Caminho do Vale Europeu

Santa Catarina

CAMINHO DO VALE EUROPEU

 

A Região do Vale das Águas nos caminhos do Vale Europeu em Santa Catarina é o resultado da união dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó que com organização reserva para o praticante de caminhadas ou mochileiros 200 km de muita natureza, paz, harmonia, com paisagens e cenários lembrando cidades da Europa.

 

A magia, a energia estará como acompanhante fiel em todo o percurso. Observe as paisagens bucólicas e os espetáculos que a natureza oferece através dos cenários encontrados por todo o percurso do circuito.

São percursos que você irá desfrutar do contato com o povo hospitaleiro e o dia a dia do homem com a lida nos campos. Cada dia será uma nova aventura, pois a gastronomia, a arquitetura, as festas, os atrativos naturais como corredeiras, cachoeiras, montes, montanhas, rios e riachos, enfim a flora e a fauna irão te acompanhar pelos mais diversos cantos e recantos do Circuito de Mochileiros do Vale das Águas nos caminhos do Vale Europeu.

SOBRE O CAMINHO

 

O Caminho do Circuito do Vale Europeu indicado para aqueles que buscam se preparar para um caminho de peregrinação de longa distância como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.

É ótimo para treinar e carregar toda a sua bagagem durante o percurso, fará com que o Peregrino sinta o peso da mochila todos os dias e comece a praticar o desapego, verificando o que levou e carregou de peso desnecessário . 

Este roteiro é especial para os Peregrinos conhecerem um pouco da cultura Européia presente nas cidades que foram colonizadas pelos Alemães e Italianos da região do Vale Europeu. 

1º Etapa – Indaial – Timbó (24 km)

2º Etapa – Timbó – Pomerode (25 km)

3º Etapa – Pomerode – Rio dos Cedros (17 km)

4ª Etapa - Rio dos Cedros - Benedito Novo (23,3 Km)

5º Etapa – Benedito Novo – Doutor Pedrinho (26,3 Km)

6º Etapa – Doutor Pedrinho – Zinco (31,5 Km) 

7º Etapa – Zinco  – Rodeio (25,5 Km) 

8º Etapa –  Rodeio – Apiúna (19,8 Km)

9º Etapa – Apiúna – Indaial (27,5 Km)

Sem sombra de dúvidas é assim que perceberás as localidades: verdadeiras obras de arte em que a natureza pródiga levará você a sentir-se bem próximo de paisagens europeias.

DIA A DIA / ETAPAS 

👣

 

Dia 01 - Cidade de origem - Navegantes (SC) - Indaial (SC)

Apresentação no aeroporto de Navegantes  e traslado até a cidade de Indaial onde serão hospedados no primeiro dia do Caminho do Circuito do Vale Europeu.  Chegada no hotel e pernoite em Indaial no credencial do Caminho Hotel Fink - localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1191  contato@hotelfink.com.br 

Dia 02 / Etapa 1 : Indaial a Timbó (SC)  - 24 km

O primeiro dia de caminhada dá uma boa referência de como será todo o circuito, tanto em termos de beleza quanto de dificuldades. A saída do circuito é na cidade de Indaial que irá lhe conduzir por estradas de calçamento, passando pelo comércio da cidade, pontos turísticos, muitos bares, lanchonetes e até por algumas verdureiras. Caminhada de 24 km de Indaial até Timbó.  Pernoite em Timbó. Hotel Timbó Park . Endereço:  Rua Blumenau, 141 e-mail: reservas@timbopark.com.br .

Dia 03 / Etapa 2 : Timbó - Pomerode (SC) - 25 Km

Esta etapa promete muita aventura, pois a dificuldade é maior que no dia anterior. Nesse 2º dia, com saída de Timbó, você passará por diversos bares e lanchonetes, pontos turísticos e muitas lojas com produtos bem variados. Após os 25 km que fazem parte do circuito de hoje, cruzando a montanha em direção ao Morro Azul com subidas e descidas íngremes você chegará ao Centro de Pomerode, a cidade mais Alemã do Brasil. Bom descanso . Incluí: Pernoite com café da manhã.Pousada Casa Wachholz .  Rua Progresso, 2379 - Testo Alto  E-mail:  casawachholz@gmail.com .

Dia 04 / Etapa 3 : Pomerode - Rio dos Cedros - 17 km

O caminho de hoje será bem diferente, ora com paralelepípedo, ora com asfalto, é a parte mais urbana de todo o percurso. Bares e lanchonetes, lojas, muitos pontos turísticos, muita gente falando alemão, aliás, o título de cidade mais alemã do Brasil sem dúvida cabe muito bem a essa cidade.   Sugestão de hospedagem no Hotel e Restaurante Joana Bella .   Rua Duque de Caxias, 1260  Centro  . E-mail: reservasjoanabella@yahoo.com .

Dia 05 / Etapa 4 : Rio dos Cedros - Benedito Novo - 23,3 km

Neste percurso, você encontrará o homem na lida do campo, sendo constante a presença de muitos pássaros, borboletas e outros pequenos animais nas árvores, flores e riachos. O verde será uma companhia frequente durante todo o dia.  Hospedagem no O Peregrino, Os dormitórios compartilhados contam com charmosas camas antigas individuais (não beliche), e um dossel lateral em cada cama, dá a necessária privacidade. Um quarto com seis camas e um quarto com 10 camas. Para reservar envie um e-mail para albergue@operegrinovaleeuropeu.com.br

Dia 06 / Etapa 5 : Benedito Novo - Doutor Pedrinho - 26,3 km

O ar puro e as belas paisagens do percurso lhe deixará com os ânimos reabastecidos. Em estradas estreitas e de terra, cercadas de muita vegetação de mata nativa e renovável, é possível deparar-se com pequenas pontes, com a agricultura de subsistência, casas muito bem cuidadas e jardins floridos dos moradores do local. Os ribeirões estão por toda parte, compondo o cenário perfeito para fotografar, além de, ser um ótimo local para um piquenique. Dizer que neste trecho existem pontos turísticos seria covardia pois o trajeto todo acaba tornando-se um ponto turístico único. Bella Pousada. Endereço:  Rua Capelão Beil, 477 - Ribeirão Lima 

E-mail: bellapousada@bellapousada.com.br  .

Dia 07 / Etapa 6 : Doutor Pedrinho - Zinco - 31,5 km

Não estranhe! Hoje você voltará um pequeno trecho do percurso de ontem. Ao sair da Pousada, providencie lanche e água, pois o caminho deste dia terá poucas opções para alimentação. O sinuoso caminho em estradas secundárias, estreitas e de terra colocará você novamente em contato com frondosas árvores e com a mata nativa. Rios e riachos também serão companhias constantes até o final deste percurso. Pousada do Zinco - Endereço: Estrada Geral Ribeirão Liberdade . E-mail: pousada@campodozinco.com.br .
Não vá para o Zinco sem fazer a reserva com antecedência.

Dia 08 / Etapa 7 : Zinco - Rodeio - 25.5 km

Quando chegar à hospedagem e, se estiver ainda com vontade de caminhar um pouco, sugerimos que você vá ao centro da cidade de Rodeio para interagir um pouco com as pessoas da cidade ou, ainda, conhecer a Igreja Matriz e seu interior. Hospedagem na Pousada Cama Café Stolf  . Avenida Presidente Kennedy, 222 e-mail: marcelostolf@terra.com.br

Dia 09 / Etapa 8 : Rodeio (SC)  - Apiúna (SC) - 20 km

Hoje o trajeto será pelo centro de Rodeio é cercado por muitos bares e lanchonetes interessantes para visitar. Quando sair do hotel, a poucos metros irá passar por uma vinícola. Visite, conheça.  O trajeto em direção à cidade de Apiúna é de estrada de chão, com locais muito interessantes, onde o rio será companheiro por um longo percurso.  Em Ascurra na  Nona Rosina Turismo e Hospedagem. Endereço :Avenida Brasília, 525  e-mail: reservasnonarosina@gmail.com .

Em Apiúna hospedagem no Hotel Lang. Endereço: Avenida Quintino Bocaiúva, 620  hotellange@gmail.com 

Dia 10 / Etapa 9 : Apiúna - Indaial - 27,5 km / Blumenau (SC)

No dia de hoje recomendamos pular o 8 km do primeiro trecho do primeiro dia,  pois será necessário andar por um bom trecho pelo acostamento do asfalto.  Ao fim deste trecho, inicia um caminho por estrada de chão passando por pequenos povoados cheios de paisagens, diversas opções de bares, lanchonetes, lugares para compras e atrativos turísticos naturais. O trajeto do Warnow, bairro de Indaial, é muito interessante, com sua arquitetura arrojada, belos e bem cuidados jardins. Paisagens com cenários bucólicos lhe seguirão até o ponto de saída do circuito. 

Sugestão de ao finalizar o caminho em Indaial, retirar as credenciais e seguir para conhecer Blumenau (SC)

Dia 11 / Blumenau - Navegantes - Retorno a Cidade de Origem

Aproveite o dia para conhecer o Museu da Cerveja e almoçar em Blumenau, Blumenau é internacionalmente conhecida pela Oktoberfest. A maior festa alemã das Américas, que acontece em outubro desde 1984, que em 2014 atraiu 573.361 visitantes. Fundada em 1850, Blumenau faz reverência às suas origens em cada canto da cidade: nas casas, nos parques, nos monumentos. Os traços da cultura germânica podem ser apreciados nas edificações centenárias de arquitetura alpina e enxaimel, na arte, no artesanato, na rica gastronomia e em outras festas que movimentam a cidade. Após o almoço retorno a Navegantes para o voo de retorno à São Paulo.

 

É BOM SABER

1. Onde fica o Caminho? 

O Caminho do Circuito do Vale Europeu ficar no Estado de Santa Catarina no Sul do Brasil.  Para chegar lá é preciso comprar passagens para Navegantes (SC) e seguir até Indaial a cidade inicial do Caminho.

2. Quantos Dias/Noites ?

Caminho de 11 dias e 10 noites Estão incluído os dois dias de deslocamentos, um dia na chegada até Indaial, o ponto inicial e um dia em Blumenau para a volta a sua cidade de origem.  Recomendamos evitar e marcar a sua volta para o mesmo dia do final do caminho para economizar um dia de hospedagem. Aproveite e vá conhecer Blumenau.

3. Quantas Etapas ?

São 9 dias de caminhadas, com trechos diárias de 18 a 31 km.  Geralmente o inicio da caminhada é entre 07h00 e 08h00 dependendo do horário do café da manhã fornecido nas pousadas.

4. Qual a melhor época de fazer?

A melhor época para percorrer o Caminho do Vale Europeu é no outono - inverno, ou primavera. 

Evite escolher na alta temporada da Oktoberfest em outubro quando as pousada estão lotadas.

5. Qual o nível de dificuldade?

Nível Difícil - O caminho será percorrido contornando a Ilha de Santa Catarina. Trata-se de um percurso considerado difícil devido o trajeto abranger muitas subidas, descidas, costões, trilhas, banhados, dunas, praias, estradas de terra e ruas asfaltadas ou calçadas.

6. Quanto Custa?

O valor varia dependendo das pousadas que ficarão hospedados o valor médio por pessoa é de aproximadamente R$300,00 por dia.  Neste valor não estão incluído as despesas pessoais e o transporte de deslocamento até o ponto inicial.

7. O que está incluído ?

  • Seguro de viagem

  • Traslado de Navegantes a Indaial - Ida e Volta;

  • 09 Pernoites com café da manhã em quartos coletivos, duplos com cama de casal e/ou triplos e quádruplos de acordo com a disponibilidade dos hotéis.

  • 06 Jantares nas Pousadas ou em restaurantes;

  • Traslado das mochilas entre os locais de hospedagens nos 9 dias de caminhada;

  • Carro de Apoio .

8. O que levar?

  • Mochila (Não levar malas de rodinha)

  • Mochila pequena para levar na caminhada

  • 3 ou 4 camisetas de manga curta ou longa;

  • 3 pares de meia;

  • 3 roupas de baixo;

  • 2 calças bermudas;

  • 1 bermuda;

  • 1 Par de bota ou tênis de caminhada;

  • 1 chinelo ou papete de caminhada;

  • 1 Toalha para banho;

  • 1 Anorak corta vento;

  • 1 Maiô / biquíni / sunga;

  • 1 Blusa de frio fleace para noite;

  • Repelente;

  • Protetor solar ;

  • Boné e óculos de sol;

  • Máquina fotográfica;

  • Sacos plásticos (para lixo e roupas);

  • Medicamentos pessoais;

  • Materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens.

8. Quem leva?

  1. A ACACSC - Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela organiza duas vezes ao ano o Caminho para Associados.  http://amigosdocaminho.com.br/

  2. ACACS-SP - Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - https://santiago.org.br/

  3. Caminhos e Caminhadas - https://www.caminhosecaminhadas.tur.br/

  4. Ana Wanke -  https://anawanke.com/

9. Posso ir sozinho?

Sim, porém não é aconselhável, o caminho tem setas indicativas, sempre melhor percorrer o caminho em grupo.

10. Credencial 

Sim, em Indaial poderá retirar a sua credencial e o certificado do caminho

 

DETALHES IMPORTANTES

O circuito do Vale Europeu está na área rural onde a lida do homem do campo, a agricultura de subsistência e as paisagens rurais bucólicas com diversas casas centenárias em estilo enxaimel e jardins bem cuidados, será a tônica do dia até o término do percurso.

 

A Região de São Bernardo e Rio Cunha são, em sua totalidade, de colonização italiana; percebe-se o legado desses imigrantes por toda a parte, seja pelo dialeto italiano ou pelo modo de viver. Benedito Novo é um ótimo destino para apreciadores do ecoturismo. O município abriga cachoeiras com até 100 m de altura e diversas trilhas. A preservação das heranças coloniais na arquitetura e nos jardins bem cuidados também são um ponto positivo para o turismo local. Não deixe de conferir a ponte pênsil localizada no centro da cidade.

Entre o municípios de Pomerode – Rio dos Cedros sugerimos excluir este trecho da caminhada devido a ser 17 km de asfalto seguindo pelo acostamento da rodovia.

A tradição e os costumes dos italianos são o que há de mais valioso e presente em Rodeio. As pequenas comunidades que você encontrará no percurso são de descendentes de italianos, pessoas receptivas e que gostam de uma boa conversa. Mirantes naturais deixaram você vislumbrar o vale, suas escarpas, montanhas e vegetação. Na Cidade dos Anjos pare e descanse um pouco, dedique alguns minutos para captar bons fluidoRodeio é uma cidade de imigração italiana, portanto, não estranhe o sotaque dos moradores e suas conversas em italiano. Conheça a Igreja Matriz do centro da cidade e seu interior. Saindo de Rodeio siga em direção à Ascurra, outra cidade de imigração italiana, que também oferece muitas opções em bares e lanchonetes. Considerada a cidade mais simpática do Vale Europeu, Ascurra possui forte presença européia marcada por um povo acolhedor.

Circuito do Vale Europeu
O Caminho do Vale Europeu em Santa Catarina é um caminho de 200 km percorrendo os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, de muita natureza, paz, harmonia, com paisagens e cenários lembrando cidades da Europa.
Você pode fazer isso?

SITES FONTES DE INFORMAÇÕES:

DEPOIMENTOS SOBRE O CAMINHO

Você já percorreu este Caminho? 

Deixe o seu depoimento sobre o Caminho: O que mais gostou? Quais as dificuldades enfrentadas ?

O que os Peregrinos tem de saber ?  Você recomendaria ? Quais as suas dicas? Ajude os Peregrinos .

Confira tudo que o "Peregrino Sem Fronteiras" pode ajudar você

Caminho da 4ª Colônia
Mon, Oct 12
Silveira Martins, RS, 97195-000, Brasil
Oct 12, 11:30 AM – 11:42 PM
Silveira Martins, RS, 97195-000, Brasil
O total do circuito é de 115 km, os quais foram divididos em 4 caminhos temáticos que totalizam a pé um total de 80 Km: Caminho dos Imigrantes (16 Km); Caminho Vêneto/Treviso (24 Km); Caminho das Esculturas (18 Km) e Caminho das Águas (22 Km).Todo percurso feito a pé será por estradas de chão .
Volta a Ilha de Florianópolis
Fri, Aug 14
Florianópolis, SC, Brasil
Aug 14, 4:00 PM
Florianópolis, SC, Brasil
O trecho de 21 quilômetros entre Canasvieiras e Ingleses, em Florianópolis, agora também faz parte do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que é uma das principais de peregrinação cristã. Funciona assim: após fazer o caminho em Santa Catarina, com os devidos carimbos para comprovar.
Caminho da Sabedoria
Sat, Dec 28
Vitória, ES, Brasil
Dec 28, 2019, 6:00 PM – Jan 01, 2020, 10:00 PM
Vitória, ES, Brasil
O Circuito Caminhos da Sabedoria é indicado para aqueles que buscam se preparar para um caminho de peregrinação de longa distância como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias. Vamos lá!
Itararé (Reveillon/2020)
Sat, Dec 28
Itararé - Senges
Dec 28, 2019, 1:00 PM – Jan 01, 2020, 11:40 AM
Itararé - Senges, Itararé, SP, 18460-000, Brasil
Itararé é indicado para Peregrinos iniciantes que gostam de caminhar e tomar banho de cachoeiras, como a Trilha das Cachoeiras é de um percusso de 18 KM, onde passar por varias cachoeiras, a Cachoeira dos Veadinhos, Bugres, do Lajeadão e Poço Fundo, todas ótima para banho.
Caminho da Paz (Bahia)
Wed, Oct 09
De Amargosa a Ubaíba
Oct 09, 2019, 2:00 PM – Oct 16, 2019, 12:00 PM
De Amargosa a Ubaíba, Amargosa, BA, 45300-000, Brasil
O Caminho da Paz é uma caminhada de 127 km de extensão, iniciando na Cidade de Amargosa, no Estado da Bahia, com chegada no “Projeto Semente” - um Ponto de Luz nas montanhas do Vale do Jiquiriçá em Ubaíra

Caminhadas

Caminhos do Brasil

Caminhos Internacionais

Caminho de São Francisco

Caminho  de São Bento

Caminho da Via Francigena

Caminho de Shikoku

Caminho Machu Pichu

Caminho Salkantay

Caminho Torres del Paine

Caminho Patagônia Argentina

Caminho de Santiago

Caminho Francês desde:

San Jean Pied del Port

Ponferrada

Caminho da Costa Português

Caminho Central Português

Caminho Primitivo

Caminho de Madrid

Caminho de Via de la Plata

Caminho Inglês

Contato

Fale Conosco

Quem somos

Peregrinos

Associações

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

©2019 by Peregrino Sem Fronteiras. Proudly created with Wix.com

Rua Apiacas, 403  - Blue Point 5º Andar CEP 05017-020, Perdizes São Paulo/SP

Telefone / Whatsaap: 11 97103-0939  |  Embratur : nº  26.007088.96-2