Vamos la!

Saiba Mais sobre os Passos de Anchieta

Os Passos de Anchieta

PONTOS TURÍSTICOS DO CAMINHO

Catedral Metropolitana - localizada na Cidade Alta,  possui uma arquitetura mista de estilo gótico, inspirada na Catedral de Colônia, da Alemanha e bizantino. Destacam-se os seus vitrais valiosos e uma capela subterrânea onde se encontram sepultados os bispos da diocese do Espírito Santo.

Palácio Domingos Martins - Sede da Assembléia Legislativa do Espírito Santo de 1912 a 2.000. No local existia a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, fundada em 1606. A edificação foi remodelada e reinaugurada em 1912 com o nome do capixaba que se tornou herói na revolução pernambucana de 1813, servindo de sede do Poder Legislativo desde então.

Palácio Anchieta - Sede do Governo Estadual, é uma antiga construção de metade do século XVI que abrigava uma escola de jesuítas e onde funcionou até 1760 o Colégio de São Tiago.

Escadaria Bárbara Lindemberg -  A escadaria Bárbara Lindemberg conduz do Palácio Anchieta à principal via da capital, a avenida Jerônimo Monteiro. Foi construída pelo francês Justin Norbert e exibe quatro estátuas de mármore das musas que representam cada estação do ano. 

Curva do Saldanha - A linha da orla de Vitória, na trilha de Anchieta, faz uma curva na altura de uma antiga fortificação militar, o Forte de São João, cujos vestígios são assinalados pelos seculares canhões que faziam a linha de fogo que barrava qualquer pretensão de invadir a então Vila de Vitória.

Prainha - Sítio histórico mais antigo do Espírito Santo, ali iniciou-se a colonização da terra no dia 23 de maio de 1535 quando o aventureiro português Vasco Fernandes Coutinho afundou a sua caravela de segunda mão, a Glória.

Gruta do Frei Pedro Palácios - Um vão natural formado sob uma grande pedra serviu de moradia ao frei franciscano Pedro Palácios que ali habitava em companhia de um cão e de um gato Inspirado por um sonho onde apareceu uma elevação com duas palmeiras indicando o local a ser erguida uma ermida, o religioso espanhol ao chegar à Prainha identificou logo no morro do Convento o local para erguer um templo à Nossa Senhora. 

Ladeira das Sete Voltas -  Seu traçado simboliza as sete alegrias de Nossa Senhora (a anunciação, a visita de Isabel, o nascimento de Jesus, o recebimento do Espírito Santo por Jesus, a apresentação de Jesus no Templo, a ressurreição de Jesus e a ascensão de Nossa Senhora como Rainha.

Convento da Penha - Símbolo maior do Espírito Santo e marco da religiosidade que batizou o Brasil está encravado no alto de um morro a 154 metros de altura. Primeiro, em 1570, foi erigida no local uma capela em homenagem a Nossa Senhora. Em 1644 surgiu a atual edificação. 

Matriz de N. S. do Rosário - Igreja mais antiga do Estado e a Segunda mais antiga do Brasil (a primeira é a lgreja Matriz de Salvador). Teve sua construção iniciada em 1535, como um pequena capela sendo complementada em 1551 quando adquiriu as características que se preservam até hoje. Localiza-se no Parque da Prainha.

Morro do Moreno - Elevação que domina a entrada da Baia de Vitória e de onde se colhe também uma das mais belas visões de entrada de baia do Brasil. 

Praia do Ribeira - Pequena e bucólica praia, ponto de atracação de barcos pesqueiros, fica entre o Morro do Moreno e o Farol de Santa Luzia, local onde residiu o primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo.

Praia da Costa - É a praia preferida do morador de Vila Velha e de muitos capixabas. De águas claras e rasas, cercadas de pedras no canto esquerdo, concentra o maior número de restaurantes, bares, boates e hotéis. É uma das mais bonitas do Estado e do País.

Praia de Itapoã - Aberta e inclinada, com ondas fortes e água clara é boa para pesca de arremesso.  À sua frente fica a Ilha Itatiaia, local de desova das andorinhas do mar de bico amarelo e bico vermelho no período de maio a setembro.

Praia de Itaparica - Praia de mar aberto, com ondas fortes e constantes e encavada chegando a profundidade de três metros da linha da orla. Como Itapoã, é uma continuidade da Praia da Costa e se distingue pela intensa movimentação diurna e noturna em torno dos seus quiosques.

Ponte da Madalena - Seu nome homenageia uma música famosa nacionalmente com a banda de congo da Barra do Jucu. A reserva de Jacarenema possui grande área de restinga da Mata Atlântica, sendo cortada pelo rio Jucu que deságua no mar onde provoca uma pororoca de pequenas proporções. 

Barra do Jucu - Antiga vila de pescadores, famosa pelo congo e pela praia que é um point de surfistas que se arriscam na praia agitada junto ao morro da Concha. 

Ponta da Fruta - Balneário que ainda guarda características de vila de pescadores e dotado de uma praia aberta, reta, de águas mansas, com faixa larga de areia amarelada e grossa.

Praias - À partir da Ponta da Fruta as praias se sucedem, passando por Ponta da Fruta, a das Dunas do Ulé, a Reserva Paulo Vinhas, Setiba Pina, Setiba, Santa Mônica, Perocão, Três Praias, Praia da Cerca, Praia do Morro, Praia de Muquiçaba e, já em Guarapari, Praia dos Jesuítas. Cenários que se alternam em praias de personalidades diferentes.

Poço dos Jesuítas - No começo da Praia dos Jesuítas, e3sse poço foi aberto pelo padre Anchieta em 1585 e guarda a concepção arquitetônica jesuítica para tal tipo de obra.

Morro da Igreja - Passada a Praia dos Jesuítas sobe-se o morro da Igreja onde se encontra a igreja construída em 1585 pelo padre Anchieta. Próxima dela encontra-se as ruínas da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, construída em l677 pelo donatário Francisco Gil Araújo.

Praia da Areia Preta - Deixando o Morro da Igreja, o andarilho passa pelas praias da Virtudes, das Castanheiras e chega à Praia das Areias Pretas, internacionalmente conhecida por suas areias monazíticas de alto teor de radioatividade que lhe confere poder medicinal e valeram a Guarapari o título de Cidade-Saúde.

Meaípe - Balneário a seis quilômetros do centro de Guarapari dotado de uma bela praia que o andarilho divisa após galgar uma elevação ao final da praia dos Padres, depois do conjunto de bela enseadinhas denominado Enseada Azul. Meaípe é a praia mais famosa e badalada do Sul capixaba devido aos seus agitos noturnos na temporada de verão, totalmente descaracterizada da antiga vila de pescadores que lhe deu origem.

Ubu - Pequena vila já no município de Anchieta guarnecida por um promontório (O pontal de Ubu) e celebrizada pelo acidente envolvendo o esquife do padre Anchieta. Conduzido em procissão por três mil índios desde Rerigtiba para o Colégio de São Tiago onde seria sepultado, o esquife tombou naquela orla fazendo os índios exclamarem Abá Ubú! Abá Ubú! ("o santo caiu, o santo caiu").

 

Parati - Virtualmente uma extensão da vila de Ubu, Parati conta também com um poço aberto pelo padre Anchieta. O missionário abriu cerca de meia dúzias de poços no trajeto até Vitória, alguns dos quais, segundo a lenda, dando com o seu cajado no chão.

 

Praia da Boca da Baleia - Nesse local, recuado da trilha dos andarilhos e na propriedade da família Carone encontra-se outro poço aberto pelo padre Anchieta, guardando ainda suas toscas características originais.

Igreja Nossa Senhora de Assunção - Construída em 1597 pelo padre Anchieta em seu último ano de vida com ajuda dos índios tupis usando pedras de recife unidas com argamassa de cal de mariscos e óleo de baleia, a edificação abriga a cela em que o primeiro andarilho brasileiro vivia. 

 

Sites Interessantes

Caminhadas

Caminhos do Brasil

Caminhos Internacionais

Caminho de São Francisco

Caminho  de São Bento

Caminho da Via Francigena

Caminho de Shikoku

Caminho Machu Pichu

Caminho Salkantay

Caminho Torres del Paine

Caminho Patagônia Argentina

Caminho de Santiago

Caminho Francês desde:

San Jean Pied del Port

Ponferrada

Caminho da Costa Português

Caminho Central Português

Caminho Primitivo

Caminho de Madrid

Caminho de Via de la Plata

Caminho Inglês

Contato

Fale Conosco

Quem somos

Peregrinos

Associações

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

©2019 by Peregrino Sem Fronteiras. Proudly created with Wix.com

Rua Apiacas, 403  - Blue Point 5º Andar CEP 05017-020, Perdizes São Paulo/SP

Telefone / Whatsaap: 11 97103-0939  |  Embratur : nº  26.007088.96-2