10 motivos para percorrer o Caminho de Santiago

Atualizado: Jan 7

O que motiva uma pessoa a percorrer 800 km do Caminho de Santiago de Compostela ?


1-) Religioso

No caminho o peregrino encontrará diversas Igrejas e poderá realizar o caminho como forma conseguir o perdão dos pecados. Ao percorrer o Caminho de Santiago como peregrino, a Igreja concede o perdão dos pecados e a indulgência plena pecados cometidos, nos anos santos, quando o dia de Santiago (25 de julho) é em um domingo.

Percorrer o Caminho como forma de penitencia, a fim de conseguir alcançar uma graça, a pessoa faz um pedido especial a São Tiago para que ao final da sua peregrinação os seus pedidos sejam atendidos e sejam merecedor de uma graça.

Oferecer a peregrinação do caminho de Santiago como forma de pagar uma promessa devido a uma graça alcançada, por um pedido feito a São Tiago.


2-) Espiritual

Realizar o caminho em busca de um sentido para a vida. Durante o caminho a pessoa faz uma meditação, reza conforme a sua crença, procura fazer o encontro da si consigo mesma, faz uma retrospectiva da sua vida buscando respostas e sentido para a vida.


3-) Turismo : História, Cultura e Ecoturismo

Este é um dos principais motivos que muitos aderem o caminho de Santiago como rota de peregrinação. O Caminho de Santiago passa por regiões da Espanha como Navarra, La Rioja, Castilla y Leon, Lugo por igrejas e monumentos históricos construídos no século IX.

A peregrinação à Santiago de Compostela iniciou por volta do ano 845, o que faz do caminho ter muitas histórias e as lendas em quase todas as localidades do Caminho de Santiago, e a curiosidade de conhece-las é um motivo para as pessoas se interessarem pela peregrinação na Espanha.

O caminho também passa por trilhas, por paisagens maravilhosas das montanhas, planícies e praias e faz com que o peregrino se encante com a vegetação, com as arvores, as flores e mesmo com as plantações em sua maioria de uva, trigo e girassol.


4-) Saúde e Segurança

A pessoa busca o caminho como forma de melhorar a saúde física e psicológica. Caminhar faz bem para a saúde da pessoa, melhora em todos os sentidos, pode emagrecer, engordar, reduzir e acabar com stress, com a depressão, problemas de circulação, dores de cabeça, entre outras doenças físicas e psicológicas.

Outro motivo é que caminhar na Espanha é muito seguro, o peregrino não tem que se preocupar com assaltos e violência no caminho de Santiago, porém sempre é bom tomar cuidado, assim para as mulheres é recomendável tomar o cuidado de não caminhar sozinha, ou mantendo sempre a vista um peregrino (a) que vai a frente ou atrás.

E o caminho é muito bem sinalizado, seguindo sempre as setas amarelas o peregrino dificilmente se sente perdido no caminho.

O peregrino não divide o mesmo espaço com veículos, se o caminho passar por rodovias, nos trechos mais perigo o peregrino caminha no sentido inverso dos veículos e sempre há uma proteção entre o caminho e a pista dos veículos.


5-) Gastronômico

O menu do Peregrino apesar de possuir o mesmo nome em todos os restaurantes do caminho, o prato é composto de uma entrada, um prato principal, uma sobremesa, pão a vontade e uma bebida (água, refrigerante, cerveja ou vinho).

O peregrino poderá saborear as variedades gastronômicas típicas de cada região da Espanha, o menu vai se alterando conforme a região de Navarra, La Rioja, Castilla y Leon e Galícia . Por exemplo: Caldo galego de entrada na Galícia, Cozido Maragato, Torta de Santiago entre outras comidas típicas.


6-) Aprender e praticar línguas estrangeiras

Praticar a língua espanhola também é um dos fatores que motivam as pessoas a percorrerem o caminho. Durante o Caminho o peregrino encontrará diversas situações em que poderá praticar a língua espanhola, no aeroporto, nos albergues, nos restaurantes, com os moradores, e não só o espanhol, mas também o alemão, o francês, e o italiano e o inglês. Que são as línguas mais faladas no caminho de Santiago devido a grande quantidade de peregrinos de todas as nações do mundo.


7-) Esportivo

A pratica da caminhada ou da bicicleta como esporte pode ser um dos motivos para se percorrer o caminho de Santiago, para os amantes de esporte em geral, o caminho pode servir também como um treinamento antes de enfrentar uma corrida de longa distancia, para a pratica da bike, para adquirir condicionamento físico e preparação para uma competição.


8-) Desafio

Percorrer 800km em 30 dias é um grande desafio, de superação, conseguir forças para enfrentar o medo, as adversidade do Caminho de Santiago, a emoção de conseguir é muito maior que o medo de não tentar fazer.


9-) Lazer e férias e Social (fazer amigos)

Nesta situação o que mais motiva a pessoa a percorrer o caminho é simplesmente a procura por diversão, passar as férias com momentos de muita diversão e lazer, conhecer pessoas do mundo inteiro.

A pessoa pode sair de férias e viajar sozinha sem a necessidade de encontrar um grupo de amigos, ou de uma agência de viagem que organize grupos para realizar a viagem. Por todo caminho o peregrino dificilmente se sentirá que está sozinho, fará muitos amigos com pessoas do mundo inteiro.

O Caminho de Santiago é sempre aconselhado que seja percorrido sozinho, não precisa de esperar uma companhia para viajar de férias.


10-) Viajar de forma econômica para a Europa

Com a valorização da moeda brasileira o real, realizar o Caminho de Santiago é uma forma econômica de conhecer e fazer turismo por regiões de Portugal, França, Itália e Espanha. Uma peregrinação a Santiago fica entre 30 euros e 50 euros por dia, ou seja, de R$75,00 a R$125,00 reais por dia de peregrinação, para comer, beber, banho e dormir em um albergue.


O custo maior de uma viajem de peregrinação no caminho de Santiago é o transporte (aéreo, trem, taxi ou ônibus) a até o inicio do caminho. O transporte é o próprios pés ou a bike, caminhando o peregrino economiza com deslocamento de uma cidade para outra.

Os albergues paroquiais e municipais e mesmo os privados são econômicos (em torno de 5 a 10 euros), com direito a banho e uma cama para dormir.


Alimentação: os albergues estão preparados para que o peregrino possa fazer a sua própria refeição, ou mesmo nos restaurantes o Menu do Peregrino é bastante acessível e um valor razoável que compensa a quantidade e a qualidade do prato (de 10 a 15 euros).


11-) Todos os motivos ou sem motivo específico

O que pode motivar uma pessoa a percorrer o Caminho de Santiago pode ser todos os 10 motivos acima citados, ou pode ser por outros motivos, ou que não seja nenhum dos motivos acima citados, ou que a pessoa não tenha motivos, o importante é que, com motivo ou sem motivo você percorra o Caminho de Santiago de Compostela e ao final do caminho você saberá exatamente do porque o fez.

Um bom Caminho!


#caminhodesantiago

#caminhodesantiagodecompostela

Caminhadas

Caminhos do Brasil

Caminhos Internacionais

Caminho de São Francisco

Caminho  de São Bento

Caminho da Via Francigena

Caminho de Shikoku

Caminho Machu Pichu

Caminho Salkantay

Caminho Torres del Paine

Caminho Patagônia Argentina

Caminho de Santiago

Caminho Francês desde:

San Jean Pied del Port

Ponferrada

Caminho da Costa Português

Caminho Central Português

Caminho Primitivo

Caminho de Madrid

Caminho de Via de la Plata

Caminho Inglês

Contato

Fale Conosco

Quem somos

Peregrinos

Associações

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

©2019 by Peregrino Sem Fronteiras. Proudly created with Wix.com

Rua Apiacas, 403  - Blue Point 5º Andar CEP 05017-020, Perdizes São Paulo/SP

Telefone / Whatsaap: 11 97103-0939  |  Embratur : nº  26.007088.96-2