top of page

Salve, Salve São Francisco de Assis!


E assim registrei no meu livro "Um pobre SANTO, um rei SANTO:"


ree

"São Francisco de Assis, um pobre santo


1181-1182 – Nasce em Assis, Itália, São Francisco de Assis. Falece em 3 de outubro de 1226, na cidade de Assis. Filho de Pedro Bernardone e Dona Joana, conhecida como Dona Pica. Seus restos mortais se encontram na Basílica de São Francisco de Assis, na cidade de Assis. Foi canonizado em 16 de julho de 1228 pelo papa Gregório IX. É o padroeiro da Itália, dos animais e da natureza.


Para muitos admiradores, São Francisco de Assis é qualificado como Espelho da Perfeição, Imitador de Cristo, Segundo Cristo, e, tudo ganha grandes proporções quando se conhece a rica vida desse verdadeiro homem santo. Mesmo com toda grandiosidade e magnitude que representa São Francisco de Assis para a igreja católica, só existe uma verdade: Jesus Cristo é único. Esse bom santo, assim como os apóstolos, após vários séculos, foi um enviado como instrumento para o exercício e as práticas que Jesus nos ensinou, o que ele cumpriu fielmente o Evangelho É muito importante a nossa busca em seguir tudo que os antigos profetas e Jesus nos deixaram através de suas mensagens, exemplos e práticas.


São Francisco de Assis em sua língua pátria é carinhosamente conhecido como “Poverello de Assis”, na tradução o “Pobrezinho de Assis”. Muito embora, tenha nascido em berços de família rica, seu pai um grande comerciante de tecidos, foi criado com todas regalias em ambientes nobres de uma família tradicional na cidade de Assis, contando com forte desejo paterno que ele se tornasse o sucessor nos seus empreendimentos, teve também uma juventude rodeada de amigos voltada para tantas festas e farras pelas noites que a boa vida lhe proporcionava, mas quis o destino que tudo fosse mudado quando em plena adolescência recebeu o chamado para o mundo do servir e não ser servido.


Muitos foram os chamados de Deus a São Francisco de Assis através de sinais manifestados em tantos momentos de sua vida, entre elas: quando prisioneiro, numa noite recebeu a indagação de qual era o interesse dele, servir ao Senhor ou ao servo, não titubeou pelo primeiro: quando ao entrar na pequenina igreja de São Damião, ouviu do Cristo crucificado na parede, pedir para restaurar a igreja que estava em ruínas; quando do encontro com o leproso, com toda humildade abraçou e beijou esse triste doente. O Pobrezinho de Assis na compaixão do seu coração, via e sentia em cada pobre o rosto do Cristo, compreendendo, transformando e se tornando o amigo dos pobres e da pobreza. A coragem, o amor vivenciado em seus exemplos nos traz um novo chamado para sermos o novo jeito da nossa Igreja.


A Igreja católica celebra data solene de São Francisco de Assis no dia 04 de outubro e neste século a família franciscana se rende a tantas celebrações de datas importantes que nos remete ao seu legado, tais como: - em 2 de agosto, o dia do “Perdão de Assis”, quando em oração na Igreja Santa Maria dos Anjos, teve a visão de Cristo com sua mãe, pede e obtém do Papa Honório III a indulgência para os fiéis que visitassem a sua pequenina Porciúncula; - em 17 de setembro, a aparição seráfica e as impressões dos “Estigmas” que aconteceu no Monte Alverne, vale registrar que no mês de setembro realiza-se a Quaresma de São Miguel, idealizada por São Francisco de Assis, pela sua prática de jejum ao qual era devotíssimo desse arcanjo; - em 25 de dezembro e em todo período natalino, a cultura de presépios nas igrejas e residências, inspiração e criação franciscana na cidade de Greccio; -

em 2025, os 800 anos do “Cãntico das criaturas”, uma composição poética em louvor a Deus, exaltando a natureza bela e bondosa, a paz, concluindo com a irmã Morte; - e interessante registrar que São Francisco de Assis, também, foi um peregrino do Caminho de Santiago, e para celebrar esse feito, durante todo o ano de 2014, o peregrino ao concluir e chegar até a Catedral de Santiago de Compostela, além de receber o tradicional certificado “Compostela”, caso tivesse interesse, recebia da igreja franciscana o certificado “Cotolaya”, uma espécie de “Compostela Franciscana”, alusiva aos 800 anos da peregrinação de São Francisco de Assis por esse milenar e mágico caminho.

Ao escrever e falar do Pobrezinho de Assis, não tem como não fazer um pequeno registro de quão a importância de Santa Clara de Assis, a plantinha de São Francisco de Assis, pelo seu companheirismo no exemplar modelo de vida religiosa, claríssima na fé e na devoção aos ensinamentos de Jesus junto ao pobre santo e seus primeiros companheiros."


Mariano Leal de Paula


ree
ree

 
 
 


Segundo o Diário de Burgos os hospitaleiros da rota entre as duas cidades estão alertado para a habitualidade de muitos peregrinos a viajar de ônibus o trecho de Burgos a León. "Há guias no Caminho de Santiago que os incentivam a fazê-lo, e convidam os peregrinos a ignorá-lo alegando que é difícil e chato", lamenta Diana Díez, que administra o albergue Fuente Sidres em Castellanos de Castro.

ree

Eu sempre ouvi pessoas recomendando pular este trecho dizendo que nesse trecho não tem nada por não ter montanhas, não é só nos guias. Dividir o Caminho desta forma é como fazer dois caminhos, não é a mesma coisa que percorrer o caminho por inteiro.


Quando você interrompe o seu trajeto em Burgos e recomeça em Leon, você não está recomeçando o caminho, você está iniciando outro Caminho. Quando você começa a criar raízes de amizades com os peregrinos que iniciaram em San Jean ou Roncevalles ficam para traz e deixam de existir.


Em Leon é um novo inicio de caminho você terá que começar tudo de novo e formar novas amizades com os Peregrinos.


Como diz o Diário de Burgos "Campos eternos de cereal, verde ou amarelo, dependendo da época do ano, e céus infinitos que convidam ao pensamento e à introspecção enquanto caminham pelos caminhos que os acompanham também carregados com alguns dos melhores exemplos da arte romana. E silêncio. Em princípio, condições ideais para sentir o Caminho de Santiago, para fazer sentido, certamente, da razão que leva alguém a pendurar uma mochila pesada e atravessar meia península a pé até a cidade da Galícia".


Eu considero este um trecho é muito bonito, não tem montanhas altas, mas você caminha nas alturas em linha reta, este trecho você consegue se surpreender ao caminhar longas distâncias em menor tempo.


O Peregrino André Castro comenta o texto: "Que lamentável… Cada ponto do caminho importa (e muito). Esse trecho aí então… É quando você começa a conversar consigo mesmo e a refletir… Como o caminho é a metáfora da vida, pular esse trecho entre Burgos e León seria o equivalente a deixar para trás a sabedoria e as necessárias reflexões à vida, mas… É o que já dissemos antes aqui: apesar de eu não concordar com o “pular essa etapa”, cada um faz o caminho que pode (ou quer)".


O Peregrino Mauricio Ignácio complementa: "O Caminho é uma metáfora da vida. Se na vida não podemos cortar fora as partes chatas, porque cortá-las no Caminho? Partes planas tem sua beleza. Eu não achei nem chata e muito menos sem graça, mas é gosto pessoal. Concordo com o texto que diz que você estará em outra Aventura, não é continuidade da primeira".


Sempre alertei para este fato e recomendo para as pessoas que só tem 20 dias começar em Burgos e fazer o caminho por inteiro.


Bom Caminho a todos.


Paulo Bertechini


ree




 
 
 

Sim, era o que eu realmente acreditava.


Quando eu estava me preparando para ir percorrer o Caminho de Santiago pela primeira vez eu tinha a certeza de eu estava escolhendo a melhor época, o dia, eu quem estava decidindo tudo.


Foram várias “coincidências” acontecendo no dia a dia que me fazia acreditar que eu estava escolhendo o dia da minha peregrinação.


Isto tudo eu conto no meu livro " Um Caminho de Emoções" vocês ficarão sabendo que ao tentar realizar o meu sonho de subir o pico da bandeira, acabei percorrendo o Caminho da Luz, e quem me iluminou e me levou a percorrer o Caminho de Santiago de Compostela.


E só depois de finalizar o Caminho é que entendi que não é o peregrino que escolhe a data de ir para o Caminho, mas sim o Caminho que escolhe você para estar lá, naquela data, naquela época, naquele ano.


Não adianta você querer antecipar o dia da sua viagem para chegar logo, o Caminho acontece ou não na sua vida quando você menos espera.


Por conta da COVID-19 muitas pessoas que tinham programado para ir para o Caminho, com passagens compradas, credencial na mão, tiveram que adiar o sonho para uma outra data.


Em 2020 duas amigas programaram para fazer o caminho juntas em setembro, por conta da pandemia tiveram que adiar, não sabem para quando e nem se vão juntas para o Caminho… E quando se organizarem e decidirem novamente, certamente o Caminho estará lá perfeito e sentirá que valeu a pena adiar a sua peregrinação.


Enquanto eu estava a frente da ACACS-SP - Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela como Presidente, eu recebi muitos peregrinos que contaram as suas histórias.


Um amigo da Associação estava pronto para ir para o Caminho de Santiago, um mês antes de ir para o Caminho ele sofreu um acidente de carro e teve que adiar a sua viagem para a Espanha.


No Ano seguinte, ele tinha certeza que estaria no Caminho, um mês antes sofreu um infarto e teve que fazer uma cirurgia às pressas e mais uma vez adiou o seu sonho de ir para o Caminho.


Entre as idas e vindas, e enquanto se preparava para ir para o caminho o meu amigo conheceu uma mulher maravilhosa que estava também treinando para ir percorrer o Caminho.


As caminhadas de preparação para o Caminho fizeram que eles se aproximasse um do outro. Enfim, decidiram morar juntos, casaram e só depois é que decidiram irem juntos para o Caminho de Santiago e assim o sonho dos dois Peregrinos foram finalmente realizados.


Quando você for para o Caminho de Santiago se prestar um pouco de atenção em tudo que acontece no momento, perceberá que encontrará peregrinos que sempre vem para nos trazer uma mensagem, um aprendizado que estamos precisando aprender e ouvir para melhorarmos como pessoa.


É o Caminho é assim, a gente até tenta escolher a data às companhias, mas na Verdade só o Caminho determinará tudo quando você estará pronto Viver o Caminho.


Como essas histórias tem muitas outras, conte a sua...


Paulo Bertechini


ree

 
 
 
bottom of page