logo peregrinos12.png
 

Caminho de Rosas

Cordisburgo (MG) 

CAMINHO DE ROSAS

 
Caminho de Rosas.png

A caminhada foi inspirada no Caminho da Boiada acompanhada por Rosa em 1952, porém, devido a algumas mudanças que ocorreram nos passar dos anos, uma proposta de promover um maior desenvolvimento sócio-econômico da região, e adequar as necessidades dos peregrinos, alteramos a rota original.


Essa região é a única pelo qual Guimarães passou, que tem provas de que realmente ele esteve ali. Mas sua vida, suas obras ganharam tamanha notoriedade que todos pelo sertão tem algum causo para contar sobre sua passagem nos mais diversos lugares desse sertão mineiro.


“O senhor… mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra montão.“ João Guimarães Rosa

SOBRE O CAMINHO

 

O percurso de 246,7 km está dividido em 9 etapas, predominantemente o trajeto da peregrinação passando por estradas de terras, ficando o asfalto apenas nas regiões urbanas.  Relembrando que o transito não será parado para os peregrinos, mas muitos moradores já tem ciência que sempre há caminhantes e são sempre muito solícitos.

O  folclore brasileiro é rico em personagens lendários, eu sou um deles! Durante os desafios prezo pela integridade física dos atletas e evito que eles se percam. Ouvi dizer que vocês vêm para o bem, e isso é bom, precisamos dessas pessoas no sertão.

Eu sou o "Curupira" o Mascote do Caminho de Rosas: Sou baixinho, dos pés virados do avesso, tenho o cabelo vermelho, parecido com fogo. E não é porque sou metido não, mas sou forte, muito forte, e digo mais, quero ver me pegar, tá pra nascer um sujeito que me acompanha numa corrida – Aiai!!!  A minha função é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Fico de olho aberto com os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória. Mas acho que vocês não vieram aqui no sertão para isso, não é?

Mas não se enganem comigo, não sou tão bonzinho assim, para assustar os caçadores e lenhadores, emito sons e assovios agudos, também crio imagens ilusórias e assustadoras para espantar os “inimigos das florestas”, mas já soube que vocês passam por essas coisas sozinhos, isso é coisa de louco hein?! Dificilmente irão me ver, pois meus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores e curiosos deixando pegadas e rastros falsos pelas matas. Nem vou falar da minha velocidade, é surpreendente, sendo quase impossível um ser humano me alcançar numa corrida.

DIA A DIA / ETAPAS 

👣

 

Dia 01 - Cidade de origem - Andrequice (MG)

Deslocamento da sua cidade até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Seguir por 118 km de transporte até o município Andrequice localizado no Estado de Minas Gerais. 

1 logo caminho de rosas.png

.

Dia 02 / Etapa 1 : Pedras - 24 km

O primeiro dia de Caminhada, dormimos na escola Municipal, que recebe a todos com muito carinho, e cheios de quitutes feitas por eles. Lá um dia antes do inicio, os peregrinos vão de ônibus até a Barra do De Janeiro, a