re-iniciar a caminhada, parada na entrada de Inconfidentes no bar do Maurão e saborear seus pastéis. Próxima parada na Cruz de Pedra, não esqueça de trazer de 2 a 3 pedrinhas para serem depositadas aos pés da cruz.  Terminando no bar da Ziza, carimbar e combinar com o transporte que estará esperando. Incluir: Transporte para hospedagem em Borda da Mata, transporte de jacutinga, jantar e pernoite em Borda da Mata com café da manhã. Hotel San Diego – Credenciado Tel.: (35) 3445-2087  Borda da Mata-MG   www.hotelsandiego.tur.br . 

Dia 04 / Etapa 3 : Bar da Ziza à Borda da Mata e retorno - 21 km

Café da manhã às 7h00min, embarque às 08h00min para retornarmos de transporte até o Km 20 (levar um lanche) caminhada de 21 km até o marco zero em Borda da Mata.  Incluir: almoço e  pernoite com café da manhã. E retorno a cidade de orgiem

 

É BOM SABER

1. Onde fica o Caminho? 

O Caminho da Prece fica no Estado de Minas Gerais.  Para chegar no ponto inicial deverá chegar em Jacutinga (MG) . 

2. Quantos Dias/Noites ?

Caminho de 3 dias e 3 noites considerando a volta a cidade de origem no mesmo dia que finalizar o caminho em Borda da Mata.

3. Quantas Etapas ?

O melhor é dividir o caminho 3 etapas, etapas diárias de 20 a 25 km por dia.  Se decidir fazer em dois dias o caminho será de aproximadamente 35 km por dia .

4. Qual a melhor época de fazer?

A melhor opção é nas estações de outono, inverno ou primavera. Evite apenas o verão por causa das chuvas. 

5. Qual o nível de dificuldade?

Nível Médio. Trata-se de um percurso considerado difícil devido as distância se for percorrido em dois dias, o trajeto abranger muitas subidas, descidas, todo por estradas de terra . O trecho mais difícil é de Inconfidentes a Borda da Mata.

6. Quanto Custa?

O valor varia dependendo das pousadas que ficarão hospedados o valor médio por pessoa é de aproximadamente R$60,00/dia por pessoa com café da manhã.  Credencial do Peregrino R$20,00

7. O que está incluído ?

  • 2 pernoites em Pousadas em Jacutinga e 1 noite na Pousada em Borda da Mata com café da manhã.

  • Credencial e Certificado do Caminho;

  • Transporte do Bairro Ponte Petra a Jacutinga ida e volta;

  • Transporte do Bar da Ziza para Borda da Mata ida e volta;

  • Transporte de mochila

8. O que levar?

  • Mochila (Não levar malas de rodinha)

  • Mochila pequena para levar na caminhada

  • 3 ou 4 camisetas de manga curta ou longa;

  • 3 pares de meia;

  • 3 roupas de baixo;

  • 2 calças bermudas;

  • 1 bermuda;

  • 1 Par de bota ou tênis de caminhada;

  • 1 chinelo ou papete de caminhada;

  • 1 Toalha para banho;

  • 1 Anorak corta vento;

  • 1 Maiô / biquíni / sunga;

  • 1 Blusa de frio fleace para noite;

  • Repelente;

  • Protetor solar ;

  • Boné e óculos de sol;

  • Máquina fotográfica;

  • Sacos plásticos (para lixo e roupas);

  • Medicamentos pessoais;

  • Materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens.

8. Quem leva?

  1. ACACS-SP - Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - https://santiago.org.br/

  2. Caminhos e Caminhadas - https://www.caminhosecaminhadas.tur.br/

9. Posso ir sozinho?

Sim, pois o Caminho é todo sinalizado com placas indicativas e setas amarelas.

10. Credencial / Certificado

Sim, é necessário adquirir a credencial de peregrino para obter o certificado de conclusão do caminho.

 

DETALHES IMPORTANTES

Incluir 2 pernoites em jacutinga com Café da Manhã.  Sugestão de ficar hospedado no hotel credenciado pelo caminho da Prece. Hotel Gandhi,  Praça Delfim Moreira, 135, Centro – Jacutinga – MG - Tel: 35 3443-1787. www.hotelgandhi.com.br . Mesmo local poderá retirar a sua Credencial do Caminho.

O Caminho da Prece percorre bairros rurais das cidades de Ouro Fino e Tocos do Moji, não passando por dentro dessas cidades.Bairro dos Peitudos, Ponte Preta e Ponte Branca fazem parte do município de Ouro Fino-MG.E os Bairros Paredes e Moji, pertencem ao município de Tocos do Moji-MG.

O Caminho da Prece não passa pelo centro da cidade do Menino da Porteira, mas passa pelos bairros: Peitudos e Ponte Preta. Para quem desejar pernoitar ou conhecer a cidade deverá sair alguns quilômetros fora do Caminho da Prece.

A partir das 18:30 na entrada da Basílica de Nossa Senhora do Carmo a pastoral do peregrino irá recebê-los com a credencial para no final ou após a missa lhes fornecer o Certificado de conclusão do Caminho da Prece

O Caminho da Prece percorre de ponta a ponta a Avenida Alvarenga Peixoto no centro de Inconfidentes e neste local percorre 2 quilômetros no mesmo percurso do Caminho da Fé. Neste trecho está localizado o Bar do Maurão, local de carimbar a credencial. 


Os caminhos se dividem no final da Avenida, no cruzamento com a Rodovia MG 295, onde o Caminho da Prece segue em frente sentido Bairro Monjolinho e o Caminho da Fé à esquerda, no sentido MG 290.


Os caminhos voltam a se encontrar em Borda da Mata, restando 1 km para se chegar a Basílica de Nossa Senhora do Carmo no centro de Borda da Mata-MG.

Caminho da Prece
A Rota de Peregrinação Caminho da Prece contém 71 quilômetros de extensão e contempla os municípios de Jacutinga, Ouro Fino, Inconfidentes, Tocos do Moji e Borda da Mata, todas de Minas Gerais. O Caminho é da prece, da meditação, do encontro de si mesmo, integração com pessoas, e a natureza.

SITES FONTES DE INFORMAÇÕES:

DEPOIMENTOS SOBRE O CAMINHO

Você já percorreu este Caminho? 

Deixe o seu depoimento sobre o Caminho: O que mais gostou? Quais as dificuldades enfrentadas ?

O que os Peregrinos tem de saber ?  Você recomendaria ? Quais as suas dicas? Ajude os Peregrinos .

Confira tudo que o "Peregrino Sem Fronteiras" pode ajudar você

Volta a Ilha de Florianópolis
Fri, Aug 14
Florianópolis, SC, Brasil
Aug 14, 4:00 PM
Florianópolis, SC, Brasil
O trecho de 21 quilômetros entre Canasvieiras e Ingleses, em Florianópolis, agora também faz parte do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que é uma das principais de peregrinação cristã. Funciona assim: após fazer o caminho em Santa Catarina, com os devidos carimbos para comprovar.
Circuito do Vale Europeu
Sat, Aug 01
Circuito Vale Europeu
Aug 01, 7:00 PM
Circuito Vale Europeu, Indaial, SC, Brasil
O Caminho do Vale Europeu em Santa Catarina é um caminho de 200 km percorrendo os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, de muita natureza, paz, harmonia, com paisagens e cenários lembrando cidades da Europa.
Caminho da Luz
Mon, Jul 20
Tombos - Alto do Caparaó
Jul 20, 7:00 AM – Jul 27, 11:00 AM
Tombos - Alto do Caparaó, Tombos, MG, 36844-000, Brasil
O Caminho da Luz, é uma rota de peregrinação de aproximadamente 200 km que pode ser percorrida a pé partindo de Tombos, passando por Catuné, Igrejinha, Água Santa, Jacutinga, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Quiçé, Pedra Menina, Galiléia, Boa Vista, Caparaó até o Alto do Caparaó,.
Caminho de São Francisco
Sun, May 03
Via del Santuario della Verna, 45, 52010 Chiusi della Verna AR, Itália
May 03, 11:30 AM
Via del Santuario della Verna, 45, 52010 Chiusi della Verna AR, Itália
Caminhar ao longo do Caminho de Francisco, no entanto, é uma autêntica viagem do espírito, que atende o desejo do homem, mesmo do homem de hoje, de buscar profundamente dentro de si mesmo o sentido de sua própria existência.
Caminho de Inhá Chica
Sat, Feb 22
Inconfidentes, Contagem - MG, Brasil
Feb 22, 9:00 PM – Mar 01, 1:00 AM
Inconfidentes, Contagem - MG, Brasil
Bem-vindos a esta aventura de fé. O Caminho de Inhá Chica é indicado para Peregrinos iniciantes que buscam se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias. É uma rota de 250 km que liga as cidades de Inconfidentes a Baependi, Sul de Minas.

Caminhadas

Caminhos do Brasil

Caminhos Internacionais

Caminho de São Francisco

Caminho  de São Bento

Caminho da Via Francigena

Caminho de Shikoku

Caminho Machu Pichu

Caminho Salkantay

Caminho Torres del Paine

Caminho Patagônia Argentina

Caminho de Santiago

Caminho Francês desde:

San Jean Pied del Port

Ponferrada

Caminho da Costa Português

Caminho Central Português

Caminho Primitivo

Caminho de Madrid

Caminho de Via de la Plata

Caminho Inglês

Contato

Fale Conosco

Quem somos

Peregrinos

Associações

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

©2019 by Peregrino Sem Fronteiras. Proudly created with Wix.com

Rua Apiacas, 403  - Blue Point 5º Andar CEP 05017-020, Perdizes São Paulo/SP

Telefone / Whatsaap: 11 97103-0939  |  Embratur : nº  26.007088.96-2