Caminho da Luz 

De Tombos (MG) a Alto do Caparaó (MG)

CAMINHO DA LUZ

 

O Caminho da Luz, o Caminho do Brasil é uma rota de peregrinação de aproximadamente 200 km que pode ser percorrida a pé partindo de Tombos,  passando por Catuné, Igrejinha, Água Santa, Jacutinga, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Quiçé, Pedra Menina, Galiléia, Boa Vista, Caparaó até o Alto do Caparaó.

Durante todo o percurso do Caminho da Luz, fragmentos de mica e cristais emergem do solo, proporcionando-lhe um brilho especial. A luz do Caminho está presente também na extensa amplitude de visão e grande luminosidade que são descortinadas nas cordilheiras do horizonte sempre que, durante a caminhada, um vale é deixado para trás.

O Caminho, que é todo sinalizado por setas, marcas amarelas e placas indicativas, tem início na cidade de Tombos (conhecida como Portal de Minas), a 383 quilômetros da Belo Horizonte – capital do estado de Minas Gerais, e termina no Pico da Bandeira. São quase 200 quilômetros percorridos pelas montanhas de Minas em sete dias de caminhada, passando por fazendas centenárias, matas, cachoeiras, santuários e antigas estações ferroviárias.

 

A rota é carregada de um magnetismo que fascina a todos aqueles que têm uma sensibilidade aguçada, pois sua força telúrica abre inúmeros portais energéticos, os quais atiram os caminhantes numa viagem que ultrapassa a barreira do tempo.

Ao peregrinar pelo Caminho da Luz, temos a impressão de que estamos viajando juntamente com os índios, tropeiros, religiosos, pesquisadores e aventureiros que se embrenhavam pelas matas da região em busca do ouro, das pedras preciosas e das terras férteis que, ainda hoje, guardam importantes tesouros naturais e arqueológicos.

SOBRE O CAMINHO

 

O Caminho da Luz é indicado para aqueles que buscam se preparar para um caminho de peregrinação de longa distância como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.

É ótimo para treinar e carregar toda a sua bagagem durante o percurso, fará com que o Peregrino sinta o peso da mochila todos os dias e comece a praticar o desapego, verificando o que levou e carregou de peso desnecessário . 

O Caminho da Luz, é uma rota de peregrinação de aproximadamente 200 km que pode ser percorrida a pé partindo de Tombos,  passando por Catuné, Igrejinha, Água Santa, Jacutinga, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Quiçé, Pedra Menina, Galiléia, Boa Vista, Caparaó até o Alto do Caparaó.

DIA A DIA / ETAPAS 

👣

 

Dia 01 - Cidade de origem - Tombos (MG)

Saída do ponto de origem até Tombos (MG) a cidade inicial do caminho para hospedagem no Hotel Serpa localizado próximo a rodoviária da cidade e preparação para o caminho no dia seguinte.

Efetivada a inscrição, os caminhantes recebem suas credenciais, que serão carimbadas nos locais de pernoite (a exemplo do que acontece no Caminho de Santiago de Compostela).

Dia 02 / Etapa 1 : Tombos a Catuné (MG) - 24,7 km

O início da caminhada é na base da Cachoeira de Tombos, a 5ª maior em volume de queda d'água do país, situada na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro.  O município guarda muitos momentos de sua história

no museu instalado na antiga estação ferroviária, tendo ao redor uma das mais expressivas reservas da Mata Atlântica da região. Ali, acompanhado pelo gado leiteiro, o caminhante faz uma pequena parada para tirar fotos e descansar por alguns minutos à sombra das frondosas mangueiras após os primeiros quilômetros percorridos. Deixando a centenária Oliveira, a jornada continua em direção à Gruta da Pedra Santa, em Catuné, onde é concluído o primeiro dia de peregrinação. Catuné é uma comunidade que respira amor e luz por todos os poros. Ali ninguém passa fome ou dorme ao relento, pois a comunidade sempre tem um braço estendido para amparar o irmão necessitado, seja ele filho da terra ou não. Lá não existem hotéis ou pousadas e os peregrinos se hospedam em casas de família desde que estejam devidamente credenciados. O lugar é pacífico e o povo acolhedor, lá só pernoita peregrinos credenciados, pois não existem hotéis e os mesmos são acolhidos em casas de família.

Dia 03 / Etapa 2 : Catuné a Pedra Dourada (MG) - 23,25 Km

No segundo dia, o destino é a Pedra Dourada distante a 23,25 km.  Pela manhã, passa-se pelo Balneário da Comunidade da Igrejinha e, dali, segue-se pelo Lombo do Burro, pelo Vale do Silêncio, que proporciona

uma visão esplendorosa das montanhas e encanta com a variedade de tons e seus mistérios, e pelo Distrito de Água Santa, onde as mulheres da comunidade fazem do crochê e da renda seu meio de subsistência. Do alto da montanha que abriga o Santuário da Água Santa, é possível avistar todo o vale e beber da água que jorra de dentro da pedra. Continuando a peregrinação, o caminhante ruma para o Alto da Jacutinga (aproximadamente 1.058 metros de altitude), iniciando, então, uma descida que dura dois dias (estendendo-se até Carangola). O caminhante, então, pernoita em Pedra Dourada, cidade que recebeu esta denominação por abrigar uma pedra que reflete a luz do sol, espalhando um tom dourado especial na atmosfera do lugar.

Dia 04 / Etapa 3 : Pedra Dourada a Faria Lemos - 25,2 km

Na manhã seguinte, rumando para Faria Lemos, passa-se pela Pedra do Lagarto, onde, segundo a lenda, um velho índio entoava cânticos de louvor à natureza, produzindo uma concentração energética que atraía os

nativos para a base da pedra, onde recebiam benefícios para o corpo e para a alma, proporcionados por aquele canto mágico. Mais à frente, encontra-se a bela Cachoeira Surpresa, local próprio para banho e prática de rapel. A Surpresa sempre surpreende seus visitantes, pois ali é comum a fluência de verdadeiros espetáculos da natureza. Os raios solares, ao atravessarem as águas que jorram do alto do paredão de pedra, formam arco-íris em abundância, que dão uma magia especial ao lugar. Neste dia, durante um longo trecho, o caminhante é acompanhado por árvores centenárias e pelas águas que descem do Cafarnaum e formam o rio São Mateus, que, em Faria Lemos, deságua no rio Carangola.

Dia 05 / Etapa 4 : Faria Lemos a Carangola (MG) - 22,85 km

No nosso quarto dia de caminhada ao deixar Faria Lemos, o caminhante passa pelo Córrego do Inhame e pela Fazenda das Palmeiras, iniciando, então, a subida da Serra dos Cristais, assim denominada devido à

abundância de tais pedras no leito da estrada. Chegando a 600 metros de altitude, podem ser avistados Tombos, Catuné, Pedra Dourada e Carangola, além do belo trecho da Serra de Caiana. Ao descer a serra, o caminhante passa pelas Fazendas Reunidas São Pedro e é acompanhado pelo rio Carangola,

Dia 06 / Etapa 5 : Carangola a Caiana (MG) - 25,65 km

O nosso quinto dia de caminhada o caminhante ruma para Caiana cortando uma serra de beleza fascinante, cuja ampla visão abrange as montanhas rochosas de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Apesar da beleza de todo o Caminho da Luz, muitos chegam a dizer que um dos mais belos trechos do Caminho é o que vai da Parada General até Ernestina, atravessando os municípios de Carangola, Faria Lemos e Caiana, com seus extensos paredões, ora adornados por bromélias, ora por samambaias ou avencas. São três a quatro horas de caminhada por um lugar mágico, impregnado de energias que fascinam o Caminhante da Luz. Depois deste cenário de pura magia, a chegada à sossegada Caiana, que concentra grande energia gerada pela diversidade de minérios ali existentes em suas minas de cristal, mica e pedras semipreciosas. Muitos caminhantes optam por fazer o Caminho por mais um dia preferindo pernoitar em Caiana e depois na Comunidade da Galileia.

Dia 07 / Etapa 6 : Caiana a Espera Feliz (MG) - 7,3 km

Ao deixar Caiana, o caminhante anda pouco mais de uma hora até chegar em Espera Feliz, a 748 metros de altitude, que recebeu este nome porque, no passado, ali pousavam os tropeiros para saciar a sede, dar

descanso aos animais e esperar a caça, que ali ia beber água. Também conhecido como Terra Fria e Cidade das Flores, o município faz divisa com o Parque Nacional do Caparaó, tanto pelo lado capixaba como pelo lado mineiro, e abriga várias cachoeiras, entre elas, a do Chiador, Pedra Furada, Paraíso e do Edimário, todas de rara beleza e águas transparentes e frias, possuindo também possui diversos prédios da antiga linha férrea, como as estações de Espera Feliz e Pedra Menina.

Dia 08 / Etapa 7 : Espera Feliz - Galileia (19,95 km) Trilha dos Índios

Depois de pernoitar em Espera Feliz, a próxima parada é em Caparaó, ou Galiléia passando, antes, por Pedra Menina - localidade que recebeu este nome em virtude da montanha ali existente, a qual, segundo a lenda,

é uma jovem índia que preferiu a morte a ter que deixar um amor proibido, sendo, por isso, transformada em pedra - e Quiçé. A região destaca-se por sua cultura cafeeira, sendo mundialmente conhecido o café das montanhas de Minas. Caparaó está situado a 814 metros de altitude, possui rampa de vôo livre e belas montanhas, além de um povo amigo e acolhedor. De Espera Feliz até Caparaó, a caminhada é quase toda feita em estrada plana, sendo que, dali para frente, o caminhante começa a subir as serras que levam ao Alto Caparaó.   Para seguir para Galiléia o Peregrino deve entrar à direita no Pontilhão de Ferro - na trilha dos índios.  Pela trilha dos tropeiros, ao invés de entrar no Pontilhão de Ferro, siga em frente. Espera Feliz-Caparaó: 20.120 m.

Dia 09 / Etapa 8 : Galileia a Alto do Caparaó - 14 Km

Saindo de Galileia seguiremos caminhando em direção ao Alto Caparaó: 14.030 m. (trilha dos índios) - caminhando ao lado das Cordilheiras do Caparaó. Opcional pela Trilha dos Tropeiros: saindo de Caparaó a

Alto do Caparaó: 13,83 quilômetros. Na chegada a Alto Caparaó, encontra-se a Igreja de São Paulo Apóstolo, um chalé de cor azul que contrasta com a encosta das montanhas do Caparaó. A cidade, situada a 997 metros de altitude, é onde o caminhante recebe o último carimbo em sua credencial e o Certificado de Caminhante da Luz. 

Dia 10 / Etapa 9 : Alto do Caparaó ao Pico da Bandeira - 18,1 km

Após pernoitar em Alto Caparaó, depois de seis dias de peregrinação, o Caminhante da Luz parte para a conquista do Pico da Bandeira, que recebeu esta denominação em virtude de, por volta de 1859, Dom Pedro II

ter determinado que fosse fincada uma bandeira do Império no pico mais alto da Serra do Caparaó. O pico, onde pajés de todo o Brasil costumam fazer rituais de purificação e energização, numa pajelança que envolve muita magia e misticismo, é também conhecido como a Montanha Sagrada do Brasil. Ponto culminante do Parque Nacional do Caparaó, com 2890 metros de altitude, o Pico da Bandeira é o terceiro mais alto do país e o primeiro mais alto acessível. De seu cume, tem-se uma visão de 360º, sendo magnífica a paisagem dali avistada: um mar de montanhas que se estendem ao infinito. Lá, onde o vento da liberdade invade a alma, descobre-se que o Caminho não tem fim, reinicia-se a cada novo dia, pois todo final é um recomeço.

Dia 11 - Retorno a Cidade de origem

Após o Café da manhã o Peregrino retorna a Cidade de origem.

 

É BOM SABER

1. Onde fica o Caminho? 

O Caminho da Luz fica no Estado de Minas Gerais.  A caminhada começa na base da Cachoeira da cidade de Tombos (MG), na fronteira de Minas Gerais com o Rio de Janeiro, a 238 metros de altitude e segue até Alto do Caparaó (MG). 

2. Quantos Dias/Noites ?

Caminho de 11 dias e 10 noites considerando a volta a cidade de origem no dia seguinte que finalizar o caminho em Alto do Caparaó (MG)

3. Quantas Etapas ?

O caminho dividi em 8 etapas diárias caminhando de no mínimo de 7 km e máximo de 25 km por dia. E mais uma etapa até o Pico da Bandeira considerado difícil. 

4. Qual a melhor época de fazer?

A ABRALUZ promove anualmente com início no terceiro domingo de julho uma caminhada coletiva.

No inverno, apesar do frio, o corpo aquece-se ao caminhar. 

A melhor época  é no outono ou na primavera, quando o clima é mais ameno.

5. Qual o nível de dificuldade?

Nível Médio.  Difícil o trecho da subida de Alto do Caparaó até o Pico da Bandeira

6. Quanto Custa?

Quanto a taxa de inscrição (120,00) ela dá direito ao seguinte:

Camisa estilizada
Credencial
Livro guia
Cajado
Certificado

7. O que está incluído ?

  • Credencial do Peregrino (O caminhante deve portar a credencial consigo ao longo de todo o percurso tendo em vista que em alguns pontos do Caminho a organização poderá solicitar-lhe para conferência);

  • Cajado de madeira ou bambu;

  • Um guia impresso sobre o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil;

  • Uma camisa estilizada do Caminho;

  • Seguro contra acidentes pessoais, morte acidental (não cobre morte natural e por atropelamento) ou invalidez, no valor de R$ 3 mil (médico hospitalar) e R$ 30 mil (em caso de morte ou invalidez)

  • Café da manhã do inicio do caminho na base da cachoeira de Tombos;

  • Transporte de mochilas de um local ao outro de pernoite todos os dias;

  • Monitoramento durante todo o percurso;

  • Pernoites coletivos (escolas e lugares afins);

  • Um lanche por dia durante todos os dias que deverá ser servido pelas comunidades contratadas;

  • Condutor ao longo do Caminho (para o acompanhamento dos últimos caminhantes);

  • Café da manhã e jantar em Catuné, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola, Espera Feliz e Alto Caparaó;

  • Certificado de Caminhante da Luz;

  • Condutor para subida ao Pico da Bandeira;

  • Entrada no Parque Nacional do Caparaó;

  • Transporte em ônibus alugado pela organização de Alto Caparaó para Carangola no dia 28 (confira o horário da saída dos ônibus na programação).

8. O que levar?

Mochila (Não levar malas de rodinha)

Mochila pequena para levar na caminhada

3 ou 4 camisetas de manga curta ou longa;

3 pares de meia;

3 roupas de baixo;

2 calças bermudas;

1 bermuda;

1 Par de bota ou tênis de caminhada;

1 chinelo ou papete de caminhada;

1 Toalha para banho;

1 Anorak corta vento;

1 Maiô / biquíni / sunga;

1 Blusa de frio fleace para noite;

Repelente;

Protetor solar ;

Boné e óculos de sol;

Máquina fotográfica;

Sacos plásticos (para lixo e roupas);

Medicamentos pessoais;

Materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens.

8. Quem leva?

A operadora de turismo Rastro de Luz, credenciada pela ABRALUZ, oferece montagem de grupos,  reservas de hospedagens, transportes de mochilas, carro de apoio, guia e organiza grupos e pacotes.

Telefone: (32) 98416-0394 - Claro e WhatsApp 

E-mail: contato@rastrodeluz.com.br​

9. Posso ir sozinho?

Sim, o caminho é todo sinalizado com placas indicativas e setas amarelas e os moradores ao longo do Caminho sempre estão prontos para atender o caminhante desde que credenciado. A ABRALUZ, por questão de segurança, desaconselha percorrer o Caminho da Luz sozinho(a), tendo em vista que há trechos do Caminho que são muito a ermo, onde pode-se caminhar 06 a 10 quilômetros sem encontrar nenhuma pessoa ou casa. No entanto, entende que, a decisão de percorrer o caminho solitário é do próprio peregrino, cabendo a esse com a total responsabilidade pela decisão tomada.

10. Credencial e Certificado

Sim, é necessário adquirir a credencial de Peregrino junto a ABRALUZ para obter o certificado de conclusão do caminho.

 

DETALHES IMPORTANTES

As inscrições para percorrer o Caminho são feitas no sesquicentenário Hotel Serpa, próximo à antiga estação ferroviária, atual Rodoviária na cidade de Tombos, a qual, em 1849, foi batizada com o nome de Tombos Encantado devido a beleza e magia de sua cachoeira.

Efetivada a inscrição, os caminhantes recebem suas credenciais, que serão carimbadas nos locais de pernoite (a exemplo do que acontece no Caminho de Santiago de Compostela).

É importante lembrar que o sol é inclemente no verão.  O ideal é iniciar a caminhada bem cedo, entre 5 e 6 horas da manhã, carregando água suficiente (em torno de 1 litro), para não sofrer devido à sede, tão comum em tempo quente. Esta dica é válida para qualquer época do ano, tendo em vista a necessidade de hidratação constante durante a caminhada, que, além de prevenir a desidratação, ajuda a evitar dores musculares.

 

Procure beber pequenas doses em curtos intervalos de tempo ao invés de beber uma grande quantidade de água após um longo período de caminhada, pois esta é a maneira correta de garantir uma boa hidratação. Em caso de necessidade de água, as pessoas ao longo do Caminho sempre estão prontas para fornecê-la aos caminhantes, sendo raras as exceções. Existem muitas Famílias Iluminadas ao longo da Rota.

  • Siga sempre as setas amarelas e as placas indicativas do Caminho!

  • Faça alongamento antes e após a caminhada.

  • Use calçados adequados.

  • Use boné ou chapéu.

  • Use óculos com proteção contra raios solares (UVA e UVB).

  • Dê preferência a alimentar-se com frutas e carboidratos ao longo da caminhada.

  • Evite ingestão de grandes quantidades de água de uma só vez, isso poderá trazer mal-estar.

  • Procure dormir bem.

  • Mantenha-se hidratado durante a caminhada.

  • Procure usar roupas leves e confortáveis.

  • Mantenha consigo a credencial de caminhante da Luz.

  • Mantenha consigo cartão com endereço e telefones para contato.

  • Se, durante a caminhada, você sentir estar no seu limite físico ou passar mal, interrompa a caminhada e peça ajuda.
     

 Antes de grandes caminhadas é aconselhável fazer uma avaliação médica.

Fonte de informações: https://www.caminhodaluz.org.br/

Caminho da Luz
O Caminho da Luz, é uma rota de peregrinação de aproximadamente 200 km que pode ser percorrida a pé partindo de Tombos, passando por Catuné, Igrejinha, Água Santa, Jacutinga, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Quiçé, Pedra Menina, Galiléia, Boa Vista, Caparaó até o Alto do Caparaó,.
Você gostou do Caminho?

SITES FONTES DE INFORMAÇÕES:

DEPOIMENTOS SOBRE O CAMINHO

Você já percorreu este Caminho? 

Deixe o seu depoimento sobre o Caminho: O que mais gostou? Quais as dificuldades enfrentadas ?

O que os Peregrinos tem de saber ?  Você recomendaria ? Quais as suas dicas? Ajude os Peregrinos .

Confira tudo que o "Peregrino Sem Fronteiras" pode ajudar você

Volta a Ilha de Florianópolis
Fri, Aug 14
Florianópolis, SC, Brasil
Aug 14, 4:00 PM
Florianópolis, SC, Brasil
O trecho de 21 quilômetros entre Canasvieiras e Ingleses, em Florianópolis, agora também faz parte do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que é uma das principais de peregrinação cristã. Funciona assim: após fazer o caminho em Santa Catarina, com os devidos carimbos para comprovar.
Circuito do Vale Europeu
Sat, Aug 01
Circuito Vale Europeu
Aug 01, 7:00 PM
Circuito Vale Europeu, Indaial, SC, Brasil
O Caminho do Vale Europeu em Santa Catarina é um caminho de 200 km percorrendo os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, de muita natureza, paz, harmonia, com paisagens e cenários lembrando cidades da Europa.
Caminho Os Passos de Anchieta
Thu, Jun 11
Vitória, ES, Brasil
Jun 11, 7:20 AM – Jun 14, 2:00 PM
Vitória, ES, Brasil
O roteiro Os Passos de Anchieta é cumprido em jornadas diárias médias de quatro a cinco horas pelas pessoas que tem o hábito de caminhar regularmente ou por períodos de seis a 7 horas pelos andarilhos mais sedentários que sem o exercício regular se dispõe a fazê-lo. Vamos lá!
Caminho de São Francisco
Sun, May 03
Via del Santuario della Verna, 45, 52010 Chiusi della Verna AR, Itália
May 03, 11:30 AM
Via del Santuario della Verna, 45, 52010 Chiusi della Verna AR, Itália
Caminhar ao longo do Caminho de Francisco, no entanto, é uma autêntica viagem do espírito, que atende o desejo do homem, mesmo do homem de hoje, de buscar profundamente dentro de si mesmo o sentido de sua própria existência.
Caminho da Sabedoria
Sat, Dec 28
Vitória, ES, Brasil
Dec 28, 2019, 6:00 PM – Jan 01, 2020, 10:00 PM
Vitória, ES, Brasil
O Circuito Caminhos da Sabedoria é indicado para aqueles que buscam se preparar para um caminho de peregrinação de longa distância como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias. Vamos lá!

Caminhadas

Caminhos do Brasil

Caminhos Internacionais

Caminho de São Francisco

Caminho  de São Bento

Caminho da Via Francigena

Caminho de Shikoku

Caminho Machu Pichu

Caminho Salkantay

Caminho Torres del Paine

Caminho Patagônia Argentina

Caminho de Santiago

Caminho Francês desde:

San Jean Pied del Port

Ponferrada

Caminho da Costa Português

Caminho Central Português

Caminho Primitivo

Caminho de Madrid

Caminho de Via de la Plata

Caminho Inglês

Contato

Fale Conosco

Quem somos

Peregrinos

Associações

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

©2019 by Peregrino Sem Fronteiras. Proudly created with Wix.com

Rua Apiacas, 403  - Blue Point 5º Andar CEP 05017-020, Perdizes São Paulo/SP

Telefone / Whatsaap: 11 97103-0939  |  Embratur : nº  26.007088.96-2