Caminho do Vale Europeu
Santa Catarina
CAMINHO DO VALE EUROPEU
A Região do Vale das Águas nos caminhos do Vale Europeu em Santa Catarina é o resultado da união dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó que com organização reserva para o praticante de caminhadas ou mochileiros 200 km de muita natureza, paz, harmonia, com paisagens e cenários lembrando cidades da Europa.
A magia, a energia estará como acompanhante fiel em todo o percurso. Observe as paisagens bucólicas e os espetáculos que a natureza oferece através dos cenários encontrados por todo o percurso do circuito.
São percursos que você irá desfrutar do contato com o povo hospitaleiro e o dia a dia do homem com a lida nos campos. Cada dia será uma nova aventura, pois a gastronomia, a arquitetura, as festas, os atrativos naturais como corredeiras, cachoeiras, montes, montanhas, rios e riachos, enfim a flora e a fauna irão te acompanhar pelos mais diversos cantos e recantos do Circuito de Mochileiros do Vale das Águas nos caminhos do Vale Europeu.
O Caminho do Circuito do Vale Europeu indicado para aqueles que buscam se preparar para um caminho de peregrinação de longa distância como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.
É ótimo para treinar e carregar toda a sua bagagem durante o percurso, fará com que o Peregrino sinta o peso da mochila todos os dias e comece a praticar o desapego, verificando o que levou e carregou de peso desnecessário .
Este roteiro é especial para os Peregrinos conhecerem um pouco da cultura Européia presente nas cidades que foram colonizadas pelos Alemães e Italianos da região do Vale Europeu.
1º Etapa – Indaial – Timbó (24 km)
2º Etapa – Timbó – Pomerode (25 km)
3º Etapa – Pomerode – Rio dos Cedros (17 km)
4ª Etapa - Rio dos Cedros - Benedito Novo (23,3 Km)
5º Etapa – Benedito Novo – Doutor Pedrinho (26,3 Km)
6º Etapa – Doutor Pedrinho – Zinco (31,5 Km)
7º Etapa – Zinco – Rodeio (25,5 Km)
8º Etapa – Rodeio – Apiúna (19,8 Km)
9º Etapa – Apiúna – Indaial (27,5 Km)
Sem sombra de dúvidas é assim que perceberás as localidades: verdadeiras obras de arte em que a natureza pródiga levará você a sentir-se bem próximo de paisagens europeias.
DIA A DIA / ETAPAS
👣
DETALHES IMPORTANTES
O circuito do Vale Europeu está na área rural onde a lida do homem do campo, a agricultura de subsistência e as paisagens rurais bucólicas com diversas casas centenárias em estilo enxaimel e jardins bem cuidados, será a tônica do dia até o término do percurso.
A Região de São Bernardo e Rio Cunha são, em sua totalidade, de colonização italiana; percebe-se o legado desses imigrantes por toda a parte, seja pelo dialeto italiano ou pelo modo de viver. Benedito Novo é um ótimo destino para apreciadores do ecoturismo. O município abriga cachoeiras com até 100 m de altura e diversas trilhas. A preservação das heranças coloniais na arquitetura e nos jardins bem cuidados também são um ponto positivo para o turismo local. Não deixe de conferir a ponte pênsil localizada no centro da cidade.
Entre o municípios de Pomerode – Rio dos Cedros sugerimos excluir este trecho da caminhada devido a ser 17 km de asfalto seguindo pelo acostamento da rodovia.
A tradição e os costumes dos italianos são o que há de mais valioso e presente em Rodeio. As pequenas comunidades que você encontrará no percurso são de descendentes de italianos, pessoas receptivas e que gostam de uma boa conversa. Mirantes naturais deixaram você vislumbrar o vale, suas escarpas, montanhas e vegetação. Na Cidade dos Anjos pare e descanse um pouco, dedique alguns minutos para captar bons fluidoRodeio é uma cidade de imigração italiana, portanto, não estranhe o sotaque dos moradores e suas conversas em italiano. Conheça a Igreja Matriz do centro da cidade e seu interior. Saindo de Rodeio siga em direção à Ascurra, outra cidade de imigração italiana, que também oferece muitas opções em bares e lanchonetes. Considerada a cidade mais simpática do Vale Europeu, Ascurra possui forte presença européia marcada por um povo acolhedor.
SITES FONTES DE INFORMAÇÕES:
DEPOIMENTOS SOBRE O CAMINHO
Você já percorreu este Caminho?
Deixe o seu depoimento sobre o Caminho: O que mais gostou? Quais as dificuldades enfrentadas ?
O que os Peregrinos tem de saber ? Você recomendaria ? Quais as suas dicas? Ajude os Peregrinos .
Confira tudo que o "Peregrino Sem Fronteiras" pode ajudar você
- seg., 12 de out.Silveira Martins, RS, 97195-000, Brasil12 de out. de 2020 11:30 – 23:42Silveira Martins, RS, 97195-000, BrasilO total do circuito é de 115 km, os quais foram divididos em 4 caminhos temáticos que totalizam a pé um total de 80 Km: Caminho dos Imigrantes (16 Km); Caminho Vêneto/Treviso (24 Km); Caminho das Esculturas (18 Km) e Caminho das Águas (22 Km).Todo percurso feito a pé será por estradas de chão .
- sex., 14 de ago.Florianópolis, SC, Brasil14 de ago. de 2020 16:00Florianópolis, SC, BrasilO trecho de 21 quilômetros entre Canasvieiras e Ingleses, em Florianópolis, agora também faz parte do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que é uma das principais de peregrinação cristã. Funciona assim: após fazer o caminho em Santa Catarina, com os devidos carimbos para comprovar.
- sáb., 28 de dez.Vitória, ES, Brasil28 de dez. de 2019 18:00 – 01 de jan. de 2020 22:00Vitória, ES, BrasilO Circuito Caminhos da Sabedoria é indicado para aqueles que buscam se preparar para um caminho de peregrinação de longa distância como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias. Vamos lá!
- sáb., 28 de dez.Itararé - Senges28 de dez. de 2019 13:00 – 01 de jan. de 2020 11:40Itararé - Senges, Itararé, SP, 18460-000, BrasilItararé é indicado para Peregrinos iniciantes que gostam de caminhar e tomar banho de cachoeiras, como a Trilha das Cachoeiras é de um percusso de 18 KM, onde passar por varias cachoeiras, a Cachoeira dos Veadinhos, Bugres, do Lajeadão e Poço Fundo, todas ótima para banho.
- qua., 09 de out.De Amargosa a Ubaíba09 de out. de 2019 14:00 – 16 de out. de 2019 12:00De Amargosa a Ubaíba, Amargosa, BA, 45300-000, BrasilO Caminho da Paz é uma caminhada de 127 km de extensão, iniciando na Cidade de Amargosa, no Estado da Bahia, com chegada no “Projeto Semente” - um Ponto de Luz nas montanhas do Vale do Jiquiriçá em Ubaíra