top of page

Vamos la!

Caminhos da Estrada Real 

Caminhos da Estrada Real 

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

Caminho Velho
Também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty.


Caminho Novo
Criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio.


Caminho dos Diamantes
O caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina.


Caminho Sabarabuçu
Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular.

Sobre o Caminho

Dia a Dia / Etapas

É bom Saber

Detalhes importantes

Eventos

Âncora 1
Âncora 2
Caminhadas de Ano Novo no Extremo Sul Gaúcho
Caminhadas de Ano Novo no Extremo Sul Gaúcho
ANO NOVO COM CAMINHADAS E PASSEIOS NO EXTREMOS SUL GAÚCHO Um verão de muito acolhimento e liberdade numa região exuberante por Natureza! 27/12/2021 a 03/01/2022 - 08 dias com 07 pernoites.
Porto Alegre,
Porto Alegre, RS, Brasil
Sobre o Caminho

SOBRE O CAMINHO

O Caminho do Circuito do Vale Europeu indicado para aqueles que buscam se preparar para um caminho de peregrinação de longa distância como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.

É ótimo para treinar e carregar toda a sua bagagem durante o percurso, fará com que o Peregrino sinta o peso da mochila todos os dias e comece a praticar o desapego, verificando o que levou e carregou de peso desnecessário . 

Este roteiro é especial para os Peregrinos conhecerem um pouco da cultura Européia presente nas cidades que foram colonizadas pelos Alemães e Italianos da região do Vale Europeu. 

Sem sombra de dúvidas é assim que perceberás as localidades: verdadeiras obras de arte em que a natureza pródiga levará você a sentir-se bem próximo de paisagens europeias.

Etapas

DIA A DIA / ETAPAS 👣

Dia 01

Cidade de origem - Navegantes (SC) - Indaial (SC)

Apresentação no aeroporto de Navegantes  e traslado até a cidade de Indaial onde serão hospedados no primeiro dia do Caminho do Circuito do Vale Europeu.  Chegada no hotel e pernoite em Indaial no credencial do Caminho Hotel Fink - localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1191  (47) 3333-3703 contato@hotelfink.com.br 

Dia 02/ Etapa 1 : Caminhada de 24 km

Indaial a Timbó (SC) 

O primeiro dia de caminhada dá uma boa referência de como será todo o circuito, tanto em termos de beleza quanto de dificuldades. A saída do circuito é na cidade de Indaial que irá lhe conduzir por estradas de calçamento, passando pelo comércio da cidade, pontos turísticos, muitos bares, lanchonetes e até por algumas verdureiras. Após o café da manhã, caminhada de 24 km de Indaial até Timbó.  Pernoite em Timbó. Hotel Timbó Park . Endereço:  Rua Blumenau, 141 - Telefone:  (47) 3281-0700  e-mail: reservas@timbopark.com.br  . Site:  www.timbopark.com.br

Dia 03/ Etapa 2 - Caminhada de 25 Km

Timbó - Pomerode (SC)

Após o café da manhã dia promete muita aventura, pois a dificuldade é maior que no dia anterior. Nesse 2º dia, com saída de Timbó, você passará por diversos bares e lanchonetes, pontos turísticos e muitas lojas com produtos bem variados. Logo, o circuito estará na área rural onde a lida do homem do campo, a agricultura de subsistência e as paisagens rurais bucólicas com diversas casas centenárias em estilo enxaimel e jardins bem cuidados, será a tônica do dia até o término do percurso. Após os 25 km que fazem parte do circuito de hoje, cruzando a montanha em direção ao Morro Azul com subidas e descidas íngremes você chegará ao Centro de Pomerode, a cidade mais Alemã do Brasil. Bom descanso . Incluí: Pernoite com café da manhã.Pousada Casa Wachholz .  Rua Progresso, 2379 - Testo Alto 
 (47) 3387-3493  e-mail:  casawachholz@gmail.com  Site:  www.pousadacasawachholz.com.br/

Dia 04/ Etapa 3 - Caminhada de 17 Km

Pomerode - Rio dos Cedros 

Após café da manhã na pousada, caminharemos por 17 km. O caminho será bem diferente, ora com paralelepípedo, ora com asfalto, é a parte mais urbana de todo o percurso. Bares e lanchonetes, lojas, muitos pontos turísticos, muita gente falando alemão, aliás, o título de cidade mais alemã do Brasil sem dúvida cabe muito bem a essa cidade. Entre o municípios de Pomerode – Rio dos Cedros sugerimos excluir este trecho da caminhada devido a ser 17 km de asfalto seguindo pelo acostamento da rodovia.  Hotel e Restaurante Joana Bella .   Rua Duque de Caxias, 1260 
 Centro   (47) 3386-1285 / 98415-3341  E-mail: reservasjoanabella@yahoo.com .

Dia 05/ Etapa 4: Caminhada de 23,3 km

Rio dos Cedros - Benedito Novo

Neste percurso, você encontrará o homem na lida do campo, sendo constante a presença de muitos pássaros, borboletas e outros pequenos animais nas árvores, flores e riachos. O verde será uma companhia frequente durante todo o dia. A estrada de chão, 90% da caminhada, deixará você perplexo com tantas paisagens, fauna e flora. A Região de São Bernardo e Rio Cunha são, em sua totalidade, de colonização italiana; percebe-se o legado desses imigrantes por toda a parte, seja pelo dialeto italiano ou pelo modo de viver. Quando chegar a Benedito Novo verá o quão pródiga é a natureza. Caminhando 23,3 km. Benedito Novo é um ótimo destino para apreciadores do ecoturismo. O município abriga cachoeiras com até 100 m de altura e diversas trilhas. A preservação das heranças coloniais na arquitetura e nos jardins bem cuidados também são um ponto positivo para o turismo local. Não deixe de conferir a ponte pênsil localizada no centro da cidade. Hospedagem no O Peregrino, Os dormitórios compartilhados contam com charmosas camas antigas individuais (não beliche), e um dossel lateral em cada cama, dá a necessária privacidade.
Um quarto com seis camas e um quarto com 10 camas Envie um email para albergue@operegrinovaleeuropeu.com.br

Dia 06/ Etapa 5: Caminhada de 26,3 km

Benedito Novo - Doutor Pedrinho

O ar puro e as belas paisagens do percurso lhe deixará com os ânimos reabastecidos. Em estradas estreitas e de terra, cercadas de muita vegetação de mata nativa e renovável, é possível deparar-se com pequenas pontes, com a agricultura de subsistência, casas muito bem cuidadas e jardins floridos dos moradores do local. Os ribeirões estão por toda parte, compondo o cenário perfeito para fotografar, além de, ser um ótimo local para um piquenique. Dizer que neste trecho existem pontos turísticos seria covardia pois o trajeto todo acaba tornando-se um ponto turístico único.

Bella Pousada. Endereço:  Rua Capelão Beil, 477 - Ribeirão Lima  Tel.: (47) 3388-0354 Site www.bellapousada.com.br     E-mail: bellapousada@bellapousada.com.br  .

Dia 07/ Etapa 6: Caminhada de 31,5 km

Doutor Pedrinho - Zinco

Não estranhe! Hoje você voltará um pequeno trecho do percurso de ontem. Ao sair da Pousada, providencie lanche e água, pois o caminho deste dia terá poucas opções para alimentação. O sinuoso caminho em estradas secundárias, estreitas e de terra colocará você novamente em contato com frondosas árvores e com a mata nativa. Rios e riachos também serão companhias constantes até o final deste percurso. Pousada do Zinco - Endereço: Estrada Geral Ribeirão Liberdade . Telefone:  (47) 3385-0160 / 3391-3411 - E-mail: pousada@campodozinco.com.br .
Site: www.campodozinco.com.br/ .  Não vá para o Zinco sem fazer a reserva com antecedência.

Dia 08/ Etapa 7: Caminhada de 25,5 km

Zinco - Rodeio

A tradição e os costumes dos italianos são o que há de mais valioso e presente em Rodeio. As pequenas comunidades que você encontrará no percurso são de descendentes de italianos, pessoas receptivas e que gostam de uma boa conversa. Mirantes naturais deixaram você vislumbrar o vale, suas escarpas, montanhas e vegetação. Na Cidade dos Anjos pare e descanse um pouco, dedique alguns minutos para captar bons fluidos. Quando chegar à hospedagem e, se estiver ainda com vontade de caminhar um pouco, sugerimos que você vá ao centro da cidade de Rodeio para interagir um pouco com as pessoas da cidade ou, ainda, conhecer a Igreja Matriz e seu interior.

Pousada Cama Café Stolf  . Avenida Presidente Kennedy, 222 .Tel: (47) 3384-1498 . e-mail: marcelostolf@terra.com.br 
Site: www.hospedagemcamacafestolf.worldpress.com.br

Dia 09/ Etapa 8: Caminhada de 20 km

Rodeio (SC)  - Apiúna (SC)

Hoje o trajeto será pelo centro de Rodeio é cercado por muitos bares e lanchonetes interessantes para visitar. Quando sair do hotel, a poucos metros irá passar por uma vinícola. Visite, conheça. Rodeio é uma cidade de imigração italiana, portanto, não estranhe o sotaque dos moradores e suas conversas em italiano. Conheça a Igreja Matriz do centro da cidade e seu interior. Saindo de Rodeio siga em direção à Ascurra, outra cidade de imigração italiana, que também oferece muitas opções em bares e lanchonetes. Considerada a cidade mais simpática do Vale Europeu, Ascurra possui forte presença européia marcada por um povo acolhedor.  O trajeto em direção à cidade de Apiúna é de estrada de chão, com locais muito interessantes, onde o rio será companheiro por um longo percurso. 
Em Ascurra na  Nona Rosina Turismo e Hospedagem. Endereço :Avenida Brasília, 525 
Telefone: (47) 3306 1010 e-mail: reservasnonarosina@gmail.com 

Em Apiúna hospedagem no Hotel Lang. Endereço: Avenida Quintino Bocaiúva, 620 . Telef. (47) 3353-0023 : hotellange@gmail.com 

Dia 10/ Etapa 9 : Caminhada de 27,5 km

Apiúna - Indaial - Blumenau (SC)

No dia de hoje recomendamos pular o 8 km do primeiro trecho do primeiro dia,  pois será necessário andar por um bom trecho pelo acostamento do asfalto.  Ao fim deste trecho, inicia um caminho por estrada de chão passando por pequenos povoados cheios de paisagens, diversas opções de bares, lanchonetes, lugares para compras e atrativos turísticos naturais. O trajeto do Warnow, bairro de Indaial, é muito interessante, com sua arquitetura arrojada, belos e bem cuidados jardins. Paisagens com cenários bucólicos lhe seguirão até o ponto de saída do circuito. 

Sugestão de ao finalizar o caminho em Indaial, retirar as credenciais e seguir para conhecer Blumenau (SC) 

Dia 11 / Retorno

Blumenau / Navegantes / Cidade de Origem

Após o café da manhã iniciaremos o nosso retorno - Aproveitamos o dia para conhecer o Museu da Cerveja e almoçar em Blumenau, Blumenau é internacionalmente conhecida pela Oktoberfest. A maior festa alemã das Américas, que acontece em outubro desde 1984, que em 2014 atraiu 573.361 visitantes. Fundada em 1850, Blumenau faz reverência às suas origens em cada canto da cidade: nas casas, nos parques, nos monumentos. Os traços da cultura germânica podem ser apreciados nas edificações centenárias de arquitetura alpina e enxaimel, na arte, no artesanato, na rica gastronomia e em outras festas que movimentam a cidade. Após o almoço retornamos a Navegantes para o voo de retorno à São Paulo.

É BOM SABER

1. Onde fica o Caminho? 

O Caminho do Circuito do Vale Europeu ficar no Estado de Santa Catarina no Sul do Brasil.  Para chegar lá é preciso comprar passagens para Navegantes (SC) e seguir até Indaial a cidade inicial do Caminho.

2. Quantos Dias/Noites ?

Caminho de 11 dias e 10 noites Estão incluído os dois dias de deslocamentos, um dia na chegada até Indaial, o ponto inicial e um dia em Blumenau para a volta a sua cidade de origem.  Recomendamos evitar e marcar a sua volta para o mesmo dia do final do caminho para economizar um dia de hospedagem. Aproveite e vá conhecer Blumenau.

2. Quantas Etapas ?

São 9 dias de caminhadas, com trechos diárias de 18 a 31 km.  Geralmente o inicio da caminhada é entre 07h00 e 08h00 dependendo do horário do café da manhã fornecido nas pousadas.

3. Qual a melhor época de fazer?

A melhor época para percorrer o Caminho do Vale Europeu é no outono - inverno, ou primavera. 

Evite escolher na alta temporada da Oktoberfest em outubro quando as pousada estão lotadas.

4. Qual o nível de dificuldade?

Nível Difícil - O caminho será percorrido contornando a Ilha de Santa Catarina. Trata-se de um percurso considerado difícil devido o trajeto abranger muitas subidas, descidas, costões, trilhas, banhados, dunas, praias, estradas de terra e ruas asfaltadas ou calçadas.

6. Quanto Custa?

O valor varia dependendo das pousadas que ficarão hospedados o valor médio por pessoa é de aproximadamente R$300,00 por dia.

Neste valor não estão incluído as despesas pessoais e o transporte de deslocamento até o ponto inicial.

5. O que está incluído ?

Os pacotes geralmente estão incluídos 9 pernoites em pousadas e albergues ao longo do caminho;

As refeições são 7 jantares nos dias caminhada e um lanche de trilha. Em determinados locais não há recursos e nem estrutura para fornecer qualquer tipo de alimentação;

A travessia de barco;

Guia local;

Certificado do Caminho 

Transporte de mochila

7. O que levar?

Mochila (Não levar malas de rodinha)

Mochila pequena para levar na caminhada

3 ou 4 camisetas de manga curta ou longa;

3 pares de meia;

3 roupas de baixo;

2 calças bermudas;

1 bermuda;

1 Par de bota de caminhada;

1 chinelo ou papete de caminhada;

1 Toalha para banho;

1 Anorak corta vento;

1 Maiô / biquíni / sunga;

1 Blusa de frio fleace ;

Repelente;

Protetor solar ;

Boné e óculos de sol;

Máquina fotográfica;

Sacos plásticos (para lixo e roupas);

Medicamentos pessoais;

Materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens.

2. Quem leva?

A ACACSC - Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela organiza duas vezes ao ano o Caminho para Associados. 

A Agência Caminhos e Caminhadas realiza uma edição por ano.

9. Posso ir sozinho?

Sim, mas não é aconselhável, sempre melhor percorrer o caminho em grupo.

É bom saber
Detalhes imortantes

DETALHES IMPORTANTES

PERCURSO :  A caminhada será realizada em 8 (oito) dias. As etapas diárias serão de 20 a 31 km. O início da caminhada será entre 07:00h e 08:00h. O nível de dificuldade é considerado nível de dificuldade alto, portanto os participantes deverão estar preparados fisicamente e ter experiência em caminhadas de percurso longo e de vários dias consecutivos. A Operadora se reserva o direito de alterar o roteiro de acordo com as condições climáticas, buscando rotas seguras a fim de preservar a integridade física dos participantes.

PERNOITES: São 9 (nove) pernoites . Os caminhantes serão alojados em pousada, albergue ou hotel, em quartos coletivos, com direito ao café da manhã.

JANTARES: Será fornecido jantar na véspera do evento e nos 7 (sete) dias de caminhada, que serão servidos nos locais do pernoite ou nas proximidades.

ALMOÇOS: Não inclusos.

LANCHES: Será fornecido lanche de caminhada, visto que em determinados locais não há recursos e nem estrutura para fornecer qualquer tipo de alimentação.

BEBIDAS: Nenhuma bebida está incluída, inclusive nos jantares.

ENCERRAMENTO: Confraternização com almoço e entrega dos certificados.

​GUIA: Haverá no mínimo dois guias por grupo, que irão conduzir a caminhada. São voluntários que irão prestar serviço a Associação ACACSC.

RITMO: Por se tratar de atividade coletiva, todos deverão caminhar juntos. Não será permitido, mesmo que conheça o percurso do Caminho da Ilha, andar à frente do primeiro condutor. Quando as circunstâncias permitirem, o guia poderá liberar o grupo para caminhar à vontade na velocidade que lhes convier.

 

TRÂNSITO NAS VIAS URBANAS: As calçadas de Florianópolis são estreitas não oferecem condições de segurança para os pedestres, muitos veículos transitando em alta velocidade. Sempre que possível, os caminhantes deverão transitar no sentido oposto ao dos carros;

TRILHAS: Nas trilhas, caminhar sempre em fila, manter sempre a distância de 1.0 m entre os caminhantes. Evitar pisar nos troncos de madeira e ter cuidados com animais peçonhentos. É aconselhável o uso de repelente e vestir calça comprida e não short ou bermuda, evitando chinelos e calçados de solado liso;

 

COSTÕES: Evitar pisar nas pedras úmidas. Sempre que possível utilizar apoio de bastões ou a mão amiga dos companheiros;

 

PRAIAS E DUNAS: Procure evitar que areia entre dentro do calçado. Caso isso aconteça, retirar imediatamente ao sair do terreno arenoso;

 

PÉS: Medicar imediatamente ao sentir dor ou sintomas de ferimento ou surgimento de bolhas;

 

PROTETOR SOLAR: O uso do protetor deve ser constante e periodicamente deve-se repetir a sua aplicação;

 

HIDRATAÇÃO: Deve-se consumir água com frequência.

REPELENTES: Manter na mochila de caminhada. Aconselhamos o uso principalmente nas trilhas onde há muitos insetos.

VOCÊ TAMBÉM VAI CURTIR ESTES CAMINHOS

SITES INTERESSANTES

bottom of page