Caminho de Inhá Chica

Inconfidentes (MG) - Baependi (MG)

CAMINHO DE INHÁ CHICA

 

É com muito esforço, dedicação e colaboração que "Os Amigos de Nhá Chica" estão criando esse Caminho 100% mineiro, com a finalidade de divulgar a história da Beata Nhá Chica e suas bençãos. Um caminho de muita simplicidade, humildade e acima de tudo, muita fé, agradecimento e esperança.

 

O Caminho de Nhá Chica tem como objetivos tornar a história da Beata Nhá Chica mais conhecida, contribuir com o turismo religioso no Sul de Minas, ser uma opção para os praticantes de caminhadas e ciclismo, além de alavancar a economia da região.

SOBRE O CAMINHO

 

Bem-vindos a esta aventura de fé.  O Caminho de Inhá Chica é indicado para Peregrinos iniciantes que buscam se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.

É uma rota de 250 km que liga as cidades de Inconfidentes a Baependi, no Sul de Minas Gerais. O trajeto percorre os seguintes municípios: Inconfidentes a Borda da Mata (20 km) / Borda da Mata a Congonhal (25 km) / Congonhal a Espírito Santo do Dourado (21 km) / Espírito Santo do Dourado a Silvianópolis (20 km) / Silvianópolis a Careaçu (20 km) / Careaçu a Heliodora (24 km) / Heliodora a Natércia (10 km) / Natércia a Conceição das Pedras (16 km) / Conceição das Pedras a Cristina (31 km) / Cristina a Carmo de Minas (18 km) /  Carmo de Minas a Soledade de Minas (16 km) / Soledade de Minas a Caxambu (19 km) / Caxambu a Baependi (8 km) / Baependi (Chegada).

DIA A DIA / ETAPAS 

👣

 

Dia 01 - Cidade de origem - Inconfidentes (MG)

Chegada a Inconfidentes : Saída do ponto de origem até Inconfidentes para hospedagem e preparação para o caminho no dia seguinte. A Pousada Águas Livres oferece ao Peregrino  conforto e hospitalidade, 

situado em meio  a belíssima área verde e fontes de água natural.  Pousada Águas Livres -  Bairro dos Romas . ligar (35) 99713-7340 ou  (35) 3464.155 (Neide) 

Dia 02 / Etapa 1 : Inconfidentes a Borda da Mata - 20 km

O ponto de partida do Caminho de Nhá Chica é a Capela Nhá Chica, localizada no bairro Romas, na zona rural de Inconfidentes. De lá os peregrinos partirão por 250 km até Baependi. 

O caminho até Borda da Mata segue o mesmo caminho da fé, com belas paisagens. Pousada San Diego R. Eduardo Amaral, 395.  Ligar (35) 99839-9474  - (35) 3445-2087​, Pousada bem localizados, a 150 m das Praças da Fonte, Coreto e da Basílica Nossa Senhora do Carmo, Com dependências simples e confortáveis com café da manhã incluso na hospedagem.

Dia 03 / Etapa 2 : Borda da Mata a Congonhal - 25 Km

São 25 km no segundo dia de caminhada entre Borda da Mata a Congonhal, 25 km.  Segundo Oswaldo Buzzo, é uma etapa praticamente toda plana em seu início. Depois de 9 quilômetros percorridos, há um

razoável desafio a ser superado: uma elevação que apresenta forte ingremidez em sua parte final. O restante do trajeto é em perene descenso, sempre em meio a idílicas paisagens. No global, tirante a superação da serra situada na metade da jornada, um itinerário belo, tranquilo e que apresentou baixíssimo tráfego de veículos automotores. Hotel Escalada . Praça Comendador Ferreira de Matos, 32 - Congonhal (Silvana).

Dia 04 / Etapa 3 : Congonhal a Espírito Santo do Dourado - 21 km

Nos 21 km do terceiro dia de caminhada entre Congonhal e Espírito Santo do Dourado, atravessaremos a Serra de São Domingos e passar aos pés de Nossa Senhora da Obediência. Sendo Oswaldo Buzzo :

"Uma etapa de média extensão, mas extremamente desafiadora, pelo forte ascenso a ser vencido entre o 2º e o 8º quilômetro do percurso. O têmpo pelo topo da serra foi fresco, agradável e proporcionou impressionantes vistas do entorno. A visitação ao Santuário de Nossa Senhora da Obediência foi outro memorável acontecimento, pois eu desconhecia a história das aparições no local. O intermeio sequente foi ermo e silencioso, culminando por uma forte e extensa declive. O trecho sequente foi percorrido sob fresca sombra em sua parte final, até acessarmos a zona urbana. No geral, uma jornada difícil, mas extremamente bela e plena de exuberantes paisagens. Em termos globais, um percurso desafiador e, na minha opinião, o segundo mais exigente do Caminho de Nhá Chica, em face das dificuldades vivenciadas no trajeto". Pernoite em Espírito Santo do Dourado na  Pousada do Adão .Telefone : (35) 99938-8641 (Adão).

Dia 05 / Etapa 4 : Espírito Santo do Dourado a Silvianópolis - 25,5 km

A rota proposta para o quarto dia de caminhada com a saída de Espírito Santo do Dourado e chegada a Silvianópolis. Caminhada de 20 km de serras; muitas e belas serras. Segundo Oswaldo Buzzo : 

"Uma jornada de pequena extensão, que apresenta duas serras a serem sobrelevadas, no entanto, de pequena monta. O descenso pelo lado oposto se revelou bastante técnico, pois o risco de uma queda sempre esteve presente. O trajeto sequente, todo plano, nos proporcionou transitar entre grandes fazendas e por locais umbrosos e frescos. Os derradeiros três quilômetros percorridos sobre piso asfáltico, nos levaram à bela Silvianópolis. No global, uma etapa relativamente fácil e, como as anteriores, dotada de paisagens deslumbrantes, bem como de locais desertos e silenciosos."  Pernoite em Silvianópolis no Hotel Luciana com café da manhã. Pernoite em  Silvianópolis no Hotel Luciana - Rua José De Sales Dutra 16 - Centro, Silvianópolis - MG, 37589-000. Telefone: (35) 99171-9867 (Luciana)

Dia 06 / Etapa 5 : Silvianópolis a Careaçu - 20 km

No quinto dia de caminhada para Nhá Chica foi marcado por longas planícies. De Silvianópolis a Careaçu fica claro a importância da pecuária para a região. Segundo Oswaldo Buzzo :

"Uma etapa de pequena extensão e, praticamente, toda plana, com trânsito em meio a inúmeras fazendas, onde a criação de gado leiteiro é a tônica. No entanto, visualizei também inúmeros cafezais e plantações de aveia no percurso. Trata-se de um trajeto de média intensidade, contudo, trilhado por estradas rurais". Nhá Chica abençoe o trabalho de pecuaristas e lavradores.  Hotel Requinte - Praça José Procópio Junqueira, 22, Careaçu - MG, 37556-000  Telefone: (35) 3452-1107 ou (35) 99874-6567 (Valdemir) ou na  Pousada Castelo - Rua Antônio Florêncio Nogueira, 237 - Centro, Careaçu - MG, 37556-000 Telefone: (35) 3452-1112 ou (35) 98871-3247. Pernoite em Careaçu com café da manhã.

Dia 07 / Etapa 6 : Careaçu a Heliodora - 24 km

Caminhada de 24 km de Careaçu a Heliodora um caminho de muita luz e paz, uma etapa de média extensão e, praticamente, toda plana. Segundo Oswaldo Buzzo :

"O trecho inicial que inauguramos, situado à direita da Pedra Preta, se mostrou maravilhoso, hidratado e extremamente silencioso e vazio, um bálsamo para os nossos sentidos.  No global, trata-se de um etapa que apresenta até o 16º quilômetro do percurso paisagens de exuberante beleza, orladas de muita sombra e ermosidade, o trajeto final, sobre piso de asfalto". Pernoite em Heliodora na Pousada Vilarejo localizada na Av. Tiradentes, 227, Heliodora - MG, 37484-000

Dia 08 / Etapa 7 : Heliodora a Conceição das Pedras (26 Km)

Um percurso de 26 km, saindo de Heliodora, Natércia e Conceição das Pedras. Uma experiência do que Minas Gerais pode oferecer aos peregrinos, uma paisagem que Deus nos presenteou neste trecho do 

caminho foi a Cachoeira entre Natércia e Conceição das Pedras. Gratidão ao Universo. Segundo Oswaldo Buzzo " Uma jornada que apresenta alguns entraves altimétricos importantes, sendo o primeiro deles e o mais íngreme, o cume da serra do Lobo, situado no 5º quilômetro. Há, pelo menos, 3 descensos técnicos, onde a atenção deve ser redobrada. Contudo, no geral, uma etapa belíssima, coroada pela passagem diante da fantástica Cachoeira." Se a opção for pernoitar em Natércia ficar no Restaurante e Pousada Juliano, Telefone: (35) 99983-7419 no restaurante e pousada do juliano você encontra dedicação e aconchego.  Se seguir até  Conceição das Pedras a opção de pernoite é na Pousada Por do Sol - Telefone (35) 9921-8216 ( Dona Fininha). Se tiver tempo acrescente um dia na caminhada para conhecer os dois lugares.

Dia 09 / Etapa 8 : Conceição das Pedras a Cristina - 31 km

Caminhada de 31 km de Conceição das Pedras a Cristina o que se experimenta é um caminho com muita serra, subidas que atingem 1.500 m de altitude, córregos e matas preservadas. Segundo Oswaldo Buzzo

"Uma jornada de grande extensão e extremamente desafiadora em termos altimétricos. Primeiramente, pelo ascenso e descenso do complexo da Pedra Branca, depois, relativamente aos dois aclives existentes após o trecho na rodovia MG-347". "Porém, um percurso de incríveis e inesquecíveis paisagens, uma das mais belas que já conheci em minha vida peregrina".
Pernoite em Cristina no Hotel e Pousada do Giovani localizada na R. Mal Deodoro da Fonseca, 160 - BNH, Cristina - MG, 37476-000 - Telefone: •(35) 99124-6563, ou se desejar outra pousada credenciada é a Pousada Casarão Dos Noronha Kauage ,  Praça do Chafariz, 5 - Centro, Cristina - MG, 37476-000 . Telefone: •(35) 3281-1205

Dia 10 / Etapa 9 : Cristina a Soledade de Minas - 34 km 

Um longo caminho de 34 km Cristina a Soledade de Minas, passando por Carmo de Minas, as antigas fazendas nos fazem vivenciar o tempo passado; rios, córregos e quedas d'água e as longas planícies são

um alento para quem já deixou para trás as imensas subidas das serras. Pernoite na Pousada Solar das Montanhas, um refugio de tranquilidade, paz para relaxar e renovar suas energias, oferecendo piscina ao ar livre, os apartamento possui varanda ensolarada e cozinha comum e lavanderia.  Pernoite em Carmo de Minas no  Hotel São Lucas  Av. Pref. Francisco Dias de Castro, 723, Carmo de Minas - MG, 37472-000 - Telefone: (35) 3334-1516 - ou (35) 99118-6870 (Darci).  Se seguir até  Soledade de Minas o pernoite será na  Pousada Solar das Montanhas - R. Alexandre Pinto, 26 - Centro, Soledade de Minas - MG, 37478-000

Dia 10 / Soledade de Minas - Baependi - 27 km

Trecho de caminhada de 27 Km de Soledade de Minas a Baependi, passando por Caxambu, o que se sente, na ultima etapa do caminho, é apelo à simplicidade. A chegada do Caminho de Nhá Chica

é o Santuário da Imaculada Conceição, construída por Nhá Chica no final do século XIX, em Baependi (MG).  Segundo Oswaldo Buzzo " Uma jornada de grande extensão mas, salvo breve ascenso no trecho inicial, praticamente, toda plana e bastante arborizada. Tirando o trecho urbano percorrido dentro das cidades de Caxambu e Baependi, o restante do trajeto foi todo em terra, um bálsamo para os nossos pés. O aporte ao Santuário de Nhá Chica foi emocionante e, como todo final de peregrinação, inesquecível" Chegando em Baependi temos as seguintes pousadas credenciadas:

Hotel Pousada São Miguel  R. Cônego Monte Raso, 308, Baependi - MG, 37443-000 . Telefone: (35) 3343-1012

​Pousada Inhá Chica  - Praça Visconde Jaguari, 42 - Centro, Baependi - MG, 37443-000
Telefone: (35) 3343-1372

​Hotel Cataguá  - hotel de 2 estrelas. Localizado na Av. Maj. José Isalino, 181, Baependi - MG, 37443-000

Telefone: (35) 3343-1334

Dia 10 / Baependi (MG) - Retorno a Cidade de Origem

Após o Café da manhã, às 9:00 cada Peregrino retorna a cidade de origem.

.

 

É BOM SABER

1. Onde fica o Caminho? 

O Caminho de Inhá Chica fica no Estado de Minas Gerais.  A cidade do ponto inicial é Inconfidentes (MG) O ponto de partida do Caminho de Nhá Chica é a Capela Nhá Chica, localizada no bairro Romas, na zona rural de Inconfidentes.

2. Quantos Dias/Noites ?

Caminho de 11 dias e 10 noites considerando a volta a cidade de origem no dia seguinte que finalizar o caminho em Baependi (MG)

3. Quantas Etapas ?

O melhor é dividir o caminho 3 etapas, etapas diárias de 20 a 25 km por dia.  Quem fizer em dois dias o caminho será de aproximadamente 35 km por dia .

4. Qual a melhor época de fazer?

A melhor opção é nas estações de outono, inverno ou primavera. Evite apenas o verão por causa das chuvas. 

5. Qual o nível de dificuldade?

Nível Médio. Trata-se de um percurso considerado difícil devido as distância se for percorrido em dois dias, o trajeto abranger muitas subidas, descidas, todo por estradas de terra . O trecho mais difícil é de Inconfidentes a Borda da Mata.

6. Quanto Custa?

O valor varia dependendo das pousadas que ficarão hospedados o valor médio por pessoa é de aproximadamente R$60,00/dia por pessoa com café da manhã. Credencial do Peregrino R$20,00

7. O que está incluído ?

  • Não identificamos nenhum pacote de nenhuma agência para este caminho

8. O que levar?

  • Mochila (Não levar malas de rodinha)

  • Mochila pequena para levar na caminhada

  • 3 ou 4 camisetas de manga curta ou longa;

  • 3 pares de meia;

  • 3 roupas de baixo;

  • 2 calças bermudas;

  • 1 bermuda;

  • 1 Par de bota ou tênis de caminhada;

  • 1 chinelo ou papete de caminhada;

  • 1 Toalha para banho;

  • 1 Anorak corta vento;

  • 1 Maiô / biquíni / sunga;

  • 1 Blusa de frio fleace para noite;

  • Repelente;

  • Protetor solar ;

  • Boné e óculos de sol;

  • Máquina fotográfica;

  • Sacos plásticos (para lixo e roupas);

  • Medicamentos pessoais;

  • Materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens.

8. Quem leva?

  1. ACACS-SP - Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - https://santiago.org.br/

  2. Caminhos e Caminhadas - https://www.caminhosecaminhadas.tur.br/

  3. Ana Wanke -  https://anawanke.com/

9. Posso ir sozinho?

Sim, porém não é aconselhável, o caminho tem setas indicativas por todo o caminho.

10. Credencial 

Sim, é necessário adquirir a credencial de peregrino para obter o certificado de conclusão do caminho de Inhá Chica. 

 

DETALHES IMPORTANTES

Inhá Chica nascida em São João del Rei (MG), em 1810, a Francisca de Paula de Jesus conhecida como Nhá Chica era filha da ex-escrava Izabel. Ainda menina, com a mãe, se mudou para Baependi, onde viveu toda sua vida. Na cidade, ficou conhecida como "mãe dos pobres" devido a virtude da caridade. Foi beatificada em 04 de maio de 2013.

Inhá Chica Ao falecer, em 14 de junho de 1895, com 87 anos, Nhá Chica foi velada na capela que construiu, onde foi sepultada quatro dias depois. As pessoas que compareceram ao velório sentiram um gostoso perfume de rosas que exalava de seu corpo.103 anos depois, dia 18 de junho de 1998, por causa do processo de beatificação, o corpo de Nhá Chica foi exumado.

 

A Irmã Célia que estava presente, contou: “À medida que os pedreiros retiravam a laje do túmulo, um perfume de rosas se espalhou pelo ambiente. Dom Diamantino, bispo de Campanha (MG) que estava presente, até brincou comigo: ‘hoje você está perfumada, hein irmã Célia’. Aí falei: ‘não estou usando perfume não, dom Diamantino. Esse cheiro está vindo do túmulo’!”


Era o mesmo perfume de rosas. Muita gente sentiu, começando pelos pedreiros que trabalhavam na exumação do seu corpo. O perfume foi sentido até pelos fiéis que aguardavam do lado de fora da igreja. Como na antiga canção: “Fica Sempre, um pouco de perfume, nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas.”

Fonte de informações: https://www.facebook.com/caminhodenhachica/

Caminho de Inhá Chica
Bem-vindos a esta aventura de fé. O Caminho de Inhá Chica é indicado para Peregrinos iniciantes que buscam se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias. É uma rota de 250 km que liga as cidades de Inconfidentes a Baependi, Sul de Minas.
Você pode fazer isso?

SITES FONTES DE INFORMAÇÕES:

DEPOIMENTOS SOBRE O CAMINHO

Você já percorreu este Caminho? 

Deixe o seu depoimento sobre o Caminho: O que mais gostou? Quais as dificuldades enfrentadas ?

O que os Peregrinos tem de saber ?  Você recomendaria ? Quais as suas dicas? Ajude os Peregrinos .

Confira tudo que o "Peregrino Sem Fronteiras" pode ajudar você

Caminho da Luz
Mon, Jul 20
Tombos - Alto do Caparaó
Jul 20, 7:00 AM – Jul 27, 11:00 AM
Tombos - Alto do Caparaó, Tombos, MG, 36844-000, Brasil
O Caminho da Luz, é uma rota de peregrinação de aproximadamente 200 km que pode ser percorrida a pé partindo de Tombos, passando por Catuné, Igrejinha, Água Santa, Jacutinga, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Quiçé, Pedra Menina, Galiléia, Boa Vista, Caparaó até o Alto do Caparaó,.
Caminho de São Bento
Mon, Jun 01
Norcia a Montecassino
Jun 01, 11:30 AM
Norcia a Montecassino, 06046 Nórcia, Perúgia, Itália
O Caminho de São Bento e atravessa o coração da Itália, incluindo as regiões do Lázio e Úmbria, passando por Norcia, cidade onde nasceu São Bento, Subiaco, onde ele viveu e Montecassino, onde passou os últimos anos da vida dele. Vamos lá!
Itararé (Reveillon/2020)
Sat, Dec 28
Itararé - Senges
Dec 28, 2019, 1:00 PM – Jan 01, 2020, 11:40 AM
Itararé - Senges, Itararé, SP, 18460-000, Brasil
Itararé é indicado para Peregrinos iniciantes que gostam de caminhar e tomar banho de cachoeiras, como a Trilha das Cachoeiras é de um percusso de 18 KM, onde passar por varias cachoeiras, a Cachoeira dos Veadinhos, Bugres, do Lajeadão e Poço Fundo, todas ótima para banho.
Caminho de Aparecida
Sat, Oct 12
Caminho de Aparecida
Oct 12, 2019, 2:00 PM – Oct 22, 2019, 6:00 PM
Caminho de Aparecida, Alfenas, MG, 37130-000, Brasil
O Caminho de Aparecida foi criado com a intenção de unificar os caminhos do sul de Minas que ligam até ao Santuário de Aparecida, eliminando o máximo possível trechos de asfalto devido ao risco do trânsito pesado, com pousadas, hotéis, restaurantes, bicicletárias borracharias e farmácias credenciada
Curso do Caminho de Santiago de Compostela
Mon, Sep 30
Santiago de Compostela
Sep 30, 2019, 9:00 AM – Oct 11, 2019, 2:00 PM
Santiago de Compostela, Praza do Obradoiro, 0, 15705 Santiago de Compostela, A Coruña, Espanha
Viva a experiência de percorrer o Caminho junto com um professor da USC, em 6 etapas, com uma média de 20 km / dia, nas quais você visitará vários lugares histórico-artísticos que servem de contexto para salas de aula itinerantes.

Caminhadas

Caminhos do Brasil

Caminhos Internacionais

Caminho de São Francisco

Caminho  de São Bento

Caminho da Via Francigena

Caminho de Shikoku

Caminho Machu Pichu

Caminho Salkantay

Caminho Torres del Paine

Caminho Patagônia Argentina

Caminho de Santiago

Caminho Francês desde:

San Jean Pied del Port

Ponferrada

Caminho da Costa Português

Caminho Central Português

Caminho Primitivo

Caminho de Madrid

Caminho de Via de la Plata

Caminho Inglês

Contato

Fale Conosco

Quem somos

Peregrinos

Associações

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

©2019 by Peregrino Sem Fronteiras. Proudly created with Wix.com

Rua Apiacas, 403  - Blue Point 5º Andar CEP 05017-020, Perdizes São Paulo/SP

Telefone / Whatsaap: 11 97103-0939  |  Embratur : nº  26.007088.96-2