top of page

É você quem escolhe a data de ir para caminho?


Sim, era o que eu realmente acreditava.


Quando eu estava me preparando para ir percorrer o Caminho de Santiago pela primeira vez eu tinha a certeza de eu estava escolhendo a melhor época, o dia, eu quem estava decidindo tudo.


Foram várias “coincidências” acontecendo no dia a dia que me fazia acreditar que eu estava escolhendo o dia da minha peregrinação.


Isto tudo eu conto no meu livro " Um Caminho de Emoções" vocês ficarão sabendo que ao tentar realizar o meu sonho de subir o pico da bandeira, acabei percorrendo o Caminho da Luz, e quem me iluminou e me levou a percorrer o Caminho de Santiago de Compostela.


E só depois de finalizar o Caminho é que entendi que não é o peregrino que escolhe a data de ir para o Caminho, mas sim o Caminho que escolhe você para estar lá, naquela data, naquela época, naquele ano.


Não adianta você querer antecipar o dia da sua viagem para chegar logo, o Caminho acontece ou não na sua vida quando você menos espera.


Por conta da COVID-19 muitas pessoas que tinham programado para ir para o Caminho, com passagens compradas, credencial na mão, tiveram que adiar o sonho para uma outra data.


Em 2020 duas amigas programaram para fazer o caminho juntas em setembro, por conta da pandemia tiveram que adiar, não sabem para quando e nem se vão juntas para o Caminho… E quando se organizarem e decidirem novamente, certamente o Caminho estará lá perfeito e sentirá que valeu a pena adiar a sua peregrinação.


Enquanto eu estava a frente da ACACS-SP - Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela como Presidente, eu recebi muitos peregrinos que contaram as suas histórias.


Um amigo da Associação estava pronto para ir para o Caminho de Santiago, um mês antes de ir para o Caminho ele sofreu um acidente de carro e teve que adiar a sua viagem para a Espanha.


No Ano seguinte, ele tinha certeza que estaria no Caminho, um mês antes sofreu um infarto e teve que fazer uma cirurgia às pressas e mais uma vez adiou o seu sonho de ir para o Caminho.


Entre as idas e vindas, e enquanto se preparava para ir para o caminho o meu amigo conheceu uma mulher maravilhosa que estava também treinando para ir percorrer o Caminho.


As caminhadas de preparação para o Caminho fizeram que eles se aproximasse um do outro. Enfim, decidiram morar juntos, casaram e só depois é que decidiram irem juntos para o Caminho de Santiago e assim o sonho dos dois Peregrinos foram finalmente realizados.


Quando você for para o Caminho de Santiago se prestar um pouco de atenção em tudo que acontece no momento, perceberá que encontrará peregrinos que sempre vem para nos trazer uma mensagem, um aprendizado que estamos precisando aprender e ouvir para melhorarmos como pessoa.


É o Caminho é assim, a gente até tenta escolher a data às companhias, mas na Verdade só o Caminho determinará tudo quando você estará pronto Viver o Caminho.


Como essas histórias tem muitas outras, conte a sua...


Paulo Bertechini



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page