top of page

Dicas úteis para sua Peregrinação

Atualizado: 7 de jan. de 2020



1 - Ao arrumar sua mochila pense bem e lembre-se de uma das leis da Física: todos os corpos possuem massa, logo tudo tem um peso relativo. A soma muitas coisas leves é algo que vai pesar ao longo dos dias. Procure ser prático. Não imagine que tudo de ruim vai acontecer com você. Leve apenas o imprescindível. Se precisar compre ao longo do Caminho.

2 – Não corra risco de uma hipoglicemia saindo pela manhã para caminhar sem se alimentar convenientemente. Coma pelo menos uma fruta, de preferência uma banana que é rica em potássio, tome um café com leite e coma o equivalente a um pão de 50 gramas.

3 – Não deixe para beber água somente quando tiver sede. A sede já é um dos sintomas da desidratação. Beba líquidos de hora em hora pelo menos 500 ml. Você pode não perceber mas seu corpo transpira e elimina água e sais minerais importantes para sua hidratação.

4 – Não se alimente abundantemente no horário do almoço se a sua pretensão é caminhar logo em seguida. Coma um sanduíche caprichado e uma fruta por volta das 12 horas e deixe para jantar com fartura.

5 – Sempre que for iniciar a sua caminhada ou quando parar para descanso, faça pelo menos de 3 a 5 minutos de alongamento. O seu pescoço, ombros, braços, quadris e pernas vão agradecer.

6 – Ao sair pela manhã se a temperatura estiver fria, saia agasalhado, faça o seu alongamento e aos poucos vá acostumando a sua temperatura interna com a externa. O choque térmico da temperatura ambiente (fria) com o seu corpo (quente) pode lhe ocasionar um estiramento muscular, uma contratura, ou um torcicolo daqueles que você não vai se esquecer nunca mais.

7 – Beber um vinho enquanto você caminha é ótimo, mas só o faça se você tem hábito de beber vinho, pois a bebida alcoólica desidrata, vai lhe causar mais sede, e pode provocar de quebra uma baita dor de barriga.

8 – Leve sempre na sua mochila uma barra de chocolate, um sanduíche e uma fruta, para fazer o seu lanche no Caminho, porque você pode passar por um pueblo e não encontrar nada funcionando. Não deixe também de ter um rolo de PH na mochila. Nem sempre tem nos bares ou até nos albergues, é voce só dará o valor exato ao PH quando voce precisar dele.

9 – Normalmente as fontes de água pelo Caminho são potáveis. Em caso de dúvida compre uma garrafa de água na tienda. Se você se preocupa mesmo com o fantasma da contaminação nem peça para colocar gelo no copo. Aliás nem peça o copo que pode estar mal lavado. Se não for bebida em lata, beba direto da garrafa sem encostar a boca no gargalo (que exagero !!!!). Não vale a pena correr o risco de ter uma infecção intestinal.

10 – Mesmo que você vai deixe ao acaso onde parar, antes de sair do albergue pela manhã procure saber a infra-estrutura existente nesta etapa, onde estão as tiendas, distâncias a percorrer na sua proposta de caminhada naquele dia, mesmo que você não a cumpra integralmente. Isso vai lhe dar confiança e segurança. 11- Procure também saber o que o albergue seguinte onde você pretende pernoitar lhe oferece, se tem cozinha ou não, se tem restaurante ou não na localidade, para não ter surpresas desagradáveis.

12 – Embora seja difícil encontrar, se surgir um cão com olhar de poucos amigos, procure não perder a calma ou manifestar medo(eu sei que é difícil…). Não faça gestos bruscos. Dizem que diante do medo nosso corpo libera endorfinas e adrenalina (sei lá….) que o animal percebe com o seu faro…e pode vir a atacar…..mas não abra mão da sua defesa…Use sem titubear e com energia o seu cajado….. Normalmente os cães que estão soltos são dóceis, e se você não resiste (como eu…) a fazer um afago, não coloque nunca a sua mão por cima da cabeça do animal pois ele pode se assustar (seus olhos funcionam como lentes que aumentam o tamanho de tudo). Assim aproxime a sua mão por baixo da boca do animal para que ele sinta primeiro o cheiro da sua mão, e ofereça um petisco que você previamente tirou da mochila (se ele gostar do cheiro da tua mão pode ser que ele te dê uma mordida por gostar do cheiro…em vez de optar pelo petisco).

13 – Não acredite nunca que para baixo todo santo ajuda. Sirva-se do cajado para travar o ímpeto da descida e para não maltratar os joelhos. Siga as recomendações dos fabricantes de automóveis e da sinalização das estradas: use a mesma marcha para subir e descer.

14 – Peregrino não é boiada (onde todos caminham juntos) e muito menos novela (prá você acompanhar) . Essa é uma regra geral. Cada um tem o seu Caminho e seu ritmo próprio. Logo siga seus passos e mantenha uma regularidade para caminhar.

15 – Você não está no Caminho de Santiago para ficar estressado. Converse com as pessoas dos pueblos, com os pássaros, com as árvores, com os rios, com as pedras, com as nuvens com o sol….não veja nisso um sintoma de loucura.

16 – Não deixe chover a cântaros para colocar a sua capa de chuva. É melhor parar ao perceber que o tempo fechou, colocar a capa com calma. Se não chover você para de novo e tira a capa. Você não vai perder mais de 5 minutos com essa atividade. Muito pior será fazer tudo correndo e rasgar a capa, sujar a mochila, e ter estiramento muscular correndo da chuva. Acredite, essa também é uma regra quase infalível. Se o tempo na Espanha fechar é porque vai chover mesmo.

17 – Ao parar de chover permaneça pelo menos uns 15 minutos com a capa para escorrer o mais possível a água da chuva da sua capa para guardá-la e não ficar com mau cheiro e molhar outros pertences….ao chegar no albergue coloque-a para secar.

18 – Preferencialmente caminhe pelos “andadores” que existem nas margens das rodovias(carreteras) mas se for inevitável caminhar pelo acostamento das estradas caminhe sempre pela contramão, pois assim você estará vendo o veículo que vem na sua direção.

19 – Não caminhe jamais olhando para o chão. Mantenha os seus olhos para o horizonte e sempre que possível pare e olhe um pouco para trás e veja o quão belo é o percurso que você já percorreu.

20 – Mantenha extremo cuidado ao transitar nos grandes centros urbanos. Você estava no meio de bosques, vales e belas paisagens que certamente o deixou enebriado e assim você pode ficar meio desligado dos perigos do trânsito urbano e não ter a atenção devida para atravessar uma rua ou um semáforo.

21 – Não pense que violência urbana só tem no Brasil. Na Espanha também tem. Então cuidado com sua pochete, seu cartão de crédito, sua mochila, ou sua bicicleta. Evite mostrar o total de dinheiro que você tem. Leve no bolso somente o necessário para uso naquele dia, o resto guarde bem guardado.

22 – Tire uma cópia da sua passagem aérea, do seu passaporte e até mesmo do seu cartão de crédito. E mande para seu e-mail. Você não está livre de perdê-los ou tê-los roubados, com a cópia fica mais fácil obter uma segunda via ou fazer uma reclamação.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page