É você quem escolhe a data de ir para caminho?

Atualizado: Ago 21


Sim, era no que eu acreditava.


Quando eu estava me preparando para ir percorrer o Caminho de Santiago pela primeira vez eu tinha a certeza de eu estava escolhendo a melhor época, o dia, eu quem estava decidindo tudo.


Foram várias “coincidências” acontecendo no dia a dia que me fazia acreditar que eu estava escolhendo o dia da minha peregrinação.


Isto tudo eu conto no meu livro que deverá ser lançado em breve e vocês ficarão sabendo que o meu sonho de caminhar e subir o pico da bandeira, e acabei sem saber fui percorrer o Caminho da Luz, e quem me iluminou o meu caminho e me levou até Santiago de Compostela.


E só depois de finalizar o Caminho é que entendi que não é o Peregrino que escolhe a data de ir para o Caminho, mas sim o Caminho que escolhe você para estar lá, naquela data, naquela época, naquele ano.


Não adianta você querer antecipar o dia da sua viagem para chegar logo, o Caminho acontece ou não na sua vida quando você menos espera.


Por conta da COVID-19 muitas pessoas que tinham programado para ir para o Caminho, com passagens compradas, credencial na mão, tiveram que adiar o sonho para uma outra data.


Acredito que o Caminho estava precisando realmente de um tempo para se reorganizar e quando você for, certamente o Caminho estará lá perfeito e você sentirá que valeu a pena você adiar a sua peregrinação.


Enquanto eu estava a frente da ACACS-SP - Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela como Presidente, eu recebi muitos peregrinos que contaram as suas histórias.


Ouvi muitas histórias de um amigo que estava pronto para ir para o Caminho de Santiago, um mês antes de ir para o Caminho ele sofreu um acidente de carro e teve que adiar a sua viagem para a Espanha.


No Ano seguinte, ele tinha certeza que estaria no Caminho, um mês antes sofreu um infarto e teve que fazer uma cirurgia às pressas e mais uma vez adiou o seu sonho de ir para o Caminho.


Entre as idas e vindas, e enquanto se preparava para ir para o caminho o meu amigo conheceu uma mulher maravilhosa, solteira que estava também treinando para ir percorrer o Caminho.


As caminhadas de preparação para o Caminho fizeram que eles se aproximasse um do outro. Enfim, decidiram morar juntos, casaram e só depois é que decidiram irem juntos para o Caminho de Santiago e assim o sonho dos dois Peregrinos foram finalmente realizados.


Este ano duas amigas programaram para fazer o caminho juntas em setembro, por conta da pandemia tiveram que adiar, não sabem para quando e nem se vão juntas para o Caminho…


O Caminho é assim, a gente até tenta escolher a data às companhias, mas na Verdade só o Caminho determinará quando você estará pronto Viver o Caminho.


Um bom caminho para sua vida!


Paulo Bertechini


Caminhadas

Caminhos do Brasil

Caminhos Internacionais

Caminho de São Francisco

Caminho  de São Bento

Caminho da Via Francigena

Caminho de Shikoku

Caminho Machu Pichu

Caminho Salkantay

Caminho Torres del Paine

Caminho Patagônia Argentina

Caminho de Santiago

Caminho Francês desde:

San Jean Pied del Port

Ponferrada

Caminho da Costa Português

Caminho Central Português

Caminho Primitivo

Caminho de Madrid

Caminho de Via de la Plata

Caminho Inglês

Contato

Fale Conosco

Quem somos

Peregrinos

Associações

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

©2019 by Peregrino Sem Fronteiras. Proudly created with Wix.com

Rua Apiacas, 403  - Blue Point 5º Andar CEP 05017-020, Perdizes São Paulo/SP

Telefone / Whatsaap: 11 97103-0939  |  Embratur : nº  26.007088.96-2