Circuito João Luiz Pozzobon
De Silveira Martins a Ivorá
(Rio Grande do Sul)
CAMINHO DA 4ª COLÔNIA
O Caminho da 4ª Colônia está localizado no centro do Rio Grande do Sul, a Quarta Colônia preserva os costumes e tradições dos primeiros imigrantes italianos que chegaram no final do séc. XIX.
Nesta região inserida na Reserva da Biosfera de Mata Atlântica, com rica paisagem de vales, montes, planícies, rios, riachos e cascatas, nasceu, viveu e peregrinou João Luiz Pozzobon. Um leigo que caminhou 140 mil quilômetros entre o Brasil e a América Latina divulgando o terço e a devoção à Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, e cujo processo para torná-lo Santo está em andamento no Vaticano.
A Quarta Colônia é um território de colonização italiana do final do séc. XIX, e está localizada no centro do Rio Grande do Sul. Inserida na Reserva da Biosfera de Mata Atlântica, proporciona estar entre belas paisagens, composta por vales, montes, planícies, onde as pequenas cidades são tranquilas e o interior retrata ruralidade e oferece hospitalidade.
O circuito foi preparado para trazer mais conforto ao peregrino oferecendo um caminho com trechos mais curtos, intercalado com apoio de traslados por meio de transporte do grupo até pontos de parada, amenizando assim os trechos de asfalto, sol forte, obras de estradas, ou caso de chuva intensa.
Desse modo, o peregrino poderá apreciar melhor a região visitar templos religiosos, museus, aproximar-se das comunidades acolhedoras para bater um papo, ouvir histórias, rever amigos, vivenciar a Quarta Colônia!
SOBRE O CAMINHO
O total do circuito é de 115 km, os quais foram divididos em 4 caminhos temáticos que totalizam a pé um total de 80 Km: Caminho dos Imigrantes (16 Km); Caminho Vêneto/Treviso (24 Km); Caminho das Esculturas (18 Km) e Caminho das Águas (22 Km).
Todo percurso feito a pé será por estradas de chão ensaibradas ou caminhos antigos que servem de descolamento na região. No caminho haverá traslados em transporte adequado ao grupo nas paradas programadas.
No Caminho, o peregrino poderá apreciar melhor a região e suas paisagens, e
-
tomar banho de rio,
-
visitar templos religiosos, museus e
-
vivenciar locais que guardam a memória deste peregrino.
Oportunidade para ter um contato mais próximo das comunidades acolhedoras, bater um papo, ouvir histórias, fazer amigos e desvendar a Quarta Colônia a pé
O caminho percorre pequenas cidades e espaços rurais na simplicidade e acolhimento de sua gente!
A maior parte do roteiro acontece no meio rural, sendo uma oportunidade de vivenciar a vida simples, a gastronomia da época em lugar privilegiado pela natureza, energético e ornado pela mão do homem que molda a pedra arenito em esculturas gigantescas: o Jardim das Esculturas.
Sua alma merece!
DIA A DIA / ETAPAS
👣

É BOM SABER
DETALHES IMPORTANTES
As refeições são da culinária colonial e típica da região italiana-
Sobre lavagem das roupas
- todos locais de hospedagem em comunidades oferecem tanque e varal para roupas.
- Hotel Beira Rio e Pousada Pinton tem serviço de lavanderia (não incluso na diária).
Carro de Apoio:
- o circuito oferece 01 carro de apoio que acompanha diariamente o grupo. A função do carro de apoio é: distribuir água e lanche; dar carona até máximo de 4 peregrinos ao mesmo tempo e carregar a bagagem em Reboque Coberto.
- o carro de apoio poderá a qualquer momento do percurso, sair para deslocar peregrino em caso de emergência e retornar assim que estiver resolvido o problema. Neste caso, abasteça sua garrafa de água e monitore sua sede... Seja paciente!
Ingressos Inclusos:
- no Jardim das Esculturas (visita ao Escultor Rogério Bertoldo, mais de 500 obras em pedra arenito, pequenas trilhas e jardins).
- na Casa Museu João Luiz Pozzobon.
Kit do peregrino:
-
camiseta de algodão, manga curta alusiva ao evento (informe seu tamanho na ficha de inscrição).
-
cajados artesanais fabricados na cidade de Ivorá pelo artesão Heitor Aozani.
-
crachá, certificado, credencial com mapa e distâncias que serão percorridas. Este mapa é seu Passaporte que deverá ser carimbado nos locais de parada (almoços e pernoites);
Seguro para acidentes pessoais
-
o circuito inclui Seguro individual para os 4 dias da caminhada
Equipe:
-
organização e gerenciamento da Agência de Turismo: Na Trilha Ecoturismo & Aventura
-
02 Guias cadastrados no Ministério do Turismo - experientes na caminhada.
-
02 peregrinos convidados e experientes no caminho.
-
01 motorista experiente no carro de apoio com distribuição diária de água e barras de cereais.
-
Equipe: terá camiseta em cor diferenciada para facilitar sua identificação no grupo.
-
Roteiro:diariamente será feita a leitura do programa: na largada do grupo pela manhã, no almoço e no jantar. Orientações estarão ao encargo da direção e guias de turismo.
Não inclui no pacote:
-
- bilhetes aéreos ou rodoviários da origem do peregrino.
-
- bebidas como refrigerantes, vinhos e similares ou não citadas no pacote, extras, telefonemas.
Bebidas alcoólicas: Evite beber cervejas, vinhos, e assemelhados durante o almoço, para evitar o sono e cansaço ou problemas decorrentes do uso álcool.
Transporte das bagagens
- serão transportadas pelo carro de apoio ou transporte que acompanha o grupo no caminho.
- mala ideal é pequena (40cm x 65cm) ou (30cm x 55cm) ou somente 01 mochila com capacidade para 10 Kg acomoda a bagagem.
- sua bagagem deverá vir identificada com nome e telefone.
Que roupa trazer: iremos enviar lista de sugestão mais próximo do evento, lembrando antecipadamente que no verão as temperaturas costumam ser mais elevadas e exigem roupas leves.
Sinal de internet – a maioria dos locais tem acesso à internet no período da noite.
Bancos ou Caixas Eletrônicos – como trata-se de um feriadão os caixas eletrônicos podem não possuir dinheiro ( Banco do Brasil e Caixa Federal) – com acesso no domingo, segunda-feira e terça-feira nas cidades de São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Nova Palma e Ivorá.
Máquina de cartão – somente na Pousada Pinton (sexta-feira); Hotel Beira Rio e Restaurantes do Recanto do Maestro (sábado, terça-feira).
Não deixe de ver :
- Realizar uma caminhada noturna nos 520 m do Monte Grappa (todo iluminado), em Ivorá, que recebeu esta denominação por recordar o famoso monte de mesmo nome da Itália. No percurso, além das belezas naturais, há uma Via Sacra composta por 15 capitéis e culmina numa Capela em homenagem à Nossa Senhora Della Guardia;
– Percorrer o Caminho da Uva e das Águas envolvendo as comunidades de Val de Buia e Val Feltrina, em Silveira Martins, berço da Quarta Colônia. Oportuniza aos visitantes um contato com a natureza através das cascatas, balneários e belvederes que destacam a paisagem de morros e vales, além de visitar propriedades rurais caracterizadas pela tradição centenária de produção de uvas e onde é possível adquirir produtos coloniais como vinho, massas, cachaça, hortifrutigranjeiros, entre outros;
– Conversar com o Padre Sponchiado, responsável pelo Centro de Pesquisas Genealógicas de Nova Palma, com seu maravilhoso acervo de mais de 50 mil nomes de imigrantes italianos. O local é referência para pesquisadores de todo o país e do Exterior e representa um belo trabalho de resgate das origens, memória e cultura do povo da região Central do estado;
– Visitar a localidade de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, que preserva fauna e flora ricas e que, em conjunto com o casario do entorno da Igreja Corpus Christi, compõem um belíssimo e típico cenário rural das comunidades italianas no estado.
SITES FONTES DE INFORMAÇÕES:
DEPOIMENTOS SOBRE O CAMINHO
Você já percorreu este Caminho?
Deixe o seu depoimento sobre o Caminho: O que mais gostou? Quais as dificuldades enfrentadas ?
O que os Peregrinos tem de saber ? Você recomendaria ? Quais as suas dicas? Ajude os Peregrinos .
Confira tudo que o "Peregrino Sem Fronteiras" pode ajudar você
- Volta a Ilha de FlorianópolisFri, Aug 14Florianópolis, SC, BrasilAug 14, 2020, 4:00 PMFlorianópolis, SC, BrasilO trecho de 21 quilômetros entre Canasvieiras e Ingleses, em Florianópolis, agora também faz parte do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que é uma das principais de peregrinação cristã. Funciona assim: após fazer o caminho em Santa Catarina, com os devidos carimbos para comprovar.
- Circuito do Vale EuropeuSat, Aug 01Circuito Vale EuropeuAug 01, 2020, 7:00 PMCircuito Vale Europeu, Indaial, SC, BrasilO Caminho do Vale Europeu em Santa Catarina é um caminho de 200 km percorrendo os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, de muita natureza, paz, harmonia, com paisagens e cenários lembrando cidades da Europa.
- Caminho da LuzMon, Jul 20Tombos - Alto do CaparaóJul 20, 2020, 7:00 AM – Jul 27, 2020, 11:00 AMTombos - Alto do Caparaó, Tombos, MG, 36844-000, BrasilO Caminho da Luz, é uma rota de peregrinação de aproximadamente 200 km que pode ser percorrida a pé partindo de Tombos, passando por Catuné, Igrejinha, Água Santa, Jacutinga, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Quiçé, Pedra Menina, Galiléia, Boa Vista, Caparaó até o Alto do Caparaó,.
- Itararé (Reveillon/2020)Sat, Dec 28Itararé - SengesDec 28, 2019, 1:00 PM – Jan 01, 2020, 11:40 AMItararé - Senges, Itararé, SP, 18460-000, BrasilItararé é indicado para Peregrinos iniciantes que gostam de caminhar e tomar banho de cachoeiras, como a Trilha das Cachoeiras é de um percusso de 18 KM, onde passar por varias cachoeiras, a Cachoeira dos Veadinhos, Bugres, do Lajeadão e Poço Fundo, todas ótima para banho.
- Caminho do SantuárioThu, Nov 14Anchieta a MarobáNov 14, 2019, 7:00 PM – Nov 17, 2019, 12:00 PMAnchieta a Marobá, Anchieta, ES, 29230-000, BrasilO Caminho dos Santuários consiste na reconstituição e institucionalização da rota percorrida pelo Padre Anchieta, compreendida entre a antiga Vila de Rerigtiba, atual município de Anchieta, o Santuário Nacional de São José de Anchieta e o Santuário de Nossa Senhora das Neves em Presidente Kennedy.