Caminho da Fé

Paraisópolis (MG) - Aparecida (SP)

CAMINHO DA FÉ

 

O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.

O Caminho da Fé é composta por cerca de 970 km, dos quais aproximadamente 500 km atravessam a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, proporcionando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza. Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida.

No Caminho o Peregrino aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo. Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.

SOBRE O CAMINHO

 

O Caminho da fé  indicado para aqueles que buscam um caminho de peregrinação de longa distância, como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.

Já virou tradição percorrer os 130 últimos quilômetros do Caminho da Fé que passa pela Serra da Mantiqueira e vai até o Santuário Nacional de Aparecida, pela Estrada de Pedrinhas.  Neste caminho a hospedagem é simples a comida é caseira, a caminhada é longa e a recompensa é Divina!

1ª Etapa: Paraisópolis (MG) a Luminosa (MG) – 24 quilômetros

2ª Etapa: Luminosa (MG) a Pousada Montês – 18 quilômetros

3ª Etapa: Pousada Montês - Campos do Jordão (SP)  – 24 quilômetros

4ª Etapa: Campos do Jordão (SP) - Pedrinhas - 28 quilômetros.