Desafio das Catedrais

De Maringá a Londrina (PR)

 

Desafio das Catedrais

O Desafio das Catedrais é uma atividade contemplativa e recreativa, ainda que exija grande esforço, não é uma prova ou competição, é um desafio pessoal, então cada um tem liberdade de fazer o seu caminho como quiser, em no máximo 29 horas, serão 130 km entre as Catedrais de Maringá e Londrina, sendo aproximadamente 30 km em trechos urbanos e 100 km em estradas rurais, o início se dará na Catedral de Maringá e o seu término na Catedral de Londrina.

Das duas cidades mais importantes do interior do Norte do Paraná, Londrina e Maringá, tomamos suas catedrais que são ícones arquitetônicos como marco zero de uma caminhada que vá de um ponto ao outro, passando por diversas comunidades, rios, pequenas serras e belas paisagens até então desconhecidas.

SOBRE O CAMINHO

 

Estimular as pessoas a caminhar rumo ao seu EU interior, espiritualidade, uma reflexão sobre sua vida, através de uma experiência inovadora, SER FELIZ E FAZER AMIGOS.


Desenvolvimento de turismo regional, a partir da atividade da caminhada. Com a criação de novos espaços turísticos, nos distritos por onde a caminhada passa.


Despertar as comunidades por onde passa o caminho a empreender no turismo rural.
Levantamento histórico dos distritos e comunidades por onde o “Caminho” passa.


Reflexão sobre Educação Ambiental, sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema.

Venha vivenciar essa experiência!!

DIA A DIA / ETAPAS 

👣

 

Dia 01 - Cidade de origem - Londrina (PR)

Chegada à Londrina um dia antes do inicio da Caminhada

Um caminho para ser peregrinado entre as cidades de Londrina e Maringá, é o objetivo que perseguiremos agora.

logo-desafio-2019.jpg

.

Dia 02 / Etapa 1 : Caminho da Catedral a Caramuru - 27 km

Partiremos de Londrina as 08:00 h em frente a Catedral, e seguiremos no primeiro dia até o Caramuru, distrito de Cambé , em uma distância de aproximadamente 27 km, neste trecho parte dele caminharemos por grandes avenidas de Londrina, onde encontramos diversos mercados,

padarias, lanchonetes, cafés, para adquirirmos produtos para consumo, haverá almoço onde

logo-desafio-2019.jpg

seremos recepcionados pela comunidade do Saltinho, após caminharemos pelo Distrito de Lorena até o Distrito do Caramuru onde faremos o pernoite no centro comunitário ou em barracas (2 em cada), teremos a tarde livre para conversarmos, conheceremos alguns atrativos do distrito, e uma capela, haverá janta e café da manhã.

Dia 03 / Etapa 2: Caminho de Caramuru a Campinho - 33 km

Partiremos as 07:00 h e seguiremos em direção ao distrito do Campinho em Arapongas, em um trajeto um pouco mais precário do ponto de vista de conveniência, em uma distância de aproximadamente 33 km, recomendo já no café da a preparação de um lanche de trilha, já no Distrito Ceboleiro, para emergências há postos de gasolina e 1 bar e uma capela.

logo-desafio-2019.jpg

Passaremos pelo Pesqueiro Locatelli e o almoço será em algum local no percurso, dependendo do ritmo do grupo. No distrito do Campinho seremos recepcionados pela comunidade e faremos o pernoite no centro comunitário ou em barracas (2 em cada), onde teremos a tarde livre, conheceremos alguns atrativos do distrito, uma capela, teremos um lanche da tarde, janta e café da manhã.

Dia 04 / Etapa 3  : Caminho do Pau D´alho - 21 km

Partiremos as 08:00 h e seguiremos em direção ao distrito de Pau D’alho, em uma distância de aproximadamente 21 km, também conhecido como “Vila dos Crentes” passando por 3 pequenos, mas pequenos mesmo distritos, o “km 21” a “Vila Vitoria” e o 60 km “Vila Progresso” onde almoçaremos no já famoso e consagrado ponto de hidratação da “Caminhada do Desafio

logo-desafio-2019.jpg

das Catedrais” o “Bar da Rose”. Depois apenas mais 6 km e estaremos distrito de Pau D’alho seremos recepcionados pela comunidade e faremos o pernoite na Igreja Presbiteriana ou em alguma casa da comunidade ou barracas (2 em cada), onde teremos a tarde livre, conheceremos alguns atrativos do distrito, uma capela, teremos janta e café da manhã.

Dia 05 / Etapa 4 : Caminho Chácara Bonilha - 33 km

Partiremos as 07:00 h, será o dia mais intenso, serão aproximadamente 33 km até a chácara Bonilha, um recanto privado, cedido pelo Jonas e sua esposa Helena que nos receberão, dormiremos em barracas (2 em cada) a beira de uma pequena represa, almoço na chegada, teremos janta e café da manhã.

logo-desafio-2019.jpg

.

Dia 06 / Etapa 5 : Caminho Catedral Maringá - 24 km

Partiremos as 07:00 h, serão 24 km até a catedral de Maringá, passando por trechos urbanos de Sarandi e Maringá, encerramento da caminhada, agradecimentos, entrega dos certificados, dispersão. missa na Catedral as 12:00 h para os devotos.

logo-desafio-2019.jpg

.

Dia 07 / Maringá - Retorno à cidade de origem

Retorno à cidade de origem 

logo-desafio-2019.jpg

.

 

É BOM SABER

1. Onde fica o Caminho? 

O Caminho inicia na cidade de Londrina finalizando em Maringá