O CAMINHO DE SANTIAGO

Desde Ponferrada

 

CAMINHO DESDE PONFERRADA

O Caminho Francês é a rota mais conhecida dentre as mais distintas vias históricas que chega à Santiago de Compostela (Caminho Inglês, Caminho Português, Caminho do Norte, Caminho Primitivo, Via de la Plata,…).  

 

Foi reconhecido pelo Conselho da Europa, em 1987, como o ”1º Itinerário Cultural Europeu” e pela UNESCO, em 1993, como “Patrimônio Cultural de la Humanidade”. No ano de 2004 se outorgou o prêmio Príncipe de Astúrias de la Concórdia.  

 

O Caminho tem sua origem no território francês,  daí sua denominação e entra pela Galícia por uma subida que alcança o seu ponto máximo de altura nos altos de O Cebreiro.  

 

Em todo trecho galego o caminhante poderá desfrutar da hospitalidade das pessoas, de uma rica e variada gastronomia de um importante patrimônio artístico em general de todo um país acolhedor disposto a receber o viajante.

SOBRE O CAMINHO

 

Propomos uma experiência inesquecível que é fazer o Caminho a pé, a partir da cidade medieval de Ponferrada, durante 11 dias vamos percorrer a estrada para chegar ao Santiago de Compostela, passaremos a noite em casas de turismo rural e hotéis rústicos onde podemos saborear a cozinha galega e galega.

No Caminho o Peregrino aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo. Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições.

Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos de diferentes partes do mundo.

DIA A DIA / ETAPAS

 

Dia 01/ Cidade de origem - Europa

Saída de viagem do Aeroporto internacional do Brasil com destino a Europa, sugestão é voo até Madri na Espanha. Chegada no dia seguinte ao dia da viagem. 

Dia 02/ Chegada a Ponferrada

Chegada por conta dos Peregrinos a Astorga. Ponto de encontro no hotel, reunião de esclarecimento com o guia, entrega da credencial do Peregrino e jantar no hotel.

Dia 03/ Etapa 1: Ponferrada - Villafranca del Bierzo (21 Km)

Começaremos nosso caminho, uma etapa praticamente plana. Hospedagem no  Micrho Hostal la Puerta del Perdón.

Dia 04/ Etapa 2: Villafranca del Bierzo - O Cebreiro (28,4 Km)

Começaremos a notar como progressivamente muda a paisagem com mais árvores e começaremos a encontrar algum desnível. Desde  Herrías de Valcarcel até O Cebreiro. pode ser um dos trechos mais dificeis, já que é praticamente tudo morro acima até chegar no alto de O Cebreiro.  Hospedagem no Hotel O Cebreiro - Casa Valiña. Antiga casa de aldeia restaurada no ano 2000, que mantem a estrutura tradicional do edifício.  Está situada ao lado de uma capela do século IX  e rodeada de "palloças".

Dia 05/ Etapa 3: O Cebreiro – Triacastela (25,6 Km)

O caminhante parte do alto de O Cebreiro. A rota segue parr Liñares, Hospital da Condesa, Padornelo, Puerto de O Poio, ponto mais alto do Caminho Francés na Galicia, Fonfría, O Biduedo, Fillobal, Pasantes y Ramil para finalmente chegar a Triacastela. Ao finalizar esta etapa estaremos esperando para traladar até o nossa hospedagem na Casa Pacios.  Antiga casa rural del siglo XVII, situada em Vilavella , por onde passavam os peregrinos medievais para pegar pedras de calcário para levarem até os fornos de cal de A Castañeda, em Arzúa, para assim colaborar com a construção da Catedral de Santiago.

Dia 06/ Etapa 4: Triacastela - Gorolfe (14,4 Km).

De Triacastela o caminho segue para Renche, San Martiño do Real, Samos. Depois de uma parada em Samos para conhecer o Mosteiro, continua caminhando até Gorolfe, destino final desta quarta etapa e onde também teremos serviço de translado até a nossa hospedagem. Hospedagem será na Casa de Díaz: Estabelecimento restaurado em 1997, que conjuga o moderno com os elementos tradicionais próprios de uma construção rústica, como antigos fornos, e uma capela do século XI. Dispõe de piscina e estacionamento.

Dia 07/ Etapa 5:  Gorolfe - Ferreiros (24 Km)

A próxima cidade a que se chegará o caminhante é Sarriá. Continuamos por Domiz, Lavandeira, A Brea, Morgade, e finalmente Ferreiros com sua igreja românica de Santa Maria (Século XII). Translado ao final da etapa até a Casa O Foilabar , antigo caçadores de lobos, de origem centenária. Na sala de jantar da casa rural poderá degustar comidas a base de produtos típicos do local. 

Dia 08/ Etapa 6 : Ferreiros - Lestedo (28,5 Km)

Esta etapa se inicia em Ferreiros e continua por Mirallos, A Pena, Rozas, Moimentos, Mercadoiro, Moutras, A Parrocha, Vilachá, e Portomarín. A rota continua por Gonzar, Castromaior e sua igreja românica, Ventas de Narón com sua capela da Magdalena, A Previsa, Lameiros e a capela de San Marcos. Daqui o Peregrino passará por Ligonde , Eirexe y Portos, aldeia situada próximo ao templo românico de Vilar de Donas, que pertenceu a um monastério, primeiro feminino (de onde veio o nome de Donas) e mais tarde a Ordem de Santiago.  A final da etapa será em Lestedo e novamente um traslado até a Casa Roán, um complexo rural composto de duas casas antigas de lavoura dentro de uma propriedade com amplos jardins e com um pátio interior perfeitamente restaurado.

Dia 09/ Etapa 7 : Lestedo - A Castañeda (27,4 Km)

Partindo de Lestedo se passa por Os Valos, A Brea, O Rosário, Palas de Rei. Segue por Campo dos Romeiros, lugar de encontro de peregrinos, San Xulián do Camiño, O Mato, Casanova, Porto de Bois, Couto, primeira aldeia do trecho dentro da província de A Coruña. O seguinte ponto de parada é Leboreiro, onde se pode visitar sua igreja românica de Santa María, considerada uma dos "marcos do Caminho de Santiago".  Logo chegamos a Disicabo, Furelos com sua poente medieval e Melide, onde se pode realizar uma visita ao Museo Terra de Melide, e admirar seu “cruzeiro” gótico. Avançamos por Santa María, O Raído, Boente e sua igreja de Santiago até A Castañeda. Hospedagem em Pazo Sedor, edifício construído ao final do século XVII.  Restaurada recentemente com todos os elementos e comodidades atuais. Amplas quartos e salões. Tranquilidade total e atendimento personalizado.

Dia 10/ Etapa 8: A Castañeda - Santa Irene (22,1 Km)

Deixando A Castañeda o peregrino chega a O Pedrido, a Ribadiso e o antigo hospital de peregrinos, atualmente convertido em albergue.  Em Arzúa, poderá visitar a igreja de Santiago e a capela gótica de Magdalena. Se avança o caminho para Raído, Cortobe, Ferreiros, Boavista, A Salceda, A Brea. Chegando a Santa Irene,  com sua fonte e particular igreja, se finaliza esta etapa. Novamente Traslado até a casa de turismo rural O Muiño da Pena,  antigo molinho e serraria de mais de 200 anos junto ao rio Mera, e prefeitura de O Pino. Também se pode visitar o museu etnográfico.

Dia 11/ Etapa 9Santa Irene - Santiago de Compostela (22,4 Km).

Para finalmente chegar a Santiago o peregrino parte de Santa Irene para continuar sua viaje por A Rúa, última aldeia antes de chegar a Arca, capital de O Pino,  município imediatamente anterior a Santiago de Compostela.  O acesso a Compostela ocorre por A Lavacolla, onde antigamente existia a tradição de lavar-se o corpo no rio que passa pelo local. Continuando o caminho se chega ao Monte do Gozo, assim denominado por causa da alegria que produzia ao peregrino ao avistar pela primeira vez as torres da Catedral.  O centro antigo da cidade chega pela rua de Os Concheiros continuando por San Pedro, Porta do Camiño, Casas Reais, plaza de Cervantes, A Acibechería e finalmente, a Catedral. Se estivermos em um Ano Santo, seguramente o Peregrino optará por entrar no Santuário pela Porta Santa, aberta somente durante os anos de Jubileo. Hospedagem no hotel com o encanto do centro histórico de Santiago. Jantar não incluído.

Dia 12/ Santiago de Compostela

Dia inteiro para desfrutar e conhecer Santiago de Compostela. Visitaremos  a cobertura da Catedral, para contemplar suas magníficas vistas panorâmicas. Fim dos Serviços. 

Dia 13/ Santiago - Retorno a cidade de origem

Os serviços se encerram após o café da manhã, tendo a liberdade de voltar no Brasil ou seguir para outro destino. Retorno em voo de Santiago de Compostela e chegada a São Paulo no dia seguinte . 

 

É BOM SABER

1. Onde ? 

Este trecho do Caminho de Santiago fica na rota do Caminho Francês a partir da cidade de Ponferrada, que é uma cidade da Espanha e fica na província de Leon , entra na Galícia e segue até Santiago de Compostela

2. Duração:

A proposta deste roteiro é de 9 dias /8 noites no Caminho de Santiago, porém considerando a ida e volta a cidade de origem, e mais uma noite para desfrutar da cidade de Santiago será de 11 dias /10 noites

3. Data de Inicio:

A Proposta do Caminho é de ser realizado em 7 Etapas 

Etapa 1: Astorga - Rabanal del Camino - Ponferrada. 
Etapa 2: Ponferrada - Alto do Poio. 
Etapa 3: Sarria- Portomarín. 
Etapa 4: Portomarín - Palas de Rei. 
Etapa 5: Palas de Rei - Arzúa. 
Etapa 6: Arzúa - Arca. 
Etapa 7: Arca - Santiago. 

4. Qual a Melhor Época :

A melhor opção é nas estações de outono ou primavera. Evite verão por causa do calor e do inverno por causa do frio intenso. 

5. Quanto Custa:

Valor de € 785 por pessoa em quarto duplo 
Valor de € 995 por pessoa em quarto individual

6. Qual o nível de dificuldade:

Nível médio.  O Caminho é para todos, mas precisa estar em boas condições de saúde e treinar com caminhadas preparatória para o Caminho nos meses antes da saída.

7. O que está incluído ?

  • 10 noites de alojamento em casas de turismo rural e hotéis. 

  • Meia pensão (café da manhã e jantar) durante a estrada e café da manhã em Santiago. 

  • Transferência no final de cada etapa para a casa rural e vice-versa (quando o estabelecimento não está localizado no final da etapa.) 

  • Seguro turístico .

8. O que levar?

  • Mochila pequena para levar na caminhada

  • 3 ou 4 camisetas de manga curta ou longa;

  • 3 pares de meia;

  • 3 roupas de baixo;

  • 2 calças bermudas;

  • 1 bermuda;

  • 1 Par de bota de caminhada;

  • 1 chinelo ou papete de caminhada;

  • 1 Toalha para banho;

  • 1 Anorak corta vento;

  • 1 Maiô / biquíni / sunga;

  • 1 Blusa de frio fleace ;

  • Repelente;

  • Protetor solar ;

  • Boné e óculos de sol;

  • Máquina fotográfica;

  • Sacos plásticos (para lixo e roupas);

  • Medicamentos pessoais;

  • Materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens.

8. Quem leva?

Viloria - Galicia Incoming : Uma operadora de turismo que presta serviços desde 1992, especializada em circuitos do Caminho de Santiago, Espanha Verde e Cidades Patrimoniais. Nossa sede está localizada em Santiago de Compostela e nós representamos operadores de turismo de toda a Europa, América e Ásia.

9. Posso ir sozinho?

Sim, mas não nestas condições, este é um roteiro para Grupos de mínimo 2 pessoas

10. Credencial e Certificado de conclusão do Caminho

Sim, está incluído a Credencial do Peregrino e o certificado deve ser retirado na confraria

 

DETALHES IMPORTANTES

ANTES DE INICIAR A ROTA FICA ALGUNS LEMBRETES

​​​

  • Nas Casas Rurais não garantimos que tenha duas camas em quartos duplos. 

  • As solicitação de reservas deverão ser realizar com um mínimo de 14 dias de antecipação do inicio do caminho

  • Há uma possibilidade alterar a ordem da noite em Santiago, isto é, os programas podem ser duas noites no início do programa, duas noites no fim do programa, ou uma noite no início e no fim da estrada. 

  • Se quiser contratar qualquer um desses serviços inclui-lo no formulário de reserva no campo de comentários.

  • Peregrinação pode ser comprados durante todo o ano, exceto no mês Agosto e Páscoa.

Opcionais

  • Possibilidade de contratação de uma noite de hospedagem na chegada em Ferrol e uma em Santiago 

  • 2 Noites de hotel com café incluídos; preço por pessoa em quarto duplo € 165 e € 220 por pessoa em quarto de solteiro 

  • Jantar com menu de restaurante no centro histórico de Santiago de Compostela

  • Visita a cobertura da Catedral. 

  •  Serviço de transporte de mochila durante o Caminho

  • Cobertura de seguro de cancelamento.

  • Lanche de trilha:  A solicitação deste serviço deverá ser na chegada do hotel, para que se tenham tempo de preparar para o dia seguinte.  O preço do lanche é de 6 € e inclui (1 lanche, 2 frutas e 1 água).

Nota: se quiser contratar algum destes serviços incluir na inscrição como observações.

Como Chegar em Ponferrada: 

  • Traslado privado : consultar os preços.

  • Transporte público: A Empresa de ônibus: ALSA - Tel.: +34 902 422 242 - Web: www.alsa.es , há ônibus desde o aeroporto de Madrid Barajas na terminal 4 e desde la estação sul de Madrid.

  • Trens: RENFE - www.renfe.es há trens desde a estação de Chamartin de Madrid até Ponferrada.

Curso do Caminho de Santiago de Compostela
Viva a experiência de percorrer o Caminho junto com um professor da USC, em 6 etapas, com uma média de 20 km / dia, nas quais você visitará vários lugares histórico-artísticos que servem de contexto para salas de aula itinerantes.
Você pode fazer isso?

SITES FONTES DE INFORMAÇÕES:

DEPOIMENTOS SOBRE O CAMINHO

Você já percorreu este Caminho? 

Deixe o seu depoimento sobre o Caminho: O que mais gostou? Quais as dificuldades enfrentadas ?

O que os Peregrinos tem de saber ?  Você recomendaria ? Quais as suas dicas? Ajude os Peregrinos .

Confira tudo que o "Peregrino Sem Fronteiras" pode ajudar você

Circuito do Vale Europeu
Sat, Aug 01
Circuito Vale Europeu
Aug 01, 7:00 PM
Circuito Vale Europeu, Indaial, SC, Brasil
O Caminho do Vale Europeu em Santa Catarina é um caminho de 200 km percorrendo os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, de muita natureza, paz, harmonia, com paisagens e cenários lembrando cidades da Europa.
Caminho de São Bento
Mon, Jun 01
Norcia a Montecassino
Jun 01, 11:30 AM
Norcia a Montecassino, 06046 Nórcia, Perúgia, Itália
O Caminho de São Bento e atravessa o coração da Itália, incluindo as regiões do Lázio e Úmbria, passando por Norcia, cidade onde nasceu São Bento, Subiaco, onde ele viveu e Montecassino, onde passou os últimos anos da vida dele. Vamos lá!
Caminho de São Francisco
Sun, May 03
Via del Santuario della Verna, 45, 52010 Chiusi della Verna AR, Itália
May 03, 11:30 AM
Via del Santuario della Verna, 45, 52010 Chiusi della Verna AR, Itália
Caminhar ao longo do Caminho de Francisco, no entanto, é uma autêntica viagem do espírito, que atende o desejo do homem, mesmo do homem de hoje, de buscar profundamente dentro de si mesmo o sentido de sua própria existência.
Caminho do Santuário
Thu, Nov 14
Anchieta a Marobá
Nov 14, 2019, 7:00 PM – Nov 17, 2019, 12:00 PM
Anchieta a Marobá, Anchieta, ES, 29230-000, Brasil
O Caminho dos Santuários consiste na reconstituição e institucionalização da rota percorrida pelo Padre Anchieta, compreendida entre a antiga Vila de Rerigtiba, atual município de Anchieta, o Santuário Nacional de São José de Anchieta e o Santuário de Nossa Senhora das Neves em Presidente Kennedy.
Curso do Caminho de Santiago de Compostela
Mon, Sep 30
Santiago de Compostela
Sep 30, 2019, 9:00 AM – Oct 11, 2019, 2:00 PM
Santiago de Compostela, Praza do Obradoiro, 0, 15705 Santiago de Compostela, A Coruña, Espanha
Viva a experiência de percorrer o Caminho junto com um professor da USC, em 6 etapas, com uma média de 20 km / dia, nas quais você visitará vários lugares histórico-artísticos que servem de contexto para salas de aula itinerantes.

Caminhadas

Caminhos do Brasil

Caminhos Internacionais

Caminho de São Francisco

Caminho  de São Bento

Caminho da Via Francigena

Caminho de Shikoku

Caminho Machu Pichu

Caminho Salkantay

Caminho Torres del Paine

Caminho Patagônia Argentina

Caminho de Santiago

Caminho Francês desde:

San Jean Pied del Port

Ponferrada

Caminho da Costa Português

Caminho Central Português

Caminho Primitivo

Caminho de Madrid

Caminho de Via de la Plata

Caminho Inglês

Contato

Fale Conosco

Quem somos

Peregrinos

Associações

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

©2019 by Peregrino Sem Fronteiras. Proudly created with Wix.com

Rua Apiacas, 403  - Blue Point 5º Andar CEP 05017-020, Perdizes São Paulo/SP

Telefone / Whatsaap: 11 97103-0939  |  Embratur : nº  26.007088.96-2