O CAMINHO DE SANTIAGO

Desde Ponferrada

 

CAMINHO DESDE PONFERRADA

O Caminho Francês é a rota mais conhecida dentre as mais distintas vias históricas que chega à Santiago de Compostela (Caminho Inglês, Caminho Português, Caminho do Norte, Caminho Primitivo, Via de la Plata,…).  

 

Foi reconhecido pelo Conselho da Europa, em 1987, como o ”1º Itinerário Cultural Europeu” e pela UNESCO, em 1993, como “Patrimônio Cultural de la Humanidade”. No ano de 2004 se outorgou o prêmio Príncipe de Astúrias de la Concórdia.  

 

O Caminho tem sua origem no território francês,  daí sua denominação e entra pela Galícia por uma subida que alcança o seu ponto máximo de altura nos altos de O Cebreiro.  

 

Em todo trecho galego o caminhante poderá desfrutar da hospitalidade das pessoas, de uma rica e variada gastronomia de um importante patrimônio artístico em general de todo um país acolhedor disposto a receber o viajante.

SOBRE O CAMINHO

 

Propomos uma experiência inesquecível que é fazer o Caminho a pé, a partir da cidade medieval de Ponferrada, durante 11 dias vamos percorrer a estrada para chegar ao Santiago de Compostela, passaremos a noite em casas de turismo rural e hotéis rústicos onde podemos saborear a cozinha galega e galega.

No Caminho o Peregrino aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo. Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições.

Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos de diferentes partes do mundo.

DIA A DIA / ETAPAS

 

Dia 01/ Cidade de origem - Europa

Saída de viagem do Aeroporto internacional do Brasil com destino a Europa, sugestão é voo até Madri na Espanha. Chegada no dia seguinte ao dia da viagem. 

Dia 02/ Chegada a Ponferrada

Chegada por conta dos Peregrinos a Astorga. Ponto de encontro no hotel, reunião de esclarecimento com o guia, entrega da credencial do Peregrino e jantar no hotel.

Dia 03/ Etapa 1: Ponferrada - Villafranca del Bierzo (21 Km)

Começaremos nosso caminho, uma etapa praticamente plana. Hospedagem no  Micrho Hostal la Puerta del Perdón.

Dia 04/ Etapa 2: Villafranca del Bierzo - O Cebreiro (28,4 Km)

Começaremos a notar como progressivamente muda a paisagem com mais árvores e começaremos a encontrar algum desnível. Desde  Herrías de Valcarcel até O Cebreiro. pode ser um dos trechos mais dificeis, já que é praticamente tudo morro acima até chegar no alto de O Cebreiro.  Hospedagem no Hotel O Cebreiro - Casa Valiña. Antiga casa de aldeia restaurada no ano 2000, que mantem a estrutura tradicional do edifício.  Está situada ao lado de uma capela do século IX  e rodeada de "palloças".

Dia 05/ Etapa 3: O Cebreiro – Triacastela (25,6 Km)

O caminhante parte do alto de O Cebreiro. A rota segue parr Liñares, Hospital da Condesa, Padornelo, Puerto de O Poio, ponto mais alto do Caminho Francés na Galicia, Fonfría, O Biduedo, Fillobal, Pasantes y Ramil para finalmente chegar a Triacastela. Ao finalizar esta etapa estaremos esperando para traladar até o nossa hospedagem na Casa Pacios.  Antiga casa rural del siglo XVII, situada em Vilavella , por onde passavam os peregrinos medievais para pegar pedras de calcário para levarem até os fornos de cal de A Castañeda, em Arzúa, para assim colaborar com a construção da Catedral de Santiago.

Dia 06/ Etapa 4: Triacastela - Gorolfe (14,4 Km).

De Triacastela o caminho segue para Renche, San Martiño do Real, Samos. Depois de uma parada em Samos para conhecer o Mosteiro, continua caminhando até Gorolfe, destino final desta quarta etapa e onde também teremos serviço de translado até a nossa hospedagem. Hospedagem será na Casa de Díaz: Estabelecimento restaurado em 1997, que conjuga o moderno com os elementos tradicionais próprios de uma construção rústica, como antigos fornos, e uma capela do século XI. Dispõe de piscina e estacionamento.

Dia 07/ Etapa 5:  Gorolfe - Ferreiros (24 Km)

A próxima cidade a que se chegará o caminhante é Sarriá. Continuamos por Domiz, Lavandeira, A Brea, Morgade, e finalmente Ferreiros com sua igreja românica de Santa Maria (Século XII). Translado ao final da etapa até a Casa O Foilabar , antigo caçadores de lobos, de origem centenária. Na sala de jantar da casa rural poderá degustar comidas a base de produtos típicos do local. 

Dia 08/ Etapa 6 : Ferreiros - Lestedo (28,5 Km)

Esta etapa se inicia em Ferreiros e continua por Mirallos, A Pena, Rozas, Moimentos, Mercadoiro, Moutras, A Parrocha, Vilachá, e Portomarín. A rota continua por Gonzar, Castromaior e sua igreja românica, Ventas de Narón com sua capela da Magdalena, A Previsa, Lameiros e a capela de San Marcos. Daqui o Peregrino passará por Ligonde , Eirexe y Portos, aldeia situada próximo ao templo românico de Vilar de Donas, que pertenceu a um monastério, primeiro feminino (de onde veio o nome de Donas) e mais tarde a Ordem de Santiago.  A final da etapa será em Lestedo e novamente um traslado até a Casa Roán, um complexo rural composto de duas casas antigas de lavoura dentro de uma propriedade com amplos jardins e com um pátio interior perfeitamente restaurado.

Dia 09/ Etapa 7 : Lestedo - A Castañeda (27,4 Km)

Partindo de Lestedo se passa por Os Valos, A Brea, O Rosário, Palas de Rei. Segue por Campo dos Romeiros, lugar de encontro de peregrinos, San Xulián do Camiño, O Mato, Casanova, Porto de Bois, Couto, primeira aldeia do trecho dentro da província de A Coruña. O seguinte ponto de parada é Leboreiro, onde se pode visitar sua igreja românica de Santa María, considerada uma dos "marcos do Caminho de Santiago".  Logo chegamos a Disicabo, Furelos com sua poente medieval e Melide, onde se pode realizar uma visita ao Museo Terra de Melide, e admirar seu “cruzeiro” gótico. Avançamos por Santa María, O Raído, Boente e sua igreja de Santiago até A Castañeda. Hospedagem em Pazo Sedor, edifício construído ao final do século XVII.  Restaurada recentemente com todos os elementos e comodidades atuais. Amplas quartos e salões. Tranquilidade total e atendimento personalizado.

Dia 10/ Etapa 8: A Castañeda - Santa Irene (22,1 Km)

Deixando A Castañeda o peregrino chega a O Pedrido, a Ribadiso e o antigo hospital de peregrinos, atualmente convertido em albergue.  Em Arzúa, poderá visitar a igreja de Santiago e a capela gótica de Magdalena. Se avança o caminho para Raído, Cortobe, Ferreiros, Boavista, A Salceda, A Brea. Chegando a Santa Irene,  com sua fonte e particular igreja, se finaliza esta etapa. Novamente Traslado até a casa de turismo rural O Muiño da Pena,  antigo molinho e serraria de mais de 200 anos junto ao rio Mera, e prefeitura de O Pino. Também se pode visitar o museu etnográfico.

Dia 11/ Etapa 9Santa Irene - Santiago de Compostela (22,4 Km).

Para finalmente chegar a Santiago o peregrino parte de Santa Irene para continuar sua viaje por A Rúa, última aldeia antes de chegar a Arca, capital de O Pino,  município imediatamente anterior a Santiago de Compostela.  O acesso a Compostela ocorre por A Lavacolla, onde antigamente existia a tradição de lavar-se o corpo no rio que passa pelo local. Continuando o caminho se chega ao Monte do Gozo, assim denominado por causa da alegria que produzia ao peregrino ao avistar pela primeira vez as torres da Catedral.  O centro antigo da cidade chega pela rua de Os Concheiros continuando por San Pedro, Porta do Camiño, Casas Reais, plaza de Cervantes, A Acibechería e finalmente, a Catedral. Se estivermos em um Ano Santo, seguramente o Peregrino optará por entrar no Santuário pela Porta Santa, aberta somente durante os anos de Jubileo. Hospedagem no hotel com o encanto do centro histórico de Santiago. Jantar não incluído.

Dia 12/ Santiago de Compostela

Dia inteiro para desfrutar e conhecer Santiago de Compostela. Visitaremos  a cobertura da Catedral, para contemplar suas magníficas vistas panorâmicas. Fim dos Serviços. 

Dia 13/ Santiago - Retorno a cidade de origem

Os serviços se encerram após o café da manhã, tendo a liberdade de voltar no Brasil ou seguir para outro destino. Retorno em voo de Santiago de Compostela e chegada a São Paulo no dia seguinte . 

 

É BOM SABER

1. Onde ? 

Este trecho do Caminho de Santiago fica na rota do Caminho Francês a partir da cidade de Ponferrada, que é uma cidade da Espanha e fica na província de Leon , entra na Galícia e segue até Santiago de Compostela

2. Duração:

A proposta deste roteiro é de 9 dias /8 noites no Caminho de Santiago, porém considerando a ida e volta a cidade de origem, e mais uma noite para desfrutar da cidade de Santiago será de 11 dias /10 noites

3. Data de Inicio:

A Proposta do Caminho é de ser realizado em 7 Etapas 

Etapa 1: Astorga - Rabanal del Camino - Ponferrada. 
Etapa 2: Ponferrada - Alto do Poio. 
Etapa 3: Sarria- Portomarín. 
Etapa 4: Portomarín - Palas de Rei. 
Etapa 5: Palas de Rei - Arzúa. 
Etapa 6: Arzúa - Arca. 
Etapa 7: Arca - Santiago. 

4. Qual a Melhor Época :

A melhor opção é nas estações de outono ou primavera. Evite verão por causa do calor e do inverno por causa do frio intenso. 

5. Quanto Custa:

Valor de € 785 por pessoa em quarto duplo 
Valor de € 995 por pessoa em quarto individual

6. Qual o nível de dificuldade:

Nível médio.  O Caminho é para todos, mas precisa estar em boas condições de saúde e treinar com caminhadas preparatória para o Caminho nos meses antes da saída.

7. O que está incluído ?

  • 10 noites de alojamento em casas de turismo rural e hotéis. 

  • Meia pensão (café da manhã e jantar) durante a estrada e café da manhã em Santiago. 

  • Transferência no final de cada etapa para a casa rural e vice-versa (quando o estabelecimento não está localizado no final da etapa.) 

  • Seguro turístico .

8. O que levar?

  • Mochila pequena para levar na caminhada

  • 3 ou 4 camisetas de manga curta ou longa;

  • 3 pares de meia;

  • 3 roupas de baixo;

  • 2 calças bermudas;

  • 1 bermuda;

  • 1 Par de bota de caminhada;

  • 1 chinelo ou papete de caminhada;

  • 1 Toalha para banho;

  • 1 Anorak corta vento;

  • 1 Maiô / biquíni / sunga;

  • 1 Blusa de frio fleace ;

  • Repelente;

  • Protetor solar ;

  • Boné e óculos de sol;

  • Máquina fotográfica;

  • Sacos plásticos (para lixo e roupas);

  • Medicamentos pessoais;

  • Materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens.

8. Quem leva?

Viloria - Galicia Incoming : Uma operadora de turismo que presta serviços desde 1992, especializada em circuitos do Caminho de Santiago, Espanha Verde e Cidades Patrimoniais. Nossa sede está localizada em Santiago de Compostela e nós representamos operadores de turismo de toda a Europa, América e Ásia.

9. Posso ir sozinho?

Sim, mas não nestas condições, este é um roteiro para Grupos de mínimo 2 pessoas

10. Credencial e Certificado de conclusão do Caminho

Sim, está incluído a Credencial do Peregrino e o certificado deve ser retirado na confraria

 

DETALHES IMPORTANTES

ANTES DE INICIAR A ROTA FICA ALGUNS LEMBRETES

​​​

  • Nas Casas Rurais não garantimos que tenha duas camas em quartos duplos. 

  • As solicitação de reservas deverão ser realizar com um mínimo de 14 dias de antecipação do inicio do caminho

  • Há uma possibilidade alterar a ordem da noite em Santiago, isto é, os programas podem ser duas noites no início do programa, duas noites no fim do programa, ou uma noite no início e no fim da estrada. 

  • Se quiser contratar qualquer um desses serviços inclui-lo no formulário de reserva no campo de comentários.

  • Peregrinação pode ser comprados durante todo o ano, exceto no mês Agosto e Páscoa.

Opcionais

  • Possibilidade de contratação de uma noite de hospedagem na chegada em Ferrol e uma em Santiago 

  • 2 Noites de hotel com café incluídos; preço por pessoa em quarto duplo € 165 e € 220 por pessoa em quarto de solteiro 

  • Jantar com menu de restaurante no centro histórico de Santiago de Compostela

  • Visita a cobertura da Catedral. 

  •  Serviço de transporte de mochila durante o Caminho

  • Cobertura de seguro de cancelamento.

  • Lanche de trilha:  A solicitação deste serviço deverá ser na chegada do hotel, para que se tenham tempo de preparar para o dia seguinte.  O preço do lanche é de 6 € e inclui (1 lanche, 2 frutas e 1 água).

Nota: se quiser contratar algum destes serviços incluir na inscrição como observações.

Como Chegar em Ponferrada: 

  • Traslado privado : consultar os preços.

  • Transporte público: A Empresa de ônibus: ALSA - Tel.: +34 902 422 242 - Web: www.alsa.es , há ônibus desde o aeroporto de Madrid Barajas na terminal 4 e desde la estação sul de Madrid.

  • Trens: RENFE - www.renfe.es há trens desde a estação de Chamartin de Madrid até Ponferrada.

Viva a experiência de percorrer o Caminho junto com um professor da USC, em 6 etapas, com uma média de 20 km / dia, nas quais você visitará vários lugares histórico-artísticos que servem de contexto para salas de aula itinerantes.
Você pode fazer isso?
Inscreva-se já

SITES FONTES DE INFORMAÇÕES:

DEPOIMENTOS SOBRE O CAMINHO

Você já percorreu este Caminho? 

Deixe o seu depoimento sobre o Caminho: O que mais gostou? Quais as dificuldades enfrentadas ?

O que os Peregrinos tem de saber ?  Você recomendaria ? Quais as suas dicas? Ajude os Peregrinos .

Confira tudo que o "Peregrino Sem Fronteiras" pode ajudar você

  • sáb., 01 de ago.
    Circuito Vale Europeu
    01 de ago. de 2020 19:00
    Circuito Vale Europeu, Indaial, SC, Brasil
    O Caminho do Vale Europeu em Santa Catarina é um caminho de 200 km percorrendo os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, de muita natureza, paz, harmonia, com paisagens e cenários lembrando cidades da Europa.
  • seg., 01 de jun.
    Norcia a Montecassino
    01 de jun. de 2020 11:30
    Norcia a Montecassino, 06046 Nórcia, Perúgia, Itália
    O Caminho de São Bento e atravessa o coração da Itália, incluindo as regiões do Lázio e Úmbria, passando por Norcia, cidade onde nasceu São Bento, Subiaco, onde ele viveu e Montecassino, onde passou os últimos anos da vida dele. Vamos lá!
  • dom., 03 de mai.
    Via del Santuario della Verna, 45, 52010 Chiusi della Verna AR, Itália
    03 de mai. de 2020 11:30
    Via del Santuario della Verna, 45, 52010 Chiusi della Verna AR, Itália
    Caminhar ao longo do Caminho de Francisco, no entanto, é uma autêntica viagem do espírito, que atende o desejo do homem, mesmo do homem de hoje, de buscar profundamente dentro de si mesmo o sentido de sua própria existência.
  • qui., 14 de nov.
    Anchieta a Marobá
    14 de nov. de 2019 19:00 – 17 de nov. de 2019 12:00
    Anchieta a Marobá, Anchieta, ES, 29230-000, Brasil
    O Caminho dos Santuários consiste na reconstituição e institucionalização da rota percorrida pelo Padre Anchieta, compreendida entre a antiga Vila de Rerigtiba, atual município de Anchieta, o Santuário Nacional de São José de Anchieta e o Santuário de Nossa Senhora das Neves em Presidente Kennedy.
  • seg., 30 de set.
    Santiago de Compostela
    30 de set. de 2019 09:00 – 11 de out. de 2019 14:00
    Santiago de Compostela, Praza do Obradoiro, 0, 15705 Santiago de Compostela, A Coruña, Espanha
    Viva a experiência de percorrer o Caminho junto com um professor da USC, em 6 etapas, com uma média de 20 km / dia, nas quais você visitará vários lugares histórico-artísticos que servem de contexto para salas de aula itinerantes.