Volta a Ilha de Florianópolis
Santa Catarina
CAMINHO DA VOLTA A ILHA
Ao percorrer a Ilha o caminhante poderá apreciar a beleza natural da região, este roteiro é especial aos amantes de praia e exige que o Peregrino tenha uma experiência prévia de caminhada é perfeito e completo para todos os Peregrinos, que poderão apreciar a beleza natural da região, degustar gastronomia local e conviver com a cultura do “manézinho”.
A caminhada será realizada em oito (8) dias. As etapas diárias serão de 15 a 31 km. O início da caminhada será entre 7 e 8 horas. O nível de dificuldade é considerado difícil, portanto os participantes deverão estar preparados fisicamente e ter experiência em caminhadas de percurso longo e de vários dias consecutivos. Para quem se arrisca, é preciso ter bom preparo físico, boa coordenação motora.
O trecho de 21 quilômetros entre Canasvieiras e Ingleses, em Florianópolis, agora também faz parte do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que é uma das principais de peregrinação cristã. Funciona assim: após fazer o caminho em Santa Catarina, com os devidos carimbos para comprovar, o Peregrino faz o restante da quilometragem exigida na Espanha no Caminho de Santiago.
SOBRE O CAMINHO
O Caminho da Volta a Ilha é indicado para aqueles que buscam se preparar para um caminho de peregrinação de longa distância como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.
A caminhada pode ser mais complicada caso queira carregar toda a sua bagagem durante o caminho, melhor usar o serviço de despacho de bagagens e ter esta experiência em outro Caminho.
DIA A DIA / ETAPAS
👣
É BOM SABER
DETALHES IMPORTANTES
Antes de iniciar a caminhada, procure passar no supermercado local para comprar lanche e água.
A Praia do Matadeiro recebeu esse nome porque na época em que se fazia caça às baleias na ilha, era ali que se matava as baleias. Os barcos “armavam” o cerco às baleias na praia da Armação (daí, também a origem do nome daquela praia) e as conduziam para a Praia do Matadeiro ali ao lado, onde, favorecidos pela formação geográfica as encurralavam e se tornavam presas fáceis para o sacrifício.
A Operadora se reserva o direito de alterar o roteiro de acordo com as condições climáticas, buscando rotas seguras a fim de preservar a integridade física dos participantes.
Refeições : Os jantares é fornecido nos 7 (sete) dias de caminhada, que são servidos nos locais do pernoite ou nas proximidades. Os almoços não estão incluídos, será fornecido lanche de caminhada, visto que em determinados locais não há recursos e nem estrutura para fornecer qualquer tipo de alimentação.
Bebidas: Nenhuma bebida está incluída, inclusive nos jantares.
No encerramento é realizado uma confraternização com almoço ou jantar e entrega dos certificados.
Guia local: Há no mínimo dois guias por grupo, que irão conduzir a caminhada. São voluntários que irão prestar serviço a Associação ACACSC.
Ritmo: Por se tratar de atividade em grupo, e o caminho não estar totalmente sinalizado todos deverão caminhar juntos. Não será permitido, mesmo que conheça o percurso do Caminho da Ilha, andar à frente do primeiro condutor. Quando as circunstâncias permitirem, o guia poderá liberar o grupo para caminhar à vontade na velocidade que lhes convier.
Trânsito nas vias urbanas: As calçadas de Florianópolis são estreitas não oferecem condições de segurança para os pedestres, muitos veículos transitando em alta velocidade. Sempre que possível, os caminhantes deverão transitar no sentido oposto ao dos carros;
Trilhas: Nas trilhas, caminhar sempre em fila, manter sempre a distância de 1.0 m entre os caminhantes. Evitar pisar nos troncos de madeira e ter cuidados com animais peçonhentos. É aconselhável o uso de repelente e vestir calça comprida e não short ou bermuda, evitando chinelos e calçados de solado liso;
Costões: Evitar pisar nas pedras úmidas. Sempre que possível utilizar apoio de bastões ou a mão amiga dos companheiros;
Praias e dunas: Procure evitar que areia entre dentro do calçado. Caso isso aconteça, retirar imediatamente ao sair do terreno arenoso;
Pés: Medicar imediatamente ao sentir dor ou sintomas de ferimento ou surgimento de bolhas;
Protetor solar: O uso do protetor deve ser constante e periodicamente deve-se repetir a sua aplicação;
Hidratação: Deve-se consumir água com frequência.
Repelentes: Manter na mochila de caminhada. Aconselhamos o uso principalmente nas trilhas onde há muitos insetos.
Fontes de informações: http://amigosdocaminho.com.br/
SITES FONTES DE INFORMAÇÕES:
DEPOIMENTOS SOBRE O CAMINHO
Você já percorreu este Caminho?
Deixe o seu depoimento sobre o Caminho: O que mais gostou? Quais as dificuldades enfrentadas ?
O que os Peregrinos tem de saber ? Você recomendaria ? Quais as suas dicas? Ajude os Peregrinos .
Confira tudo que o "Peregrino Sem Fronteiras" pode ajudar você
- sáb., 01 de ago.Circuito Vale Europeu01 de ago. de 2020 19:00Circuito Vale Europeu, Indaial, SC, BrasilO Caminho do Vale Europeu em Santa Catarina é um caminho de 200 km percorrendo os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, de muita natureza, paz, harmonia, com paisagens e cenários lembrando cidades da Europa.
- seg., 20 de jul.Tombos - Alto do Caparaó20 de jul. de 2020 07:00 – 27 de jul. de 2020 11:00Tombos - Alto do Caparaó, Tombos, MG, 36844-000, BrasilO Caminho da Luz, é uma rota de peregrinação de aproximadamente 200 km que pode ser percorrida a pé partindo de Tombos, passando por Catuné, Igrejinha, Água Santa, Jacutinga, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Quiçé, Pedra Menina, Galiléia, Boa Vista, Caparaó até o Alto do Caparaó,.
- dom., 03 de mai.Via del Santuario della Verna, 45, 52010 Chiusi della Verna AR, Itália03 de mai. de 2020 11:30Via del Santuario della Verna, 45, 52010 Chiusi della Verna AR, ItáliaCaminhar ao longo do Caminho de Francisco, no entanto, é uma autêntica viagem do espírito, que atende o desejo do homem, mesmo do homem de hoje, de buscar profundamente dentro de si mesmo o sentido de sua própria existência.