top of page

Como se preparar Psicológica e Espiritualmente para o Caminho de Santiago de Compostela

Atualizado: 27 de fev. de 2020


Os estrangeiros vêem os brasileiros como incorrigíveis improvisadores, avessos ao planejamento, imagem que acabamos por reforçar, por exemplo, em nossos preparativos para a Copa do Mundo de Futebol. Porém, durante dois anos, orientado por uma amiga de Porto Alegre (RS), planejei trilhar o Caminho Francês até Santiago de Compostela. Não conhecia quase nada do assunto.


Trocamos, então, fata correspondência. Li artigos e livros de peregrinos; assisti a vídeos e documentários; pesquisei o mapa da Espanha e fotos do Caminho. Preparei-me também fisicamente, sempre tendo claro que o escopo principal era buscar, no silêncio do Caminho, um enriquecimento espiritual, um aprofundamento na Doutrina Cristã, um encontro pessoal com o Jesus de Tiago Maior.


Pensei meu Caminho como Retiro Espiritual; em, seguindo a Seta Amarela, onipresente na Via Láctea jacobeia, redescobrir uma nova face do sentido da vida; em dialogar com Deus, com as pessoas no Caminho e com minha alma. Assim, ainda na fase de preparação, permiti que Santiago e seu Caminho entrassem em minha vida.


E você, tem planos de percorrer esta Via Milenar? Não pestaneje. Vá. Antes, porém, treine para ouvir sua voz interior. Desconecte-se do som de seus IPads, Ipods, Iphones, TV, rádio, etc. e comece a conversar com Deus de Tiago.


Não consegue? Abra o Novo Testamento ou seu Salmo preferido e leia palavra por palavra, degustando-as, ruminando cada frase; medite e vivencie cada cena evangélica, interiormente, emoldurando-a numa tela colorida.


Não queira ir ao Caminho para se divertir, fazer turismo barato, quebrar recordes. Caso vá acompanhado, ao caminhar, que cada um siga o seu ritmo.


Ouse caminhar sozinho. Aprecie o horizonte, contemple a Mãe Natureza, converse com ela (ar, água, sol, sombra, árvores, pedras, solo, aves), ame-a profundamente.


Já mesmo hoje, morando em grandes cidades, observe o seu entorno, o agir das pessoas, suas fisionomias. Adivinhe seus mundos interiores (já é um treino). Escute o trânsito. Observe os jardins, a rica arquitetura. Nada se repete: tudo é vida ou gera vida, e neste universo vivo cada pessoa (per-sona = vibra por si) é irrepetível.


Treine ouvir o silêncio; ele mora no Caminho. Se você é religioso, agende alguns dias antes da viagem, uma conversa com seu líder espiritual para limpeza de alma. Se é católico, faça uma confissão geral e comungue.


Já no Caminho, em Roncesvalles, participe da Santa Missa noturna. É como um Ato de Entrega aos cuidados de Santa Maria do Caminho e seu Filho Espiritual, Tiago Maior. São os Anjos Protetores de toda viagem. Receba a benção do Altíssimo e vá repousar. Seu sonho começa a acontecer.


Já na trilha, abandone o orgulho e os vícios. Esconda o celular, descarte os itens de maquiagem. Empunhe o Cajado, vista a Mochila. Olhe o horizonte. Respire fundo e sorria. Você já é um Peregrino rumo a Compostela. Com você e em você o Caminho vive.


Pe. Getúlio Vieira é Padre e membro da Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACS-SP)



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Orelha

bottom of page