top of page

Porque fazer o Caminho?

Atualizado: 7 de jan. de 2020

As pessoas que decidem fazer o Caminho de Santiago muitas vezes o fazem por variados motivos e razões: simplesmente caminhar, contato com a natureza, conhecimento da arte e da cultura. São meros “caminhantes”. Porém isto não é obstáculo para que também levem em seu interior desejos de silêncio, de reflexão interior, de buscar um sentido mais autêntico em sua vida.


E talvez, durante o Caminho podem terminar descobrindo o sentido cristão que o Caminho proporciona a quem o vem percorrendo. São muitos, talvez a maioria, os que iniciam o Caminho por motivos claramente religiosos. Estes são os autênticos “peregrinos”. Tratam de aproveitar estes dias para realizar uma experiência que é ajudar a refletir sobre sua fé e sua vida cristã para renovar-se espiritualmente.


A verdade é que o “Caminho” propicia o clima adequado que convida à interiorização, ao encontro consigo mesmo, com os demais e com os chamados de Deus, que convidam a descobrir que é possível, através da peregrinação, surgir as perguntas importantes que levamos ao nosso interior e encontrar o verdadeiro sentido da vida.


Tema I : Pegue o Caminho

Em nossa sociedade está muito em moda andar, viajar, percorrer caminhos, fazer trilhas....e se faz por muitos motivos: saúde, cultura...Todos manifestam as vantagens de todas estas atividades.

Porém há caminhos que tem um sentindo especial, sobre tudo, religioso. São os que se dirigem a santuários dedicados a Virgem ou a algum Santo. Mas podemos afirmar que nenhum tem a importância e a relevância universal tem o chamado “Caminho de Santiago”.


É um Caminho de grande tradição histórica que percorreram milhões de peregrinos de todas as culturas e religiões e que sempre esteve impregnado de um profundo sentido religioso. Um Caminho que tem como meta chegar à Compostela e visitar a Tumba do Apóstolo Santiago.


Você que decidiu percorrer o Caminho de Santiago. Deixou por uns dias tuas ocupações habituais, teu trabalho, tua família, tuas relações diárias. Tomando um caminho, em muitos aspectos, desconhecido. Talvez fez os seus preparativos, porém não sabes o que poderá encontrar: sol, chuva, frio, cansaço.... Peregrinar é sair, deixar um lugar para dirigir-se a outro.


É esse o espírito do peregrino. Sair da tua casa para dirigir-te a Compostela. E o faz convencido de que vale a pena e está disposto a tudo. Levanta o ânimo e se põe no caminho!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Orelha

bottom of page