Caminho de Frei Galvão

São Bento do Sapaucai (MG)   

a   

Guaratinguetá (SP)

 

CAMINHO DE FREI GALVÃO

 
 

O Caminho do Frei Galvão é considerado uma das rotas de peregrinação mais difíceis do Brasil, talvez o mais difícil tecnicamente para quem se propõe a caminhar o roteiro que vai de São Bento do Sapucaí a Guaratinguetá, na Serra da Mantiqueira.

Dos 135 quilômetros a serem percorridos entre São Bento do Sapucaí e Guaratinguetá, apenas 20 quilômetros são em trechos de asfalto, os demais são em trilhas tradicionais, que em épocas passadas eram utilizadas por tropeiros para transporte de mercadorias.

O roteiro é percorrido principalmente pelos Peregrinos que busquem um contanto mais direto com a natureza, posto que o trajeto apresenta em seu percurso excelsas belezas naturais, incluindo-se inúmeros rios e riachos de água cristalina, cujas nascentes localizam-se na Serra da Mantiqueira.

 

A demarcação do trajeto foi feita com setas azuis, e todas as informações concernentes ao mapa do percurso, estão contidas na credencial que o caminhante recebe quando faz sua inscrição, e que serão carimbadas e assinadas pelos donos das pousadas, onde os peregrinos pernoitarão.

 

Esse essencial documento contém, também, outras instruções importantes como a rota a ser seguida, quilometragem das etapas, o que se deve levar, onde comer e dormir, e, no final, dará direito a um diploma de conclusão do percurso.

SOBRE O CAMINHO

O Caminho de Frei Galvão é indicado para aqueles que buscam se preparar para um caminho de peregrinação de longa distância como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.

A trajetória começa em São Bento do Sapucaí, a 135 km da Capital. E passa por quatro cidades do Sul de Minas (Luminosa, Piranguçu, Venceslau Brás e Delfim Moreira), antes de chegar a Guaratinguetá. 

Indicamos, para ficar mais fácil de realizar o caminho em 6 etapas:

1ª Etapa - São Bento do Sapucaí a Luminosa

2ª Etapa - Luminosa a Piranguçu

3ª Etapa - Piranguçu a Wenceslau Braz

4ª Etapa - Wenceslau Braz a  Fazenda Boa Esperança

5ª Etapa - Fazenda Boa Esperança - Bairro dos Pilões

6ª Etapa - Bairro dos Pilões a Guaratinguetá

DIA A DIA / ETAPAS 

👣

Dia 01 - Cidade de origem - São Bento do Sapucai (MG)

Deslocamento da sua cidade até o município de São Bento do Sapucai (MG) Na sequência, hospedagem na pousada “Cama & Café - Bed and Breakfast”, que é credenciada do caminho

onde receberá as credenciais.

Dia 02 / Etapa 1 : São Bento do Sapucaí - a Luminosa - 23 km

O Caminho de 23 km, com saída pelo bairro do Quilombo e chegada à cidade mineira de Luminosa, pelo bairro dos Lucios, a 1.575 m. de altitude. 

Uma etapa de muita dificuldade, principalmente na parte final da subida da serra. Depois, o caminho segue pelo bosque existente no alto da montanha, uma mata úmida e quase não se observa a sinalização, após a passagem pelo lago localizado no topo do morro, o trajeto se torna fácil, quase sempre, em forte declividade. Um trecho com muito verde, mata preservada e imensas glebas dedicadas à agropecuária dedicada ao cultivo da banana ao longo de todo o trajeto.

Dia 03 / Etapa 2 : Luminosa a Piranguçu - 21Km

Etapa de 21 km, por altitudes de até 1.200 metros com paisagens impressionantes, flores, pinheiros, pontes, amoras, pássaros, ar puro, um trajeto pleno de muito verde, povo hospitaleiro e

belas paisagens. Hospedagem na Pousada Verde Maratéa, onde o peregrino é recebido com uma especial atenção pelo simpático Luiz , o Gerente e da dona Silvânia, a proprietária do estabelecimento, que de tudo fizeram para que sinta em casa.

Dia 04 / Etapa 3 : Piranguçu a Wenceslau Braz - 31 km

Uma etapa bastante difícil, a começar pela subida da Serra dos Vieiras, em seguida a descida pelo lado oposto, que exige muito esforço para os joelhos O percurso seguinte, embora de beleza

incomum, passa por locais urbanizados, onde existe um expressivo tráfego de veículos. E a parte final, são 8 km de caminhada diretamente por asfalto, o que desanima e estressa o peregrino, já cansado pelo percurso até ali vencido.

Dia 05 / Etapa 4 : Wenceslau Braz a Boa Esperança - 10 km

Sugestão de dividir essa etapa é devido a dificuldade do caminho, assim fazendo em duas etapas terá energias para seguir até o Bairro dos Pilões sem dificuldades e aproveita a hospitalidade da 

Fazenda Boa Esperança, um recanto paradisíaco, que abriga um grande parque campestre, situado a 1.450 metros de altitude.  bromélias e orquídeas dividem com as aves nativas seu habitat natural em meio às mais de 7 cachoeiras da propriedade, com quedas d'água de 3 a 70 metros de altura, as quais podem ser visitadas através das trilhas que margeiam os três rios da região (Boa Vista, Cambau e Onça).

Dia 06 / Etapa 5 : Boa Esperança - Bairro dos Pilões - 15 km

Saindo da Pousada Boa esperança o caminho segue passando por uma ponte e uma porteira e segue por uma trilha úmida e lisa, localizada em meio a um grande bosque, tudo em forte

ascensão. No meio caminho há dois Oratórios, pequenos, em madeira e cimento, pintados de azul, à margem da trilha. Possuem imagens de Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio e Frei Galvão. Pedidos, orações, bilhetes e agradecimentos de graças e terços ali estão também. É este o ponto máximo da caminhada: 1.500 metros de altitude, com subidas de até 600m. Aí tem início a descida, direta, com 8,3 km o inicio da trilha da Santa, mais conhecida como “Trilha para Pilões” ou “Trilha dos Romeiros”, um caminho histórico utilizado desde o ciclo do ouro, que desce a escarpa da Serra da Mantiqueira, sob a densa vegetação.  É o trecho mais perigoso por ser feito através de um valeta funda, que oferece grande risco no período chuvoso, por ser caminho das enxurradas. Inicia-se assim a última etapa da aventura, através do bairro dos Pilões, já no município de Guaratinguetá. Chega-se à aconchegante Pousada de D. Sueli, com refeição deliciosa.

Dia 07 / Etapa 6 - Bairro dos Pilões - Guaratinguetá - 22 km / Retorno

Partida dos Pilões um percurso de 22 km até a Casa de Frei Galvão, em Guaratinguetá,depois de percorrer 12 quilômetros, começa o trecho de asfalto, exatamente numa bifurcação que dá acesso

ao bairro de Pedrinhas.  Paradas nas capelas de Sant’Ana e São Joaquim, Santa Edwirges, São Sebastião, São Manuel e Escola de Aeronáutica.No bairro do Pedregulho, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na Casa Puríssimo Coração de Maria. Através da Ponte Dr. Zerbini, as caminhantes chegaram à Casa de Frei Galvão, no centro histórico da cidade.

 

É BOM SABER

1. Onde fica o Caminho? 

O Caminho de Inhá Chica fica no Estado de Minas Gerais.  A cidade do ponto inicial é Inconfidentes (MG) O ponto de partida do Caminho de Nhá Chica é a Capela Nhá Chica, localizada no bairro Romas, na zona rural de Inconfidentes.

2. Quantos Dias/Noites ?

Caminho de 11 dias e 10 noites considerando a volta a cidade de origem no dia seguinte que finalizar o caminho em Baependi (MG)

3. Quantas Etapas ?

O melhor é dividir o caminho 3 etapas, etapas diárias de 20 a 25 km por dia.  Quem fizer em dois dias o caminho será de aproximadamente 35 km por dia .

4. Qual a melhor época de fazer?

A melhor opção é nas estações de outono, inverno ou primavera. Evite apenas o verão por causa das chuvas. 

5. Qual o nível de dificuldade?

Nível Médio. Trata-se de um percurso considerado difícil devido as distância se for percorrido em dois dias, o trajeto abranger muitas subidas, descidas, todo por estradas de terra . O trecho mais difícil é de Inconfidentes a Borda da Mata.

6. Quanto Custa?

O valor varia dependendo das pousadas que ficarão hospedados o valor médio por pessoa é de aproximadamente R$60,00/dia por pessoa com café da manhã. Credencial do Peregrino R$20,00

7. O que está incluído ?

  • Não identificamos nenhum pacote de nenhuma agência para este caminho

8. O que levar?

  • Mochila (Não levar malas de rodinha)

  • Mochila pequena para levar na caminhada

  • 3 ou 4 camisetas de manga curta ou longa;

  • 3 pares de meia;

  • 3 roupas de baixo;

  • 2 calças bermudas;

  • 1 bermuda;

  • 1 Par de bota ou tênis de caminhada;

  • 1 chinelo ou papete de caminhada;

  • 1 Toalha para banho;

  • 1 Anorak corta vento;

  • 1 Maiô / biquíni / sunga;

  • 1 Blusa de frio fleace para noite;

  • Repelente;

  • Protetor solar ;

  • Boné e óculos de sol;

  • Máquina fotográfica;

  • Sacos plásticos (para lixo e roupas);

  • Medicamentos pessoais;

  • Materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens.

8. Quem leva?

  1. ACACS-SP - Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - https://santiago.org.br/

  2. Caminhos e Caminhadas - https://www.caminhosecaminhadas.tur.br/

  3. Ana Wanke -  https://anawanke.com/

9. Posso ir sozinho?

Sim, porém não é aconselhável, o caminho tem setas indicativas por todo o caminho.

10. Credencial 

Sim, é necessário adquirir a credencial de peregrino para obter o certificado de conclusão do caminho de Inhá Chica. 

 

DETALHES IMPORTANTES

Todo o trajeto encontra-se devidamente sinalizado com setas na cor azul.

 

O percurso pode ser realizado de 5 a 6 dias.

O caminho, é que o mesmo cruza com o Caminho da Fé na cidade de Luminosa em Minas Gerais 

Caminho da Fé - Paraisópolis a Aparecida
Vamos percorrer os 130 últimos quilômetros do Caminho da Fé que passa pela Serra da Mantiqueira e vai até o Santuário Nacional de Aparecida, desta vez pela Estrada de Pedrinhas. Vamos lá!
Você pode fazer isso?

SITES FONTES DE INFORMAÇÕES:

DEPOIMENTOS SOBRE O CAMINHO

Você já percorreu este Caminho? 

Deixe o seu depoimento sobre o Caminho: O que mais gostou? Quais as dificuldades enfrentadas ?

O que os Peregrinos tem de saber ?  Você recomendaria ? Quais as suas dicas? Ajude os Peregrinos .

Confira tudo que o "Peregrino Sem Fronteiras" pode ajudar você

Volta a Ilha de Florianópolis
Fri, Aug 14
Florianópolis, SC, Brasil
Aug 14, 4:00 PM
Florianópolis, SC, Brasil
O trecho de 21 quilômetros entre Canasvieiras e Ingleses, em Florianópolis, agora também faz parte do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que é uma das principais de peregrinação cristã. Funciona assim: após fazer o caminho em Santa Catarina, com os devidos carimbos para comprovar.
Itararé (Reveillon/2020)
Sat, Dec 28
Itararé - Senges
Dec 28, 2019, 1:00 PM – Jan 01, 2020, 11:40 AM
Itararé - Senges, Itararé, SP, 18460-000, Brasil
Itararé é indicado para Peregrinos iniciantes que gostam de caminhar e tomar banho de cachoeiras, como a Trilha das Cachoeiras é de um percusso de 18 KM, onde passar por varias cachoeiras, a Cachoeira dos Veadinhos, Bugres, do Lajeadão e Poço Fundo, todas ótima para banho.
Caminho do Santuário
Thu, Nov 14
Anchieta a Marobá
Nov 14, 2019, 7:00 PM – Nov 17, 2019, 12:00 PM
Anchieta a Marobá, Anchieta, ES, 29230-000, Brasil
O Caminho dos Santuários consiste na reconstituição e institucionalização da rota percorrida pelo Padre Anchieta, compreendida entre a antiga Vila de Rerigtiba, atual município de Anchieta, o Santuário Nacional de São José de Anchieta e o Santuário de Nossa Senhora das Neves em Presidente Kennedy.
Caminho da Paz (Bahia)
Wed, Oct 09
De Amargosa a Ubaíba
Oct 09, 2019, 2:00 PM – Oct 16, 2019, 12:00 PM
De Amargosa a Ubaíba, Amargosa, BA, 45300-000, Brasil
O Caminho da Paz é uma caminhada de 127 km de extensão, iniciando na Cidade de Amargosa, no Estado da Bahia, com chegada no “Projeto Semente” - um Ponto de Luz nas montanhas do Vale do Jiquiriçá em Ubaíra
Curso do Caminho de Santiago de Compostela
Mon, Sep 30
Santiago de Compostela
Sep 30, 2019, 9:00 AM – Oct 11, 2019, 2:00 PM
Santiago de Compostela, Praza do Obradoiro, 0, 15705 Santiago de Compostela, A Coruña, Espanha
Viva a experiência de percorrer o Caminho junto com um professor da USC, em 6 etapas, com uma média de 20 km / dia, nas quais você visitará vários lugares histórico-artísticos que servem de contexto para salas de aula itinerantes.

Caminhadas

Caminhos do Brasil

Caminhos Internacionais

Caminho de São Francisco

Caminho  de São Bento

Caminho da Via Francigena

Caminho de Shikoku

Caminho Machu Pichu

Caminho Salkantay

Caminho Torres del Paine

Caminho Patagônia Argentina

Caminho de Santiago

Caminho Francês desde:

San Jean Pied del Port

Ponferrada

Caminho da Costa Português

Caminho Central Português

Caminho Primitivo

Caminho de Madrid

Caminho de Via de la Plata

Caminho Inglês

Contato

Fale Conosco

Quem somos

Peregrinos

Associações

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

©2019 by Peregrino Sem Fronteiras. Proudly created with Wix.com

Rua Apiacas, 403  - Blue Point 5º Andar CEP 05017-020, Perdizes São Paulo/SP

Telefone / Whatsaap: 11 97103-0939  |  Embratur : nº  26.007088.96-2