top of page

Um Caminho morto

Atualizado: 24 de ago. de 2020

Pense num Caminho, num Cajado, num Albergue, nas Igrejas e monumentos históricos.


Um Caminho pode estar pronto para os peregrinos, demarcados com as setas, com mourões, com informações de altitude e distâncias, tudo feito e preparados para os peregrinos realizarem a sua peregrinação rumo ao sagrado.


Mas se não houver no Caminho algum peregrino para percorrê-lo, para desfrutar das paisagens e ouvir o som dos passarinhos e se emocionar com ele, será apenas um caminho, um espaço vazio, inerte. Morto.


O cajado é um equipamento que ajuda o peregrino a caminhar, ao usa-lo e bater sincronizados no chão, é capaz de reproduzir com perfeição uma música para a concentração do peregrino. Existem muitos tipos de bastão, alguns leves, outros nem tanto, de madeira, de alumínio.


Mas sem um Peregrino usá-lo em uma peregrinação, não adianta toda a tecnologia e todo acabamentos mais sofisticado que ele tenha, será apenas um pedaço de madeira.


Os albergues do Caminho é o local de descanso dos peregrinos, com camas, beliches, travesseiros para o descanso, banheiros para se limparem, cozinhas para se alimentarem, uma sala de convivência para compartilhar as emoções do caminho tudo feito para acolher os peregrinos dos Caminhos.

Mas se não tiver os hospitaleiros e Peregrino será apenas um imóvel vazio, morto.


Assim como os monumentos, quadros e as igrejas históricas do caminho é a materialização da criatividade humana. Alguém sonhou com um imagem, com a igreja, com o monumento e foi capaz de traduzi-la para a madeira, pintura e alvenaria com toda a complexidade dos detalhes, transformados em uma verdadeira obra de arte.

Mas se não houver um peregrino para admirar e adorar durante a peregrinação, não servem para nada.


O cajado, o albergue, o monumento, a igreja estão lá. Perfeitos. Mas só tem utilidade se houver um peregrino para apreciá-lo. Sem os peregrinos no caminho, só restam objetos inertes. Mortos.


Agora pense na sua vida em tudo que está a sua volta e para que serve.


Bom Caminho para uma nova vida!


Abraços do Peregrino


Paulo Bertechini






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page