Vamos la!

Caminhos da Estrada Real 

Caminhos da Estrada Real 

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

Caminho Velho
Também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty.


Caminho Novo
Criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio.


Caminho dos Diamantes
O caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina.


Caminho Sabarabuçu
Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular.

Sobre o Caminho

Dia a Dia / Etapas

É bom Saber

Detalhes importantes

Eventos

 
 
Caminho da 4ª Colônia  (Carnaval 2021)
O total do circuito é de 115 km, os quais foram divididos em 4 caminhos temáticos que totalizam a pé um total de 80 Km: Caminho dos Imigrantes (16 Km); Caminho Vêneto/Treviso (24 Km); Caminho das Esculturas (18 Km) e Caminho das Águas (22 Km). Todo percurso feito a pé será por estradas de chão .
Caminho da 4ª Colônia,
Silveira Martins, RS, 97195-000, Brasil
 

SOBRE O CAMINHO

O Caminho do Circuito do Vale Europeu indicado para aqueles que buscam se preparar para um caminho de peregrinação de longa distância como o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.

É ótimo para treinar e carregar toda a sua bagagem durante o percurso, fará com que o Peregrino sinta o peso da mochila todos os dias e comece a praticar o desapego, verificando o que levou e carregou de peso desnecessário . 

Este roteiro é especial para os Peregrinos conhecerem um pouco da cultura Européia presente nas cidades que foram colonizadas pelos Alemães e Italianos da região do Vale Europeu. 

Sem sombra de dúvidas é assim que perceberás as localidades: verdadeiras obras de arte em que a natureza pródiga levará você a sentir-se bem próximo de paisagens europeias.

 

DIA A DIA / ETAPAS 👣

Dia 01

Cidade de origem - Navegantes (SC) - Indaial (SC)

Apresentação no aeroporto de Navegantes  e traslado até a cidade de Indaial onde serão hospedados no primeiro dia do Caminho do Circuito do Vale Europeu.  Chegada no hotel e pernoite em Indaial no credencial do Caminho Hotel Fink - localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1191  (47) 3333-3703 contato@hotelfink.com.br 

Dia 02/ Etapa 1 : Caminhada de 24 km

Indaial a Timbó (SC) 

O primeiro dia de caminhada dá uma boa referência de como será todo o circuito, tanto em termos de beleza quanto de dificuldades. A saída do circuito é na cidade de Indaial que irá lhe conduzir por estradas de calçamento, passando pelo comércio da cidade, pontos turísticos, muitos bares, lanchonetes e até por algumas verdureiras. Após o café da manhã, caminhada de 24 km de Indaial até Timbó.  Pernoite em Timbó. Hotel Timbó Park . Endereço:  Rua Blumenau, 141 - Telefone:  (47) 3281-0700  e-mail: reservas@timbopark.com.br  . Site:  www.timbopark.com.br

Dia 03/ Etapa 2 - Caminhada de 25 Km

Timbó - Pomerode (SC)

Após o café da manhã dia promete muita aventura, pois a dificuldade é maior que no dia anterior. Nesse 2º dia, com saída de Timbó, você passará por diversos bares e lanchonetes, pontos turísticos e muitas lojas com produtos bem variados. Logo, o circuito estará na área rural onde a lida do homem do campo, a agricultura de subsistência e as paisagens rurais bucólicas com diversas casas centenárias em estilo enxaimel e jardins bem cuidados, será a tônica do dia até o término do percurso. Após os 25 km que fazem parte do circuito de hoje, cruzando a montanha em direção ao Morro Azul com subidas e descidas íngremes você chegará ao Centro de Pomerode, a cidade mais Alemã do Brasil. Bom descanso . Incluí: Pernoite com café da manhã.Pousada Casa Wachholz .  Rua Progresso, 2379 - Testo Alto 
 (47) 3387-3493  e-mail:  casawachholz@gmail.com  Site:  www.pousadacasawachholz.com.br/

Dia 04/ Etapa 3 - Caminhada de 17 Km

Pomerode - Rio dos Cedros 

Após café da manhã na pousada, caminharemos por 17 km. O caminho será bem diferente, ora com paralelepípedo, ora com asfalto, é a parte mais urbana de todo o percurso. Bares e lanchonetes, lojas, muitos pontos turísticos, muita gente falando alemão, aliás, o título de cidade mais alemã do Brasil sem dúvida cabe muito bem a essa cidade. Entre o municípios de Pomerode – Rio dos Cedros sugerimos excluir este trecho da caminhada devido a ser 17 km de asfalto seguindo pelo acostamento da rodovia.  Hotel e Restaurante Joana Bella .   Rua Duque de Caxias, 1260 
 Centro   (47) 3386-1285 / 98415-3341  E-mail: reservasjoanabella@yahoo.com .

Dia 05/ Etapa 4: Caminhada de 23,3 km

Rio dos Cedros - Benedito Novo

Neste percurso, você encontrará o homem na lida do campo, sendo constante a presença de muitos pássaros, borboletas e outros pequenos animais nas árvores, flores e riachos. O verde será uma companhia frequente durante todo o dia. A estrada de chão, 90% da caminhada, deixará você perplexo com tantas paisagens, fauna e flora. A Região de São Bernardo e Rio Cunha são, em sua totalidade, de colonização italiana; percebe-se o legado desses imigrantes por toda a parte, seja pelo dialeto italiano ou pelo modo de viver. Quando chegar a Benedito Novo verá o quão pródiga é a natureza. Caminhando 23,3 km. Benedito Novo é um ótimo destino para apreciadores do ecoturismo. O município abriga cachoeiras com até 100 m de altura e diversas trilhas. A preservação das heranças coloniais na arquitetura e nos jardins bem cuidados também são um ponto positivo para o turismo local. Não deixe de conferir a ponte pênsil localizada no centro da cidade. Hospedagem no O Peregrino, Os dormitórios compartilhados contam com charmosas camas antigas individuais (não beliche), e um dossel lateral em cada cama, dá a necessária privacidade.
Um quarto com seis camas e um quarto com 10 camas Envie um email para albergue@operegrinovaleeuropeu.com.br

Dia 06/ Etapa 5: Caminhada de 26,3 km

Benedito Novo - Doutor Pedrinho

O ar puro e as belas paisagens do percurso lhe deixará com os ânimos reabastecidos. Em estradas estreitas e de terra, cercadas de muita vegetação de mata nativa e renovável, é possível deparar-se com pequenas pontes, com a agricultura de subsistência, casas muito bem cuidadas e jardins floridos dos moradores do local. Os ribeirões estão por toda parte, compondo o cenário perfeito para fotografar, além de, ser um ótimo local para um piquenique. Dizer que neste trecho existem pontos turísticos seria covardia pois o trajeto todo acaba tornando-se um ponto turístico único.

Bella Pousada. Endereço:  Rua Capelão Beil, 477 - Ribeirão Lima  Tel.: (47) 3388-0354 Site www.bellapousada.com.br     E-mail: bellapousada@bellapousada.com.br  .

Dia 07/ Etapa 6: Caminhada de 31,5 km

Doutor Pedrinho - Zinco

Não estranhe! Hoje você voltará um pequeno trecho do percurso de ontem. Ao sair da Pousada, providencie lanche e água, pois o caminho deste dia terá poucas opções para alimentação. O sinuoso caminho em estradas secundárias, estreitas e de terra colocará você novamente em contato com frondosas árvores e com a mata nativa. Rios e riachos também serão companhias constantes até o final deste percurso. Pousada do Zinco - Endereço: Estrada Geral Ribeirão Liberdade . Telefone:  (47) 3385-0160 / 3391-3411 - E-mail: pousada@campodozinco.com.br .
Site: www.campodozinco.com.br/ .  Não vá para o Zinco sem fazer a reserva com antecedência.

Dia 08/ Etapa 7: Caminhada de 25,5 km

Zinco - Rodeio

A tradição e os costumes dos italianos são o que há de mais valioso e presente em Rodeio. As pequenas comunidades que você encontrará no percurso são de descendentes de italianos, pessoas receptivas e que gostam de uma boa conversa. Mirantes naturais deixaram você vislumbrar o vale, suas escarpas, montanhas e vegetação. Na Cidade dos Anjos pare e descanse um pouco, dedique alguns minutos para captar bons fluidos. Quando chegar à hospedagem e, se estiver ainda com vontade de caminhar um pouco, sugerimos que você vá ao centro da cidade de Rodeio para interagir um pouco com as pessoas da cidade ou, ainda, conhecer a Igreja Matriz e seu interior.

Pousada Cama Café Stolf  . Avenida Presidente Kennedy, 222 .Tel: (47) 3384-1498 . e-mail: marcelostolf@terra.com.br 
Site: www.hospedagemcamacafestolf.worldpress.com.br

Dia 09/ Etapa 8: Caminhada de 20 km

Rodeio (SC)  - Apiúna (SC)

Hoje o trajeto será pelo centro de Rodeio é cercado por muitos bares e lanchonetes interessantes para visitar. Quando sair do hotel, a poucos metros irá passar por uma vinícola. Visite, conheça. Rodeio é uma cidade de imigração italiana, portanto, não estranhe o sotaque dos moradores e suas conversas em italiano. Conheça a Igreja Matriz do centro da cidade e seu interior. Saindo de Rodeio siga em direção à Ascurra, outra cidade de imigração italiana, que também oferece muitas opções em bares e lanchonetes. Considerada a cidade mais simpática do Vale Europeu, Ascurra possui forte presença européia marcada por um povo acolhedor.  O trajeto em direção à cidade de Apiúna é de estrada de chão, com locais muito interessantes, onde o rio será companheiro por um longo percurso. 
Em Ascurra na  Nona Rosina Turismo e Hospedagem. Endereço :Avenida Brasília, 525 
Telefone: (47) 3306 1010 e-mail: reservasnonarosina@gmail.com 

Em Apiúna hospedagem no Hotel Lang. Endereço: Avenida Quintino Bocaiúva, 620 . Telef. (47) 3353-0023 : hotellange@gmail.com 

Dia 10/ Etapa 9 : Caminhada de 27,5 km

Apiúna - Indaial - Blumenau (SC)

No dia de hoje recomendamos pular o 8 km do primeiro trecho do primeiro dia,  pois será necessário andar por um bom trecho pelo acostamento do asfalto.  Ao fim deste trecho, inicia um caminho por estrada de chão passando por pequenos povoados cheios de paisagens, diversas opções de bares, lanchonetes, lugares para compras e atrativos turísticos naturais. O trajeto do Warnow, bairro de Indaial, é muito interessante, com sua arquitetura arrojada, belos e bem cuidados jardins. Paisagens com cenários bucólicos lhe seguirão até o ponto de saída do circuito. 

Sugestão de ao finalizar o caminho em Indaial, retirar as credenciais e seguir para conhecer Blumenau (SC) 

Dia 11 / Retorno

Blumenau / Navegantes / Cidade de Origem